Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O SEMANAL - 30/6 a 06/07

                O Semanal                                       3º Domingo após Pentecostes
Tema:  O lugar certo e eficaz para descansar!  
Leituras:   Sl 145.1014    Zc 9.9-12    Rm 7.14-25      Mt 11.25-30

Mensagem: Podemos aproveitar o embalo destes 17 jovens confirmandos, e dizer com eles: “Sim, nós também ESTAMOS dispostos e resolvidos, por livre e espontânea vontade, a permanecer fiéis nesta aliança que o Deus Triúno fez com nós por ocasião do batismo”. E nada mais oportuno o  Evangelho deste fim de semana: “Venham a mim todos os que estão cansados”. Jesus convida aqueles que têm pecado e vivem sob as conseqüências do pecado. É um convite para todos nós, em todos os dias. Mas, hoje, neste culto, o convite é especial.  (pastor Marcos)
Lembretes
CONFIRMAÇÃO – Nos cultos de 2 e 3 de julho 17 jovens fazem o voto da Confirmação.
NOVA TURMA – Em 5 de agosto inicia nova turma do 1º ano. Lembramos que aqueles que completam 12 anos entre agosto/2011 à julho/2012, estão aptos para ingressar. Inscrições na Secretaria.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Em agosto/2011, sábados de manhã, inicia nova turma de instrução para aqueles que desejam ser membro desta igreja. Inscrições na secretaria. São dez encontros com uma hora de duração.
SACOLINHAS O Departamento de Servas lembra que as ofertas das sacolinhas serão recolhidas nos cultos de 7, 9 e 10 de julho.
PEM – Os líderes de endereços dos grupos podem retirar os cadernos do PEM na secretaria para entregar aos seus respectivos destinatários.
CASAIS – Em 09/07 tem encontro de casais. O local será no restaurante Dom Pedro, NH. Preço por casal: R$ 40,00.
107 ANOS – No dia 17/07 será realizado em Pelotas o culto dos 107 anos da IELB. A nossa comunidade fará uma excursão. Informações na secretaria.
ESCOLA BÍBLICA – Crianças, nos dias 23, 24, 30, e 31 de julho, tragam a pastinha de trabalhos. Os trabalhos mostram sua participação nas aulas e valem um prêmio. 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Artigo - O milagre e os milagres

Jesus não convidou os doentes, aleijados, pobres e desprovidos de prosperidade material quando disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados de carregar as suas pesadas cargas” (Mateus 11.28). É só dar uma olhadinha no contexto bíblico para descobrir quem são os “cansados”. Jesus tinha curado pessoas de doenças físicas e, mesmo assim, continuavam espiritualmente enfermas (v.20). Então reclama e faz o convite para o maior milagre: arrependimento e perdão dos pecados.

Não encontro na pregação dos atuais milagreiros o convite para este descanso. Ao contrário, vejo mais cansaço. Inflacionam o peso da superstição em objetos “abençoados”, sobrecarregam de culpa, injetam medo da inveja e “olho grande”, acendem pavor do diabo e do mal, provocam fadiga nos dízimos e escravizam sob o jugo de regras religiosas. Tudo isto com a Bíblia em punho. Usam um versículo, jogam fora o restante do texto, e invertem o sentido divino com propósitos humanos.

Diz o evangelista Mateus que no Dia do Juízo Jesus terá mais pena de Sodoma do que Cafarnaum (11.24). Sodoma simboliza os pecados da imoralidade e depravação (1 Timóteo 1.10), e Cafarnaum é a cidade onde Jesus habitou e fez vários milagres. Foi neste lugar que desceram um paralítico pelo telhado (Lucas 5.17-26), e o Senhor lhe disse: “os seus pecados estão perdoados”. O povo queria mesmo uma cura física. Jesus então respondeu que é mais fácil fazer um paralítico andar do que perdoar pecados, e curou o homem. Disse isto por uma questão óbvia: o perdão custou o sofrimento dele na cruz, enquanto que milagres não custam nada para ele, são atos próprios do seu poder divino.

Sem dúvida, o que falta hoje é arrependimento dos pecados, tanto para Sodoma como para Cafarnaum. Mas o convite do Salvador permanece. Para um descanso único e específico: “Venham a mim e eu lhes darei”. E “venham todos”. Porque todos são pecadores e precisam de Jesus.

Marcos Schmidt
Jornal NH de 30 de junho, 2011