Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


 4ª Feira de Cinzas – 1º Domingo na Quaresma

Tema: Da glória do mundo às cinzas e das cinzas do arrependimento à glória de Jesus!
Leituras: Sl 51.1-13 Jl 2.12-19 2 Co 5.20-6.2 Mt 6.1-6, 16-18

Mensagem:  Os textos bíblicos do culto lembram da impossibilidade de juntar a alegria das cinzas, passageiras e vã do mundo, com a alegria verdadeira e eterna,  e fazer uma coisa só num “desfile na mesma avenida”. Assim como é impossível, diz Jesus, servir a dois senhores, ao mundo e a Deus. Assim como não tem sentido viver uma vida de pecados e depois tentar resolver isto de forma “mágica” numa Quarta-feira de Cinzas através de rituais e cerimônias. O único jeito é seguir as palavras do Salmo: “O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me e ficarei mais branco que a neve”.                                                             pastor Marcos

Lembretes

EM MEMÓRIA – Pelo falecimento de CELITA POLTRONIERI, aos 78 anos, em 20/02/2012. Deixa enlutados: 2 filhos, 1 filha, 1 genro, 2 noras, 1 irmão, 1 irmã, cunhado e cunhada, 9 netos e 5 bisnetos. Pelo falecimento de FLÁVIO GILBERTO BÜNDCHEN, aos 51 anos, em 20/02/2012. Deixa enlutados: esposa Solange, filho Vitor, 1 irmão, 1 cunhada e demais parentes.
CASAMENTO – Neste 25 de fevereiro, 20h30, recebem a bênção matrimonial os noivos Diego Buss Fusinatto e Débora Camila Terres Luz.
PRÉ-CONFIRMANDOS – A partir deste ano, conforme aprovado em Assembléia, será implementado o ensino Pré-Confirmatório, pré-requisito para os dois anos da Instrução para a Confirmação. Neste 2012 será apenas meio ano, para os adolescentes que fazem 11 anos entre agosto de 2011 e julho de 2012, ou com idade superior e que ainda não ingressaram na instrução. Os encontros acontecerão no Lar da comunidade, fundos da igreja, a partir de 2 de março – sempre nas sextas-feiras, das 19h às 20h.
CONFIRMANDOS – A instrução para o 1º e 2º anos do ensino confirmatório inicia no dia 2 de março, 18h15, no Cesaspa.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Interessados em fazer profissão de fé para ser membro, falem com os pastores ou na secretaria. A partir de março de 2012 iniciam novas turmas. São dez encontros, cada um com 1 hora de duração.
CORAL – Inicia na terça-feira de 6 de março às 19h30min.
LÍDERES DO PEM – Os coordenadores dos pequenos grupos do PEM – que receberam convite para liderar os encontros dos estudos – tem a reunião semestral marcada para 7 de março, às 20h, na igreja.
PEM – A partir de março todos os membros da paróquia serão convidados para integrarem o seu grupo do PEM. São 43 grupos formados, alguns já realizando os encontros.
ENVELOPE – Todas as famílias da congregação estarão recebendo em seu endereço um envelope contendo: 1) caderno do PEM; 2) calendário 2012; 3) envelopes de oferta; 4) carta informativa. Aguarde...
ESCOLA BÍBLICA – A partir de março retorna a escolinha bíblica para as crianças durante os cultos de sábado e domingo.
MENSAGEIRO DE MARÇO – O Mensageiro Luterano de março está na entrada da igreja, no quadro mural. É só pegar um e colocar 5 reais na caixinha. 
Um abençoado período de Quaresma a todos...

