Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Semanal 133 - 18 a 24 de Outubro de 2007

Cultos - 21° Domingo após Pentecostes
Tema: “Obrigado” é o mínimo que podemos dizer a Deus!
Textos: Sl 111; Rt 1.1-19a; 2 Tm 2.8-13; Lc 17.11-19.
Mensagem: A pergunta de Jesus foi “de doer” o coração: “Onde estão os outros nove? Porque somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus?” Os nove leprosos lembraram de pedir, mas esqueceram de agradecer. O que houve com estas pessoas? Não foi simplesmente falta de gratidão. Foi muito mais. Foi um problema de fé que se repete. Pensando bem, 90% dos que são curados da lepra do pecado (Batismo) podem esquecer de olhar para cima. Olham para os lados, para baixo, para si mesmos, mas não olham para Deus. E pior, ao esquecerem que a comida, a casa, a saúde, o emprego, a proteção – tudo vem de Pai Celestial – esquecem também que o perdão, a vida eterna e a igreja são presentes imerecidos. Esta história no Evangelho merece toda a nossa atenção. Afinal, a pior coisa neste mundo é a ingratidão. (pastor Marcos)
Lembretes
REFORMA NA PRAÇA VINTE - No dia 31 de outubro a Praça Vinte será dos luteranos. As congregações da IELB e IECLB de Novo Hamburgo estão organizando um evento durante todo o dia com estandes culturais, históricas e de literatura. A partir das 9 horas as estandes já estarão a disposição do público. A abertura oficial será as 10h30 com o coral das crianças do Oswaldo Cruz. As 15h será o encontro das Servas e da Oase, e as 16h, a 3ª Idade. Tudo na praça. Podem levar chimarrão e cadeira. As 18h30 os jovens participam com bandas de música. Á noite, 19h, inicia a Celebração Especial na rua em frente ao Centro de Cultura. As 20h30 os jovens continuam o seu louvor com as bandas. Isto e muito mais está sendo organizado para testemunho e fé dos luteranos.
CULTO CANTATE - Para marcar os 82 anos da Comunidade São Paulo, no dia 27 de outubro, 20h, será celebrado um Culto Cantate com a participação dos Corais do Seminário Concórdia, e do nosso coral, sob regência do pastor Raul Blum.
TV CRISTAL – Desde o início de outubro está no ar o programa Cristo para Todos no Canal 55 UHF – TV Cristal, sempre aos Domingos, das 11h às 12h. Ele é feito pelo Distrito de Porto Alegre, e tem recepção no Vale dos Sinos através de antenas UHF.
PREVENÇÃO CONTRA DROGAS – No dia 26 de outubro a reunião dos Leigos é com as Famílias. A palestra será dirigida pelo pastor Paulo Kühl sobre “Prevenção contra drogas. Ele é especializasta no assunto. Após será servido uns comes e bebes, alem do bate-papo e amizade. Venha com sua família e traga um visitante junto.
RECEPÇÃO NOS CULTOS – Neste fim de semana a recepção com chazinho é por conta das Servas. No próximo é da responsabilidade dos Leigos e Famílias.
JUVENTUDE – Dia 21 de outubro, Domingo, na Sede Campestre 19 de Julho, em Sapiranga, acontecerá a Integração DIJUVASI - se não chover. Lembramos que, de qualquer forma, neste dia não terá o encontro regular dos jovens no ginásio.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Artigo - Os impostos e a consciência

Privilégios, interesses, poder, status, dinheiro... Às vezes é isto ou a voz da consciência. Por aquilo que acontece na política, nos negócios, e até na religião, dane-se a boa consciência. Renan Calheiros, por exemplo, saiu por causa da CPMF, mas permaneceu grudado na cadeira por outro imposto: os conchavos políticos pela movimentação das falcatruas.
“Eu não posso ir contra a minha consciência”. Esta frase derrubou os alicerces do império sacro-romano na Idade Média. Foi na Dieta de Worms, 1521, perante o imperador, 6 príncipes, 28 duques, 11 marqueses, 30 bispos, 200 estadistas e 5 mil curiosos. O monge Lutero manteve-se irresoluto: “A não ser que eu seja convencido mediante testemunho da Escritura Sagrada ou fundamentos e razões comprovadas, claras e evidentes, não posso e não quero me retratar de coisa alguma, porque não é seguro e nem aconselhável proceder contra a consciência”. Era uma consciência indignada contra uma infame CPMF - as cartas papais da movimentação do falso perdão.
Certamente não faltaram tapinhas nas costas, afagos e cochichos, propondo títulos, principados, castelos, carruagens etc. Afinal, o que estava em jogo era a manutenção de um império. No entanto, bradou mais forte a voz nos miolos deste filho de mineiro de carvão. Se o propósito das teses naquele 31 de outubro de 1517 era tão somente um debate teológico sobre as tais cartas que garantiam perdão dos pecados em troca de dinheiro – agora era o invisível martelo do certo ou errado que batia na bigorna do coração. Voltar atrás seria o mesmo que dizer: A resposta está na movimentação financeira e não no sacrifício de Cristo.
Tudo começou mesmo com uma consciência enganada. Lutero viveu a infância e a juventude sob um insuportável peso espiritual. Fez votos de pobreza, obediência e castidade na vã tentativa do alívio. Mais tarde confessaria numa composição musical: “Nas minhas obras, sem valor, nenhum proveito havia; por natureza, um malfeitor, odiando a Deus me via. O medo, então, me fez sofrer e, em desespero compreender que ao fogo eterno iria. Mas Deus me teve compaixão, doeu-lhe minha sorte; em seu bondoso coração me quis livrar da morte. Chegou-se a mim tão paternal e, com extremo amor real, me deu Jesus, Deus forte”.
A Escritura declara que o sangue de Cristo tira as culpas e purifica a consciência, e assim a pessoa pode servir ao Deus vivo, pois já não pratica obras sem valor (Hebreus 9.14). Também diz que existem pessoas hipócritas e mentirosas que tem a consciência morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa (1 Timóteo 4.2). E por isto recomenda: Conserve a fé e mantenha a consciência limpa. Algumas pessoas não têm escutado a própria consciência, e isso tem causado a destruição de sua fé (1 Timóteo 1.19).
Na verdade, se os impostos são justos ou não, tudo depende de onde vem a resposta, se do governo ou da oposição, dos que recebem ou dos que pagam. No final é uma questão de livre consciência, o como disse Jesus: Dêem ao imperador o que é do imperador, e a Deus o que é de Deus. E dependendo da escolha, pode-se dizer com Davi: Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes repousar tranqüilo (Salmo 4.8).
Marcos Schmidt
Jornal NH – 18 de outubro de 2007