Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sermão do Dia dos Pais, 2012


17
Tema: O Verdadeiro Pão da família.
Texto: Jo 6.35-51
Dia dos pais, 12/08/12
Pastor Edgar Züge

Introdução.
A.     Pão “dormido”?
Uma mãe prepara o café da manhã pra sua família, o pai está ajudando, e, por falta de outra coisa melhor, coloca na mesa um pão velho, “dormido”.
Em outra família a cena se repete, só que com pãozinho novo, fresquinho, cheiroso,... dá até água na boca só de pensar.
As crianças estão se preparando para ir ao colégio. Em qual dos dois casos há mais chance de as crianças tomarem o café da manhã? Obviamente no segundo caso. O que dissemos até aqui é fictício, até porque devemos dar graças pelo pão velho também.
B.      O Pão da Vida, pão “dormido”?
Quando ouvimos Jesus Cristo dizer que ele é “o Pão da Vida” algo dentro de nós diz: “De novo? Já ouvi isto tantas vezes! Até parece ‘pão dormido’.” Na melhor das hipóteses, se o pregador for bom, queremos “pão requentado”. Mas o pior é que nossa razão humana prefere mesmo o “Cristo Fast Food”, comida rápida, gostosa, que está mais pra veneno que pra comida. É o “Cristo quebra-galho, Cristo oba-oba, Cristo milagreiro”.
Precisamos todos do melhor alimento. Neste dia dos pais vale a pena refletir que “pão espiritual” estamos colocando na mesa de nossas famílias.
C.      Pais bem intencionados.
Acredito que a maioria dos pais é realmente esforçada em dar o melhor para seus filhos. Trabalham de sol a sol, são dedicados a ponto de se sacrificarem totalmente. Mas nem sempre atinam em dar o verdadeiro pão a seus filhos, aquele que alimenta a alma, que garante ressurreição dos mortos e vida eterna. Ou porque eles mesmos não conhecem este pão, ou por fraqueza, deixam de compartilhá-lo com seus filhos. Por outro lado, filhos há que o receberam “de mão beijada” e, por incredulidade, o jogaram fora. Acredite você, estimado pai, acredite você estimado filho: o verdadeiro pão, que sacia a fome para sempre, é o Pão da Vida, que desceu do céu, Jesus Cristo!

I. Jesus Cristo, o Pão da Vida Eterna.
A. O texto: Jo 6.35-40.
O que Jesus Cristo está dizendo aos judeus é que ele não oferece apenas um pão miraculoso para alimentar o povo, como ele fizera antes. Agora ele aponta para si mesmo e diz: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.” (v. 35) Jesus Cristo está falando da sua verdadeira missão, dar a vida eterna às pessoas. Está falando de fé, crer nele. Diz que que só vem  a crer aquele que é trazido pelo Pai. Ninguém vem a crer em Jesus Cristo por conta própria. A razão humana é totalmente contra. A vontade do Pai é dar salvação do pecado, é perdoar e dar a vida eterna. Para isto enviou Jesus ao mundo. Os que creem em Cristo serão ressuscitados no último dia.


B. O filme 2012.
Na última segunda-feira assisti o programa Tela-Quente da Rede Globo que passou o filme 2012 (Por incrível que pareça, eu ainda não tinha assistido). É aquele filme que leva em conta que no dia 21 de dezembro o mundo como o conhecemos sofrerá uma grande transformação, uma espécie de juízo final. Por um erro de datas em alguns meses é dito a certa altura que as olimpíadas de Londres foram suspensas. Assim a ideia de juízo final fica ridicularizada. Neste filme há uma grande catástrofe, mas ainda não a transformação total prevista na Bíblia. É desta catástrofe que os crentes em Cristo serão libertados. Será o dia da felicidade eterna. Não vemos isto, não o provamos cientificamente, mas cremos. E quem crê tem a vida eterna.
E os que não creem?