Artigo - Momo e Jesus

“Vem pra ser feliz. Eu tô no ar, tô Globeleza. Eu tô que tô legal...”. Esta musiquinha com imagens de uma mulher nua sambando se ouviu bastante nos últimos dias. Mas será que o convite para ser feliz desse jeito faz a pessoa ficar legal? As contas no final da festa mais popular mostram que não – a maioria não está bem quando tudo volta à realidade. A prova está nos acidentes de trânsito, ressaca do álcool, brigas, violência, assassinatos, doenças sexuais, gravidez indesejada, crises no casamento e na família. A tela do plim-plim deveria ressarcir todos os que aceitaram o convite e tiveram prejuízo. Se bem que o rei Momo nunca escondeu os princípios do seu reino. Conforme a mitologia grega, ele foi expulso da terra dos deuses e se tornou príncipe dos loucos entre os humanos com uma missão: zombar. Em outras palavras, o Momo veio para fazer bulling
No meio desta loucura começou a Quaresma – festa sem brilho popular que lembra o Deus que desceu voluntariamente do céu e veio não para zombar dos humanos, mas para ser zombado e restaurar a legítima glória. Se o Momo é o rei dos loucos, diz a Bíblia que Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo, mas para os que estão sendo salvos, é poder de Deus. Na verdade, o Filho de Deus é o único espetáculo que merece estar na avenida. E os seguidores dele têm motivos de sobra para pular de alegria e aceitar o convite: Louvem o Senhor com pandeiros e danças (Salmo 150.4).
Mas antes da alegria vêm as cinzas e este tempo da Quaresma. No Carnaval é o contrário, primeiro a alegria depois a tristeza. “Cinzas” apontam para a brevidade das glórias terrenas, e simbolizam arrependimento e mudança de vida conforme a vontade de Deus. Assim, Quaresma é a oportunidade para trocar de rei – do Momo para Jesus, pois felizes são os que não se juntam com os que zombam do que é sagrado (Salmo 1).
Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
23 de fevereiro de 2012

O SEMANAL DE 16 À 22 DE FEVEREIRO


A Transfiguração do Senhor

Tema: O que pedirei ao Senhor?
Leituras: Sl 50.1-6 2 Rs 2.1-12 2 Co 3.12-13; 4.1-6 Mc 9.2-9

Mensagem: Se Jesus aparecesse visivelmente diante de você e lhe dissesse: “Faça um pedido.”, o que você pediria? A lista de opções seria grande, não é? Você pensaria em alguma coisa material, ou sobre algo que lhe perturba a mente, ou até algo estritamente espiritual como perdão de seus pecados. Todas opções são válidas. Porém o pedido de Eliseu ao profeta Elias antes deste ser levado ao céu é deveras interessante: “Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem.” (2 Rs 2.9). Isto lembra o que Jesus disse a seus discípulos depois de lhes ensinar a orar: “Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem.” (Lc 11.13). O que você pedirá?                                                          (pastor Edgar)

Lembretes

CASAMENTO – No próximo dia 25 de fevereiro, 20h30, recebem a bênção matrimonial os noivos Diego Buss Fusinatto e Débora Camila Terres Luz.
JOVENS – Os jovens da congregação iniciam as suas reuniões no domingo do dia 26 de fevereiro, às 18h, no Cesaspa. Todos os jovens são convidados.
INSTALAÇÃO – O pastor Celso Grams, que atuou em 2011 na Comunidade, convida para sua instalação na Comunidade Emanuel de Solidez, no dia 25/02, 20h.
LÍDERES DO PEM – Os coordenadores dos pequenos grupos do PEM – que receberam convite para liderar os encontros dos estudos – tem a reunião semestral marcada para 7 de março, às 20h, na igreja.
PEM – A partir de março todos os membros da paróquia serão convidados para integrarem o seu grupo do PEM. São 43 grupos formados, alguns já realizando os encontros. O livreto do PEM logo estará chegando aos endereços.
ENVELOPE – Todas as famílias da congregação estarão recebendo em seu endereço um envelope contendo: 1) caderno do PEM; 2) calendário 2012;   
3) envelopes de oferta; 4) carta informativa. Aguarde...
CULTOS – A partir de março voltam os três cultos da semana na São Paulo, e na Jesus Redentor o horário do culto aos sábados retorna para as 18h.
ESCOLA BÍBLICA – A partir de março retorna a escolinha bíblica para as crianças durante os cultos de sábado e domingo.
PRÉ-CONFIRMANDOS – A partir deste ano, conforme aprovado em Assembléia, será implementado o ensino Pré-Confirmatório, pré-requisito para os dois anos da Instrução para a Confirmação. Neste 2012 será apenas meio ano, para os adolescentes que fazem 11 anos entre agosto de 2011 e julho de 2012, ou com idade superior e que ainda não ingressaram na instrução. Os encontros acontecerão no Lar da comunidade, fundos da igreja, a partir de 2 de março – sempre nas sextas-feiras, das 19h às 20h.
CONFIRMANDOS – A instrução para o 1º e 2º anos dos ensino confirmatório inicia no dia 2 de março, 18h15, no Cesaspa.
PROFISSÃO DE FÉ – Interessados em fazer profissão de fé para ser membro, falem com os pastores ou na secretaria. A partir de março de 2012 iniciam novas turmas. São dez encontros, cada um com 1 hora de duração.
MENSAGEIRO LUTERANO – O Mensageiro Luterano de janeiro/fevereiro está na entrada da igreja, no quadro mural. É só pegar um e colocar 5 reais na caixinha.

Um abençoado período de Quarema a todos...