Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Programação da Congregação - Julho de 2006

06/07 (Quinta-Feira), 20h, na igreja: Foi escolhido um nome para a Sala de Escola Bíblia, através de um concurso entre as crianças. O ganhador foi o Pedro Schmidt, com o nome “Crescendo Com Jesus”. Neste dia será feita a premiação do ganhador do concurso durante o culto. Agradecemos à participação de todos, tanto nas sugestões como na escolha deste nome.
12/07 (Quarta-Feira), 20h, na igreja: Os líderes do Programa de Evangelização e Mordomia Cristã se reúnem para a preparação dos encontros. Anime-se em ser líder deste trabalho. E todos estão convidados para integrar-se nos grupos de seu bairro.
13, 15 e 16/07 (Quinta-Feira - 20h, Sábado - 20h e Domingo - 8h30 e 10h30): As Servas são convidadas para trazerem suas ofertas das sacolinhas.
19/07 (Quarta-Feira): O presidente da IELB, Paulo Moisés Nerbas, realiza uma reunião com os pastores e com a diretoria da Comunidade São Paulo para diálogo e avaliação do trabalho.
28/07 (Sexta-Feira), 20h, no CESASPA: Neste dia, teremos outro encontro das Famílias. Depois da palestra, tem comes/bebes, esporte e bate-papo.
30/07 (Domingo), 9h, na Escola Municipal Machado de Assis: Neste dia, o ponto de pregação do Mundo Novo festeja 6 anos de atividades. Este trabalho é coordenado pelos leigos José Pereira e Paulo Pospichil.
Assembléias: Dia 06/08, após o culto, tem Assembléia da Jesus Redentor (Bairro), e dia 20/08, 10h, Assembléia da São Paulo (Centro). Neste dia não tem culto das 10h30 na São Paulo - Centro.
Instrução de Confirmandos: No dia 4 de Agosto começam as aulas da nova turma do 1ª Ano da Instrução de Confirmandos. A idade mínima é 11 anos, e a inscrição é feita na Secretaria. Esta nova turma será conduzida pelo pastor Ezequiel.
Palestra: No dia 3 de agosto, 5ª feira, 20h, acontece outra palestra do DEM. O palestrante será o psicólogo Renato Stadler. Ele é pastor em Araricá onde também tem um consultório de terapia familiar. O tema da palestra será sobre os “problemas e desafios da família diante da atual conjuntura moderna”.
Curso de LIBRAS: O pastor Gilberto Lange estará administrando um curso para os que querem aprender os sinais básicos da comunicação com os surdos. O curso é nas Quintas-Feiras, 20h, no CESASPA. Com início no dia 06/07, terá 4 meses de duração. Custa R$ 10,00 por mês e as inscrições podem ser feitas na hora e no local.
Escola Bíblica: A coordenação da Escola Bíblica solicita aos pais um número de telefone para contato com seus filhos (alguns já estão na lista). É para uma agenda para contado nos aniversários. Informações com Augusta na Secretaria ou Liciane Souza. A coordenação também pede para trazer os filhos para ensaio do programa Dia dos Pais sempre no culto das 10h30.
Mensageiro Luterano: Assine a revista Mensageiro Luterano e receba esta revista em seu endereço. É uma revista mensal e sua assinatura custa R$ 35,00 anual. Pegue na recepção o cupom. Também pode ser um ótimo presente.
Assistência Social: Os recursos estão escassos para manter o serviço social na congregação (especialmente para os ranchos). A caixinha de ofertas da Assistência está sempre presente nos cultos. Se você quiser saber mais sobre este trabalho, fale com a presidente Úrsula Neumann.
Instrução de Adultos: Em Agosto começam os encontros da nova turma de Instrução de Adultos. São para aqueles que querem entrar na igreja e fazer Profissão de Fé. As aulas são realizadas nas Terças à noite, 20h, mas dependendo da disponibilidade do grupo, o dia e horário podem ser alterados. Interessados podem falar com o pastor Marcos e se inscrever na Secretaria.
Mundo Novo: Os cultos no Residencial Mundo Novo são às 9h, nos Domingos.