II. Os incrédulos.
A.     Os Judeus (Jo 6.41-46)
Quando os judeus ouvem Jesus dizer que ele é o Pão que desceu do céu eles passar a resmungar contra ele. Sua razão humana não pode aceitar que ele é
Deus e homem. É uma ofensa à sua inteligência. Eles dizem que conhecem a família de Jesus. Logo, ele não pode ser Deus.
Jesus contrapõe que só pode crer nele aquele que é trazido pelo Pai. É ele que opera a fé. É o Pai que dá seu Filho a nós para providenciar perdão ao pagar por nossa culpa na cruz. É o Pai que dá a fé. Neste caso somos absolutamente passivos. Jesus reforça esta sua palavra com uma citação de Isaías: “E serão todos ensinados por Deus.” (Is 54.13) Deus não obriga ninguém a crer em Jesus. Ele convence através do ensino da Palavra. Ele usa nossas faculdades, olhos, ouvidos, sentidos, para chegar ao homem interior, ao coração. A fé não vem por iluminação direta no coração, mas por meio da Palavra de Jesus.
B.      Para nós.
Também nós não temos capacidade própria para crer. Vamos permitir que Deus, com seu Espírito Santo opere esta fé e a mantenha por uso diligente da Palavra e Sacramentos.

III. Pão vivo para comer.
A.     Jesus dá a vida eterna (Jo 6.47-51)
Jesus quer tanto a salvação dos seus ouvintes e interlocutores que uma vez mais reforça que ele é o Pão Vivo que desceu do céu. Só ele pode dar vida eterna.
Lembra-lhes do maná que seus antepassados comeram no deserto, sob a liderança de Moisés, mas morreram. Era alimento físico. Mas quem se alimenta nele, pela fé, não morrerá, mas viverá eternamente.
B.      A vida eterna já começou.
Jesus não está dizendo que teremos vida com Deus só depois da morte. Esta nova vida já começou. Já ressuscitamos espiritualmente pela fé, um dia ressuscitaremos fisicamente. Esta nova vida ao natural transparece no dia a dia.
Temos ainda a tendência para o mal, mas a nova tendência para o bem, o Cristo em nós, já é uma realidade.
Esta realidade se manifesta em abandonar alguns velhos costumes e crescer em novos costumes como ouvimos na epístola de hoje (Ef 4.17-5.2): “Não mentir, não ser raivoso, não roubar, não falar mal, não entristecer o Espírito Santo, não gritar, não insultar, ...mas dizer a verdade, falar só o que edifica, trabalhar honestamente, tratar sempre bem a todos ...”

Conclusão
A.     Deus cuida de nossas necessidades matériais (Sl 34.1-8; 1 Rs 19.1-8)
O Salmo 34 diz para provarmos e vermos como Deus é bom. E a leitura do Antigo Testamento diz como Deus tratou o deprimido profeta Elias ao sul de Berseba quando Jezabel queria matá-lo. Assim Deus cuida de todas nossas necessidades.
B.      Deus cuida de todas as nossas necessidades espirituais.
Uma vez mais afirmamos a todos vocês que Jesus Cristo é o Pão da Vida. Só ele pode matar a fome espiritual e saciar a sede espiritual dando vida eterna. Ele nos ressuscitará no último dia. Creiamos nele. Amém.

O SEMANAL, ANO 8, N° 384


O SEMANAL -  DE 09 A 16 DE AGOSTO DE 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
              Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_______________________________________________________

    11º Domingo após Pentecostes

Tema:                    O verdadeiro pão da família
Leituras:    Sl 34.1-8     1 Rs 19.1-8     Ef 4.17-5.2      Jo 6.35-51

Mensagem:  Acredito que a maioria dos pais é realmente esforçada em dar o melhor para seus filhos. Trabalham de sol a sol, como se dizia na roça, são dedicados a ponto de se sacrificarem totalmente. Mas nem sempre atinam em dar o verdadeiro pão a seus filhos, aquele que alimenta a alma, que garante ressurreição dos mortos e vida eterna. Ou porque eles mesmos não conhecem este pão, ou por fraqueza, deixam de compartilhá-lo com seus filhos. Por outro lado, filhos há que o receberam “de mão beijada” e, por incredulidade, o jogaram fora. Acredite você, estimado pai, acredite você estimado filho: o verdadeiro pão, que sacia a fome para sempre, é o Pão da Vida, que desceu do céu, Jesus Cristo. Creia nele você também!                                                                                                                           pastor Edgar

