Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Semanal - Ano 3, nº 119 - 12 a 18 de Julho de 2007

7° Domingo após Pentecostes
Tema: Regar e podar.
Textos bíblicos: Sl 19; Is 66.10-14; Gl 6.1-10; Lc 10.1-12,16.
Hinos (Hinário Luterano): 173, 270, 246, 331, 259, 260.
Mensagem: Assim como um pé de flor precisa de cuidados especiais, nós, filhos amados de Deus o necessitamos também. Precisamos da Palavra que nos aponta o erro (a poda) e o doce Evangelho (regar) que nos mostra o grande amor de Deus. O Sl 19 nos aponta para o valor da Palavra:”...são mais preciosos do que o ouro” (v.10). A leitura do AT exatamente mostra como Deus consola o seu povo. A Epístola orienta os cristãos para a ajuda mútua na vida cristã. Culminando com o Evangelho, Deus chama trabalhadores para sua plantação, equipando e protegendo os mesmos. Você e eu é que somos os chamados para podar e regar as flores de Deus. Ele nos capacitará para a tarefa. (pastor Figur)
Lembretes
SACOLINHAS – Nos cultos deste fim de semana 12, 14 e 15 de julho, serão recolhidas as “sacolinhas”. Estas ofertas das servas serão destinadas integralmente para projetos de missão do distrito (30%) e da LSLB (70%).
MENSAGEIRO LUTERANO – O Mensageiro Luterano agora é vendido também avulso pelo valor de 4 reais – além da assinatura que é entregue no endereço.
CONFIRMANDOS – No próximo 3 de agosto começam as atividades da nova turma (1ª ano) da Instrução de Confirmandos. Aqueles que completam 12 anos no 2° semestre de 2007 ou no 1° semestre de 2008 estão habilitados a ingressar no 1° ano. As aulas acontecem sempre na sexta-feira, turma A às 8h e turma B às 14h. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da congregação.
FESTA JULINA – Os jovens da congregação convidam a todos para uma festa julina, no dia 28 de julho, sábado, após o culto. Local: nos fundos da igreja.
SERRA – Neste fim de semana os jovens têm um passeio/retiro para Canela e Gramado. Estarão fazendo uma vista ao pastor Rodolfo. Boa-viagem!
LEIGOS E FAMILIAS – Dia 27 de julho, 20h, no Cesaspa, tem encontro das famílias. Uma promoção dos leigos, com palestra e janta. Todos convidados.
LEIGOS E FUTEBOL – Dia 22 de julho acontece o encontro distrital de futsal da liga de leigos. Será em Sapiranga.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Artigo - A única igreja

Isto que o Papa Bento XVI afirmou não deveria causar nenhuma surpresa. E vejo até algo salutar no diálogo ecumênico, porque agora a conversa terá um tom sincero, sem a preocupação do “politicamente correto”. Por isto, tem sentido a afirmação do padre Augustine di Noia, subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, de que a Igreja Católica não está voltando atrás no seu compromisso ecumênico, mas que é fundamental para qualquer diálogo que os participantes tenham clareza sobre sua identidade.
No polêmico documento há uma nova interpretação do Concílio Vaticano II, quando afirma que este não quis modificar a "precedente doutrina sobre a Igreja". Conforme as “Respostas”, as diversas igrejas cristãs ortodoxas, provenientes do primeiro cisma na igreja em 1054, podem ser chamadas de igrejas, pois mantêm entre seus ritos a eucaristia e a ordenação de sacerdotes. No entanto, quanto as outras, no caso as protestantes nascidas no século 16, afirma-se que não podem ser consideradas igrejas, pois "não contemplam o sacerdócio e não adotam a eucaristia, que simboliza a comunhão com Cristo". Segundo o noticiário do Vaticano, o documento encerra uma longa discussão teológica sobre o que de fato se quis dizer quando, no Vaticano II, chegou-se à conclusão que Jesus Cristo "subsiste na Igreja Católica", mas que há elementos de "santificação e verdade" fora dela.
Na verdade, esta tem sido a misteriosa diferença no diálogo ecumênico cristão – a clara definição de “igreja”. Em 1530, os teólogos luteranos apresentaram ao Imperador e aos teólogos romanos a sua carteira de identidade – a Confissão de Augsburgo. Entre os 28 artigos de fé, no 7º – Da Igreja, afirma-se aquilo que continua sendo a resposta tanto para este documento como para qualquer outro que surgir: “Ensina-se também que sempre haverá e permanecerá uma única santa igreja cristã. E a igreja é a congregação dos santos (crentes em Cristo) na qual o evangelho é pregado de maneira pura e os sacramentos administrados corretamente. E para a verdadeira unidade da igreja basta que haja acordo quanto à doutrina do evangelho e à administração dos sacramentos. Não é necessário que as tradições humanas ou os ritos e cerimônias instituídos pelos homens sejam semelhantes em toda a parte. Como diz Paulo: Uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos etc. (Efésios 4.4s.)”.
No entendimento das confissões luteranas, tradições, ritos e cerimônias não constituem norma de fé. A única fonte de doutrina é a Bíblia. As tradições na igreja, quando de acordo com o ensinamento bíblico, são apenas meios para salientar e propagar as próprias doutrinas das Escrituras. Neste entendimento, Lutero reformulou a própria palavra “católica” no Credo Apostólico, que originalmente significa “universal”. E assim os protestantes passaram a dizer: Creio na Santa Igreja Cristã – a comunhão dos santos.
Pode também ser polêmico, mas tal documento do Vaticano é corajoso e coerente com os dogmas da Igreja Católica, mesmo que na prática as coisas estejam caminhando diferente. E o grande desafio agora é um sincero diálogo em espírito de amor e respeito. Aliás, nesta sociedade pós-moderna onde tudo é relativo e nada absoluto, diferenças e respeito podem andar lado a lado sem jogar fora a coerência e o amor.

Marcos Schmidt
Jornal NH – 12 de julho de 2007