Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 440

O SEMANAL - 5 A 11 DE SETEMBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

16º Domingo após Pentecostes

Leituras:     Sl 1       Dt 30.15-20       Fm 1.21       Lc 14.25-35
Tema:                      O preço de seguir Jesus

Mensagem: Quando olhamos a vitrine de uma loja duas coisas nos chamam a atenção: os produtos expostos e as etiquetas com os preços. Tudo tem sua qualidade e seu preço. Pela Palavra de Deus sabemos que Deus nos oferece e dá o melhor dos produtos, o perdão dos pecados e a vida eterna. Para nós isto não custa nada, é de graça. Mas para Deus custou a vida de seu amado e único Filho, Jesus. Agora, para quem aceita este presente, este tesouro da salvação, e quer seguir a Jesus em sua vida, há um preço a pagar: renunciar às coisas deste mundo e carregar a sua cruz, mesmo que isto implique em perseguições e até na própria morte por amor a Jesus. Estamos dispostos a pagar o preço de sermos seguidores de Jesus?   (pastor Edgar)

Programação da semana
10/09  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
11/09  – Quarta
14h30
Servas Centro
12/09  – Quinta
14h
20h
Terceira Idade
Culto na "São Paulo"
13/09 –  Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Liga de Leigos
14/09 –  Sábado
14h
18h
20h
Encontro da Primavera - Servas
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
15/09 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo” - Culto Gaúcho
Jovens

L e m b r e t e s

CHAMADO  – Foi aprovado em assembleia extraordinária chamar o terceiro pastor, com o objetivo de trabalhar especialmente com jovens e juventude mirim. O perfil está afixado no quadro mural, e nomes de candidatos devem ser colocados até a próxima assembleia extraordinária, 21 de setembro, após o culto. Com a coleta de nomes, será enviado questionário e os candidatos que aceitarem concorrer serão analisados na assembleia de 19 de outubro, após o culto, no processo do chamado.
78 ANOS – No culto deste 8 de setembro as Servas da São Paulo lembram 78 anos de fundação. Para marcar o dia, elas entregam oferta especial de gratidão.
CARTEIRINHAS DOS LEIGOS – Serão recolhidas no culto de 5,7 e 8 de setembro.
APOIO PSICOLÓGICO – Em parceria com o Ponto Psi, iníciou o Programa de Apoio Psicológico numa sala ao lado da igreja. Informações e agendamentos na Secretaria. Horários de atendimento: segunda-feira e quinta-feira, 13h30 as 17h.
CULTO GAÚCHO e ALMOÇO – No dia 15 de setembro, 9h, o culto será no ginásio, com liturgia de estilo gaúcho. O pregador será o pastor Vilson Scholz. Ao meio dia tem almoço (galeto, massa e saladas) promovido pela Assistência Social (aniversário), ao preço de R$ 12,00 o cartão  (para comer no local ou para levar).
PALESTRA – No dia 25 de setembro, 19h30, na igreja, o pastor Elmar Regauer de Santa Maria fará uma palestra sobre seu trabalho, que tem uma forma diferenciada no envolvimento dos membros e dos departamentos. Participe!
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Interessados à Instrução de Adultos, falem com os pastores ou na Secretaria. São 10 encontros, sábados de manhã, ou terças à noite.
ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE – Para festejar os 88 anos da "São Paulo", o Coral da Comunidade São João de Erechim estará em Novo Hamburgo. No sábado, 12/10, 20h, fará apresentação no lugar do culto (na igreja), e no domingo, 13/10, 9h, culto especial no ginásio, com a participação deste coral, pregação do pastor Paulo Zenker, e coral e escola de música da São Paulo. E ao meio dia almoço.

Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Artigo - Pelo buraco da fechadura

Pelo buraco da fechadura


     O avanço da tecnologia expõe cada vez mais a vida de cada um. A presidente Dilma que o diga. As revelações de Edward Snowden, no entanto, nunca foram segredo de estado. Todos sabiam um pouco de que os Estados Unidos sabiam de tudo, mas o fato constrangedor agora é que pegaram o bisbilhoteiro olhando pelo buraco da fechadura. O que é uma coisa muito feia, ser flagrado escutando atrás da porta, abrindo a correspondência de alguém, vasculhando a bolsa da amiga sem ela saber... Coisas que os mexeriqueiros fazem quando desconfiam, buscam vantagens, ou por simples voyeurismo, esta prática doentia de sentir prazer ao observar os outros.

     No caso dos Estados Unidos, eles se acham os "donos do mundo" e encontrarão justificativa nos esclarecimentos que precisam dar ao Brasil. Mas, e nós? Quais as razões para nos meter na vida dos outros? Se o alvo são os filhos adolescentes, os motivos são preocupação, amor, cuidado. Mas, e se é a esposa, o marido? Aí as coisas complicam! E quando a vítima é o vizinho, o colega de trabalho, a mulher do outro, o concorrente nos negócios? Gostei de uma frase que li nesta semana: "Nada mais no Universo suga a alegria da vida como o orgulho. Você nunca relaxa, tudo é um teste para você poder provar que é melhor que os outros". De fato, boa parte de nossos olhares indiscretos na vida alheia é devido o orgulho, a cobiça de querer ter e ser o que os outros têm e são. E isto acaba com o sabor da vida.

     Acredito que a tecnologia não só desvenda cada vez mais a nossa privacidade, mas desmascara a própria incompetência humana de dar um jeito neste mundo. E se as revelações de Snowden estão dando o que falar, Deus tem razões de sobra para ficar de olho em nós. Claro, depende se é pelo buraco da fechadura ou por aquilo que Jesus diz: "Vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa" (Mateus 6.6).


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
5 de setembro de 2013