Programação na Semana

14/08 – Terça
13h30
18h30
17h45
19h30
Assistência Social
Aulas de flauta
Instrução de Adultos
Coral
15/08 – Quarta
14h30
Servas Guarani – casa de Lia Fischer
16/08 – Quinta
14h
19h30
20h
3ª Idade
Estudo Bíblico na Jesus Redentor
Culto “São Paulo”
17/08 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º anos
Instrução Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos 
18/08 - Sábado
9h
18h
20h
Instrução de Adultos
Culto “Jesus Redentor”
Culto “São Paulo”
19/08 - Domingo
9h
18h
Culto “São Paulo”
Jovens


Lembretes

BATISMO – RAFAELA POSPICHIL filha de Cristiano Rafael Pospichil e Andréia Amaral Pospichil. Nasceu em 16/06/2012, batizada em 12 de agosto de 2012. Padrinhos: Ana Paula Brizola Figur, Kássio Figur, Ana Caren Haubert, Ana Rafaela Pospichil Miller, William Miller, Roselene Amaral, Alexandre Kauer de Barros.
CULTO EM MEMÓRIA – JEFFERSON EVANDRO PETRY, falecido em 4 de agosto de 2012 aos 37 anos. Deixa enlutados: esposa, 2 enteadas, 2 irmãs, sobrinhas e demais familiares. Culto em memória no dia 11/08/2012.
CULTO EM MEMÓRIA ROGER DA ROSA, falecido em 8 de agosto, com a idade de 15 dias. Deixa enlutados: os pais, avós, bisavós e demais parentes. Culto em memória no dia 16/08/2012.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Inscrições na secretaria para nova turma de profissão de fé. São dez encontros de 1 hora com duas opções de horário. O início das aulas de sábado será no dia 18 de agosto, 9h, e de terça-feira, 14 de agosto, 17h45.
CULTO CANTATE – Em nossa congregação São Paulo, em 25 de agosto, 20h,  Culto Cantate com participação do Seminário Concórdia.
PRE-CONFIRMANDOS – Em 3 de agosto iniciou nova turma do Pré-Confirmandos, para os que completam 11 anos a partir de agosto de 2012.
CARTEIRINHAS – As ofertas dos leigos aos projetos nacionais, serão recolhidas nos cultos deste fim de semana.
 MENSAGEIRO LUTERANO – Pegue um exemplar e coloque 5 reais na caixinha! Se você tem assinatura, ofereça para um amigo.
INTERCESSÕES – No início do culto, informe aos recepcionistas o(s) nome(s) de pessoa(s) para incluir na oração e o motivo por agradecimento ou pedido.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Artigo - O Pai e os pais


O Pai e os pais

Deus é comparado com muitas coisas na Bíblia: patrão, dono de plantação, pastor de ovelhas, luz, sol, fogo, etc. São metáforas, símbolos. No entanto, apesar de ser comparado com um pai, Deus é Pai em pessoa. Deus não é mãe mesmo quando é igual a uma mãe. Assim, não existe o Deus Pai, Mãe, Filho e Espírito Santo. Isto é uma ideia do politicamente correto, mas teologicamente errada. Da mesma forma, Deus não é Pai porque somos pais. Nós somos pais porque Ele é Pai. É uma questão de ordem na igreja e na família.
Assim é preciso deixar Deus ser Pai. É preciso deixar o homem ser pai. O psicanalista francês Charles Melman numa edição da Veja avisou: “Pela primeira vez na história a instituição familiar está desaparecendo e as consequências são imprevisíveis”. Segundo Melman, a ausência paterna no lar é a principal causa deste declínio. Para o psicanalista brasileiro Rubens de Aguiar Maciel, o pai é uma figura fundamental no papel e na sua função que tem para a personalidade da criança: “O papel de pai é mais normativo, tem a ver com as obrigações morais que ele deve ter diante de sua família. A função é algo mais profundo, diz respeito ao mundo interno da criança, à sua personalidade, seu lado emocional". Por isto os dados do Censo do IBGE 2010 preocupam quando afirmam que a quantidade de núcleos familiares no Brasil que seguem o modelo tradicional, pai mãe e filhos, representa menos da metade. Os números do Censo Escolar de 2009 já diziam que 5 milhões de estudantes não têm paternidade reconhecida na certidão de nascimento.

Evidentemente que não basta ser um pai presente. Têm pais que estão juntos e matam os filhos. Por isto a ordem do Pai dos pais: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Efésios 6.4).



Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
9 de agosto de 2012

segunda-feira, 6 de agosto de 2012