Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Semanal – Ano 6, nº 256 – 25 de Fevereiro a 3 de Março de 2010

Cultos – Segundo Domingo na Quaresma
Tema: Deus nos defende e abençoa.
Textos bíblicos: Sl 4; Jr 26.8-15; Fp 3.17-4.1; Lc 13.31-35.
Hinário Luterano: 146, 389, 497, 84, 274, 259.
Louvai ao Senhor: 65, 147, 140, 63, 189, 143, 131.
Mensagem: A questão da segurança é uma preocupação para amaioria das pessoas. Muitos são os problemas que colocam nossasegurança em risco. O Salmo 4 nos mostra que, quando estamos seguros em Deus, temos a defesa e a bênção que necessitamos. Com Cristo ao nosso lado, podemos orar tranquilos: “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó SENHOR, me fazes viver em segurança.” (pastor Ezequiel)
Aniversariantes – 25 de Fevereiro a 03 de Março de 2010
25-João Rocha; Artur Krause; Jonatas Leites; Lucca Borconi; Rosangela Korb; Vladimir Mittmann; 26-Mara Ries; Aline Araldi; Kassio Figur; Jackson Vorpagel; 27-Ramon Forell; Loni Reinheimer; Manuela Hoppen; Geórgia Rodrigues; 28-Cleber Muller; Osmar Furtado; Alvina Korndorfer; 29-Jose Jacobus; 01- Flavia Lachnit; Americo Debaldi; Claudia Heidrich; Gabriel Reinheimer; 02-Andre Teixeira; Lurdes Zardinelo; 03-Osmar Borba; Gustavo Rosa; Marcelo Borconi; Orlando Saraiva; Aurélio Junqueira; Milton Woecichoshi.
Lembretes
Pastor Figur – O pastor Arnildo Figur se despede, com pregação nos cultos desta próxima semana, e com culto de desinstalação da paróquia e instalação de conselheiro distrital. Será no dia 7 de março, 19h, com a presença do presidente da IELB, pastor Paulo Nerbas.
Chamado – O pastor Ezequiel comunica a decisão sobre o chamado para Balneário Camboriú, SC, no culto deste 28/02, 9h.
Falecimentos e Ação de Graças – No dia 20/02/2010 faleceu Helga Herta Weber, aos 83 anos. O culto em ação de graças será neste 28/02, 9h. E no dia 24/02/2010 faleceu Loiva Blum, aos 57 anos. O culto em ação de graças será neste 07/03, 9h.
Casamento – Neste 27/02, 20h, recebem a bênção matrimonial os noivos Marcelo Costa de Alencar e Clélia Regina Petters.
PEM – Devido a reunião extraordinária da Diretoria da Comunidade, o encontro dos líderes do PEM fica para o dia 10 de março, 20h.
Envelopes – Os envelopes de ofertas estão a disposição nos fundos da igreja, ou durante a semana na secretaria. Qualquer dúvida, na secretaria.
Calendário 2010 – Serão no começo de março. Aguardem...
Secretaria – De segunda a sexta, 8h às 18h, e sábados, 8h ao meio dia.
Próximas Leituras do 3º Domingo de Quaresma – Sl 85; Ez 33.7-20; 1Co 10.1-13; Lc 13.1-9.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Artigo - Sonho de ficar rico

Um matemático disse o seguinte sobre a Mega Sena: “Pegue uma moeda e escolha cara ou coroa. Depois, jogue-a para o alto 25 vezes. A chance de ela cair as 25 vezes do mesmo lado é semelhante à de acertar neste jogo de loteria”. Cálculos precisos afirmam que a probabilidade de alguém acertar a Mega Sena é de um em 50 milhões. É mais fácil, portanto, encontrar uma panela com moedas de ouro cavando buracos nos fundos de casa. Evidentemente que sempre tem o cara de sorte, aquele um que ganha, e que desta vez foi em Novo Hamburgo. Só que o “bolão deu bolo”, deu azar.
Não acredito em sorte nem em azar. E penso que este caso da aposta vencedora que não foi registrada pela lotérica, pode ajudar na reflexão sobre os efeitos da jogatina na vida de uma pessoa. Porque a frustração destes apostadores que viveram a riqueza por algumas horas – sentimento que deve estragar o humor deles por um bom tempo – serve de alerta para os milhões de apostadores que sonham, sonham e sonham, e nunca chegam lá. Alguém pode dizer que sonhar é preciso. Mas qual é o sentido da vida quando no final, tudo ficou apenas no sonho? Quando a realidade dos detalhes da vida, do dia a dia, foi desprezada e anulada? Pois este é o “azar” dos jogos de azar: eles matam as coisas boas do presente.
Seguidamente me perguntam: o que a igreja pensa sobre isto? Bem, depende da igreja, porque tem “casas de Deus” que são concorrentes com as casas lotéricas. Na verdade, dinheiro é assunto sério na Bíblia, pois foram trinta moedas de prata que levaram o Filho de Deus até à cruz. Por isto a recomendação: “Se temos comida e bebida, fiquemos contentes com isso. Porém, os que querem ficar ricos caem em pecado ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição” (1 Timóteo 6.8,9). Querer ficar rico não é nenhum pecado. O problema é o “como”, o “por que” e o “para que”.
E quando a propaganda do consumismo não nos permite ficar contentes com a comida e a bebida que temos, então não é nenhuma surpresa o crescimento da cobiça, dos roubos, da corrupção, da desonestidade – de tudo isto que vem acontecendo na sociedade, na política, nos negócios. E se a Bíblia diz que “sem dinheiro não se pode ter nem uma coisa nem outra”, por outro lado sugere: “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá o que quer. Isto também é ilusão” (Eclesiastes 10.19 e 5.10). Foi por isto que Jesus, ao falar das riquezas, recomendou: “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” (Mateus 6.33). Ao menos, esta é uma aposta que está registrada e que todos ganham pela fé (não pela fezinha). É o que promete o texto cristão: “Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?” (Romanos 8.32).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 25 de Fevereiro de 2010