Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Cultos - 1º Domingo na Quaresma

Tema: As notícias que todos precisam ouvir.
Textos Bíblicos: Sl 130; Gn 2.7-9,15-17; 3.1-7; Rm 5.12-19; Mt 4.1-11.
Hinos (Hinário Luterano): 86, 76, 269, 274.
Resumo da Mensagem: As notícias que todos precisam ouvir: 1. A TRISTE: Que a morte passou a todos. Porque todos pecaram; não há justo sobre a terra que não peque; a desobediência trouxe a morte a todos. 2. A ALEGRE: Que pela morte de Cristo, vida é oferecida a todos. Porque por um só ato de justiça veio a graça a todos em Cristo. Para que todos pudessem ser declarados justos perante Deus; e recebessem por graça a vida. Como diz o poeta cristão e nós podemos cantar: “Por mim morreu Jesus, cravado numa CRUZ. No monte do Calvário, por mim morreu Jesus!” (pastor Figur)

Artigo: Miséria - Corrupção - Violência - Paz

“A História se repete”, diz o dito popular. É o que está acontecendo no Quênia neste momento de violência pós-eleitoral. A luta pelo poder, a lei do mais forte, a ganância... são alguns dos fatores que causaram e estão dando continuidade às manifestações violentas e às mortes no país.
Algo de novo de baixo do céu? NÃO! São Tiago já escreveu na sua carta (Tg 4.1-3): “De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres...”
Devido a esta situação de risco e instabilidade, muitos estrangeiros que ajudam o país tiveram que mudar seus planos. Turistas, que trazem muitas divisas a esse belo país, desistiram de fazer safáris nos fabulosos parques selvagens naturais e nas convidativas praias do Oceano Índico (uma das maiores fontes de renda do país é o turismo!). Profissionais de diversas áreas estão impedidos de realizarem suas atividades pelo risco de sair às ruas. Missionários de várias partes do mundo que desenvolvem atividades religiosas e sociais, ajudando o povo na sua miséria, na luta contra a AIDS, malária e outras doenças, e levam educação aos mais remotos pontos do país estão deixando o país ou estão confinados em suas casas.
Minha esposa e eu também tivemos que sair do Quênia temporariamente, recomendados pelo Serviço de Segurança e por nossos superiores da igreja.
O Cristianismo sempre sofreu revezes por conta das situações políticas e da luta pelo poder. Os cristãos de Jerusalém e de Roma nos tempos bíblicos tiveram que fugir e se refugiar em outros países, levando consigo a semente do Evangelho e Cristo em seu coração. Isto reverteu em bênção para a igreja, que, à força, foi espalhada por todo o mundo.
Como esta situação atual que estamos vivendo vai reverter em bênção? Não sabemos ainda. Por enquanto vemos famílias desabrigadas porque suas casas foram queimadas; vemos igrejas, escolas e centros médicos incendiados; vemos campos de refugiados, apoiados pela Cruz Vermelha e outras entidades internacionais. Mas confiamos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Deus sabe como fazer do limão uma limonada...
O que podemos aprender deste triste episódio? Todos os problemas do mundo começam dentro do coração do ser humano. Não é à toa que Deus disse: “Não cobiçarás...”, pois a cobiça desencadeia os outros males e gera a violência. Só Jesus pode perdoar os pecados de cobiça e todos os demais e colocar amor, perdão e paz nos corações. Neste inicio da Quaresma, continuemos orando pela paz no Quênia e no mundo. Deus é poderoso e bondoso para nos ajudar.
Carlos Walter Winterle
Pastor/Missionário Luterano no Quênia, temporariamente refugiado no Brasil.
Jornal NH de 8 de Fevereiro de 2008.