6º Domingo Após Pentecostes - Pastor Wide

Cultos: 13 (Quinta-Feira, 20h), 15 (Sábado, 20h) e 16 (Domingo, 8h30 e 10h30) de Julho.
Tema: A nossa fé deve ser igual a fé das crianças.
Leituras (NTLH): Sl 121; Lm 3.22-33; 2Co 8.1-9; Mc 5.21-24, 35-43.
Músicas (Hinário Luterano): 191; 293; 391; 257; 259.
Resumo da Mensagem: Cristo, em suas recomendações, espera que seus seguidores sejam como crianças na fé. Elas são felizes, sinceras, confiantes, afeiçoadas e humildes. É necessário o crescimento pela alimentação correta e saudável. É desta forma que a fé cresce pelo alimento correto da Palavra de Deus (Mateus 18.2,3).

Artigo - Paranóia do Lixo

Aconteceu em São Paulo nesta última segunda-feira. Vizinhos de uma milionária idosa sentiram um cheiro insuportável de carniça e suspeitaram que a moradora estivesse morta. Chamaram a polícia que arrombou o portão do sobrado, e o espanto foi grande. Todos os cômodos da casa estavam abarrotados de lixo, do chão ao teto. Sacos de lixo com comida e outros produtos em decomposição, tudo infestado de ratos e baratas. Fazia 20 anos que a mulher, dona de 16 imóveis, colecionava 250 toneladas de lixo dentro da sua casa.
É evidente que esta senhora precisa de tratamento. Mas ela não está sozinha nesta loucura. Afinal, lixo é o que não falta dentro da nossa casa. É só uma questão de tempo, já que todos os objetos dentro dela se transformarão em lixo. Mesmo se for aquela TV Plasma. E é tanta coisa, que não conseguimos mais espaço onde enfiar tudo o que adquirimos, a vista ou a prestação. E se antigamente não eram tantas coisas e o pouco que se tinha durava mais, hoje é uma infinidade de objetos com breve tempo de validade. É a própria lei do mercado nas palavras de um especialista em propaganda, de que “num mundo como este, a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar”.
O pior é que estamos caindo direitinho na conversa dos que inventam as propagandas e das lojas com suas promoções. E para deixar as pessoas ainda mais adoidadas, têm estas igrejas da felicidade do lixo. Ontem mesmo escutei num programa de rádio que eles tinham suco de uva da Terra Santa. Este “elemento” deveria ser derramado nos umbrais da porta da casa para proteger contra olho gordo, mau olhado e de todo o tipo de maldição. E assim a família seria próspera, rica e feliz. É claro que este suco não deve ser tão barato. Que coisa absurda! Eu não entendo como tem gente que se deixa enganar por estes fraudadores da Bíblia. Mas dá para entender sim, é esta paranóia de encher a casa com lixo.
Naquele tempo quando não havia tanta coisa para comprar, Jesus já alertou: Não ajuntem coisas aqui na terra onde as traças e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu (Mateus 6.19,20). É claro que podemos ter e usar estas coisas, mas não precisamos coleciona-las como fez esta mulher pirada de São Paulo. A questão mesmo está no valor que damos. Pois onde estiver a nossa riqueza aí estará o nosso coração, explica Jesus. Por isto os entulhos, antes de estarem nos armários, podem estar dentro da pessoa. Para o apóstolo Paulo que jogou tudo fora como se fosse refugo a fim de poder ganhar a Cristo (Filipenses 3.8), o lixo era a própria religião baseada em tradições humanas.
Por isto sinaliza Jesus: Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem (Lucas 12.15). E conta então a história de um homem rico que reconstruiu seus depósitos para guardar as colheitas, e que disse para si: agora sou feliz, posso descansar, comer, beber e alegrar-me. Mas Deus lhe disse: Seu louco! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou? E daí Jesus concluiu: isso é o que acontece com aqueles que juntam coisas para si mesmos, mas não são ricos para Deus (Lucas 12.21).
Marcos Schmidt - Jornal NH - 13.07.2006