Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Semanal 176 - 14 a 20 de Agosto de 2008

14º Domingo após Pentecostes
Tema: Não existe motivo para as dúvidas e o medo, pois a mão que nos socorre nunca nos abandonará!
Textos Bíblicos: Sl 28 1 Rs 19.9,10 Rm 9.1-5 Mt 14.22-33
Mensagem: A história do Pedro afundando nas águas e gritando por socorro é a nossa história, a minha e a tua. Ela tem um final feliz porque Jesus estava ali, lhe estendendo imediatamente a mão. Mas aqui começa o nosso problema, isto porque o final feliz é cortado - fica apenas na Bíblia. Colocamos um ponto final onde diz “começou a afundar”. Os textos deste culto têm algo importante a nos dizer, especialmente nestes tempos quando as dúvidas e o medo tentam nos afundar para a descrença. (pastor Marcos)
Lembretes
FALECIMENTO – Alceu Marino Albrecht, em 10 de agosto de 2008, com a idade de 46 anos. Deixa enlutados a esposa Augusta, as filhas Anelise e Andreia, os pais, 1 irmão, 2 irmãs, cunhados, demais parentes e amigos. O culto de Ação Graças será neste 17/08.
NOVA TURMA – A nova turma – 1º Ano – da instrução de confirmandos inicia as aulas, junto com o 2º Ano neste 1º de Agosto, turma A as 8h e turma B as 14h. Crianças com 11 anos (entre agosto/2008 à julho/2009) estão aptas para o ensino confirmatório.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Neste segundo semestre começa uma nova turma de Instrução de Adultos, para aqueles que desejam entrar na IELB através da congregação São Paulo e participar da Santa Ceia. Informações e inscrições na Secretaria.
PASTOR WINTERLE – No dia 22 de agosto, sexta-feira, 20h, o pastor Carlos Winterle fará uma palestra nas dependências da nossa igreja. O tema será sobre o seu trabalho missionário em Nairobi, Quênia. Pastor Winterle, que foi presidente da IELB, está no Brasil neste mês de agosto também angariando fundos para este trabalho na África. Serão entregues envelopes em nossa congregação para as ofertas voluntárias. Após a palestra será preparado pelos leigos uns “comes e bebes” no Lar da igreja.
BÍBLIA MANUSCRITA – Nos dias 14 a 21 de agosto vai estar na secretaria e nos cultos da nossa congregação a “Bíblia Manuscrita”. Detalhes nos cultos...
FEIRA DO LIVRO – A Livraria Pesquisa – com amplo material cristão e da Editora Concórdia, está presente na Feira do Livro na Praça Vinte.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Artigo - Ninho do chupim

Todo mundo sabe que a China, campeã em piratear produtos de marca, tenta esconder muita coisa dos estrangeiros. Mas a farsa envolvendo esta menina chinesa que cantou "Ode à Pátria" na cerimônia de abertura merece o ouro olímpico da falsidade. O playback que enganou 91mil pessoas no estádio Ninho do Pássaro e 2 bilhões de telespectadores de todo o mundo foi explicado pelo diretor musical: a verdadeira cantora não era bonita o suficiente para representar a China. Com isto a menina Yang Peiyi, sem graça e com os dentes fora do lugar, apesar da brilhante voz, foi trocada por outra que não canta, mas encanta. Uma injustiça que o Sábio do Eclesiastes já reclamou: Eu descobri mais uma coisa neste mundo: nem sempre são os corredores mais velozes que ganham as corridas (9.11). O Ninho do Pássaro deveria, por isto, mudar de nome: o Ninho do Chupim – aquele bichinho esperto que coloca seus ovos no berço alheio e engana os outros passarinhos.
É claro que em certas situações, esconder o que foge da estética torna-se uma atitude de defesa. A mulher sabe disto e tem todo o direito de se produzir. O homem reconhece a eficácia de uma roupa bonita e elegante. A própria natureza acoberta seus defeitos para exibir majestosamente o encanto da sua beleza exterior. O que seria do pavão sem a plumagem multicolorida, da árvore sem a tonalidade do verde diverso, do mar sem o azul exuberante das águas? É obra do Criador, que faz algo parecido na vida do cristão. Paulo escreve que Deus confeccionou uma nova roupa para o ser humano, que é revestida na pessoa através da fé, e que faz dela parecida com a beleza perfeita de Cristo – escondendo assim a velha natureza do pecado (Colossenses 3.10).
No entanto, certas aparências externas enganam para o mal. Jesus alertou: Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens (Mateus 7.15). Deste tipo de gente está cheio na religião, na política, na família, ludibriando e extorquindo. Por isto a dica do Salvador: - Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Isto me obriga a olhar no espelho e perguntar: Qual a roupa que uso? A nova vestimenta do pastor Jesus ou o velho disfarce da ovelha?
Pelo jeito, este embuste made in China na abertura dos jogos é apenas uma peninha do chupim. Dizem que a explicação para tantos recordes mundiais dos últimos tempos são os anabolizantes e a facilidade de fraudar um exame antidoping por aqueles que detêm a tecnologia. Isto faz parte da história humana, coisa que o Sábio descobriu ao dizer que nem sempre são os corredores mais velozes que ganham as corridas. Mas, e no jogo da minha história, o que é legítimo e o que é fraude? A recomendação bíblica neste ninho de falsificações, no entanto, permanece: Não mintam uns aos outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes (Colossenses 3.9).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 14 de agosto de 2008