Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Semanal – Ano 5, nº 209 – 2 a 8 de abril de 2009

Cultos – Domingo de Ramos

Tema: Ela fez tudo o que pôde. E você?

Textos Bíblicos: Sl 118.19-29; Zc 9.9-12; Fp 2.5-11; Mc 14.1-15.
Hinário Luterano: 80, 82, 397, 391.

Mensagem: Maria fez tudo o que pôde. No entanto, mais importante do que isso é que Jesus fez e cumpriu tudo para nos salvar. Busquemos sempre o perdão, a orientação e o poder de Jesus na Palavra e Santa Ceia, para que Ele aja em nós e possamos fazer o melhor por ele. Ele sempre nos acompanha com seu amor, nos fortalece e nos guia com seu Espírito Santo para vivermos uma vida de frutos da fé, que mostram nossa gratidão por seu sacrifício salvador por nós na cruz. (pastor Figur)

Aniversariantes – 02 a 08 de Abril de 2009

02-Simone Petters; Valério Sander; 03-Laura Zitzke; Mara Affonso; Marli Muhlbaier; 04-Oscar Buss; Doroti Lasch; Mariza Voltz; Eliane Mattos; Marcos Peres; Dulce Santos; Daiane Bundchen; Pámela Nascimento; 05-Inês Ávila; Patrick Frank; Emidio Ludke; Israel Petersen; Gabriel Ferreira; 06-Driele Cherutti; Mauri Schimidt; Rodrigo Ferreira; Mariana Galhardi; 07-Helena Rosa; Roseli Kaiser; Clarice Muller; 08-Vladimir Rohr; Eloi Kohlrausch; O.Selivio Mauhs; Cintia Reinheimer.

Lembretes

DIRETORIA – Em Assembléia extraordinária da Comunidade São Paulo, 29/03, foram eleitos para presidente Arnoni Schnke, tesoureiro Enio Cardoso, secretária Simone Hartmann.

SECRETARIA – Com a saída do pastor Oscar Wide, que exercia a função de secretario executivo, foi contratada por meio turno, Zuleida Kruse, que trabalhará junto com a atual secretaria Augusta Albrecht.

HORÁRIO DA SECRETARIA – Segunda à Sexta-feira, 8h às 18hs, sem fechar ao meio-dia, e Sábado, 8h às 12h.

CESASPA – Desde março exerce a função de ecônoma, Milena Rieger – função que exercia o sr. Alceu Albrecht, falecido no ano passado.

PEDRA FUNDAMENTAL – No culto deste 4 de abril, 18h, a Redentora festeja o lançamento da Pedra Fundamental. Ao meio dia é servido um galeto para levar.

RETIRO DE CASAIS – Neste 05/04, no Centro Mariápolis em São Leopoldo, com a participação de 30 casais inscritos. Palestrante: psicóloga luterana Lea Weber sob o tema: “Os relacionamentos hoje”, com o grupo musical Vida@.Com.

ALVORADA PASCAL – Além dos cultos da Semana Santa (veja no calendário), haverá a Alvorada Pascal às 6 horas (momento devocional). Após será servido um café c/leite pelos jovens (os comes deverão ser trazidos de casa).

GALETO UJSP – Dia 26 de abril, para levar ou comer no local à partir das 11 horas, no CESASPA. Preço: R$ 9,00

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Necessita-se de voluntários e indicação de pessoas com necessidades de alimento, especialmente na comunidade.

NOVA TURMA – A partir de abril inicia nova turma para para a profissão de fé. Os dez encontros são realizados nas terças, 20h. Inscrições na Secretaria.

ANIVERSÁRIO DOS LEIGOS – Nos cultos do Aniversário dos Leigos (18 e 19 de abril), o pregador será o pastor emérito Roldolfo Kirchhein.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Artigo - Crianças desobedientes e violentas

A agressão da aluna contra a professora numa escola de Porto Alegre espanta, porque além de um problema generalizado, este tipo de coisa que é próprio de rapazes agora acontece entre as meninas. Até nisto elas têm conquistado espaço. Ontem ainda li sobre uma pesquisa da ONU, que 20% dos jovens brasileiros em idade escolar sofrem com o clima de agressividade no local onde estudam. E a maior atenção é no horário de recreio. Existe pânico entre os alunos nesta hora que deveria ser de diversão, tanto pelo medo da agressão física como pela psicológica.
Desobediência e violência sempre existiram. Faz parte da natureza humana de adultos e crianças. Mas, se viraram epidemia no meio escolar, logicamente elas têm ninho. O problema enfrentado na sala de aula vem do “quarto” – do quarto-mandamento: “Respeite o seu pai e a sua mãe, como eu, o seu Deus, estou ordenando, para que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você” (Deuteronômio 5.16). Deveríamos redirecionar o mandamento: “Pais, façam seus filhos respeitarem vocês para que vocês vivam mais tempo e tudo corra bem com vocês”. Pode parecer drástico, mas tem muito pai e mãe com medo do filho. Um terror agora no coração dos educadores profissionais.
Isto não é conversa de pastor. É tema de estado, coisa de ordem pública. O mandamento da obediência aos pais é base para a ordem civil. Derruba-se esta regra e por tabela caem as seguintes do Decálogo - igual às peças de dominó: o quinto (não matar), o sexto (não cometer adultério), o sétimo (não roubar), o oitavo (não difamar) e o nono e décimo (não cobiçar). Tudo começa (ou termina) neste princípio de ordem familiar. E pela importância vital deste mandamento bíblico, é o único que contem uma promessa: “para que você viva muito tempo e tudo corra bem para você”. Quem não obedece aos pais em casa, não obedecerá o professor na escola, a polícia, o patrão, o superior. E assim esta criança mal-criada está no caminho da desgraça, e se existir um bando delas, a desgraça está feita na sociedade.
“Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Efésios 6.4). Isto tem dois mil anos, mas é novo, atual. Tratar com irritação é fazer o que estamos fazendo. É deixá-los sem disciplina, sem direção, sem firmeza. “Eduque a criança no caminho que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele” (Provérbios 22.6), também diz a Bíblia. A educação moderna mudou isto: “Eduque a criança neste, naquele, ou em qualquer caminho, tanto faz, ela deve escolher o que é melhor para ela”. Já ouvi de gente cristã me dizer: Não batizo meu filho porque é ele que deve escolher a religião.
Estamos colhendo o que plantamos, mas ainda existe salvação. Creio que a plena solução e o exemplo sempre estarão naquele de quem foi escrito: “Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente” (Hebreus 5.8).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 2 de abril de 2009

Artigo - Bíblia com “B” minúsculo?

Estou curioso para ler o recente livro de Moacyr Scliar, Manual da Paixão Solitária, que fala da Bíblia no dia-a-dia das pessoas. Em entrevista, Scliar disse que “a cultura bíblica é decisiva na formação do Ocidente e por explorar as paixões humanas, toca as pessoas no seu cotidiano, e por isso que até hoje é um best seller” (clic RBS). No entanto, estou mais curioso do motivo que levou o redator da matéria escrever “bíblia” – com letra inicial minúscula. Está em qualquer manual de redação que os títulos de livros têm a letra inicial maiúscula. Ora, se o título do livro de Scliar está perfeitamente redigido, não entendo a razão de “Bíblia” aparecer 8 vezes no minúsculo no texto desta notícia eletrônica.
É difícil a gente não incorrer em erros, sobretudo ortográficos. Mas, têm horas que o “pré” ou o “pós” conceito faz a gente errar conscientemente. O que é uma grande tolice. Não é o caso de Scliar que disse: — “Eu não leio a Bíblia de maneira religiosa, eu leio a Bíblia de maneira literária”. Mesmo sem dar crédito divino, o escritor não esconde que a Bíblia está sempre na sua mesa e a consulta regularmente, coisa que muitos cristãos esquecem de fazer ou têm vergonha de dizer.
Outro escritor famoso que gosta de ler a Bíblia de maneira literária é Luis Fernando Verissimo. Percebe-se isto por sua inteireza nas histórias bíblicas e até em doutrinas – ele que seguidamente aborda temas cristãos. Foi o que aconteceu no seu ultimo artigo, Armagedon. Irônico e perspicaz como sempre (e insistindo que é um ateu não praticante), Verissimo faz uma interpretação coerente com aquilo que eu já escrevi aqui sobre a guerra de Israel. “Israel precisa ouvir os seus sensatos. Precisa, principalmente, saber quem são os seus amigos”, conclui, depois de criticar o fundamentalismo cristão e judaico que encara um Armagedon de carne e osso, isto é, uma batalha física e geográfica entre o Ocidente e o Oriente, entre o bem e o mal.
Por interpretações equivocadas e pela incoerência entre palavras e atitudes, isto pode explicar, em parte, a “bíblia” – no minúsculo. O crescente ateísmo, o descrédito com as instituições – sobretudo com as religiosas, a degradação familiar, a insuportável corrupção política e social, a proliferação da violência, enfim, todo este cenário caótico no “mundo cristão” diretamente nos acusa: - Onde está a Bíblia de vocês.
Assim, dá para entender que Bíblia no minúsculo nem é um erro de redação. Pode ser um problema de ação. “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática” (Tiago 1.22). O que não invalida o poder que ela tem, nem diminui as suas letras. E por um único fato: “Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus (...) A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade” (João 1.1,14).
No fim das contas, antes de reprovar o redator, preciso mesmo analisar se a minha vida começa com um “v” maiúsculo.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 26 de março de 2009