Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Semanal - Ano 4, nº 191 – 27 de novembro a 3 de dezembro de 2008

Cultos - Primeiro Domingo no Advento
Tema: Singulares, acompanhados por Deus.
Textos Bíblicos: Sl 80.1-7; Is 64.1-9; 1Co 1.3-9; Mc 13.24-37.
Hinário Luterano: 572, 14, 11, 393, 259.
Mensagem: A IELB, no seu novo lema para 2009, quer dar ênfase às singularidades. Estas pessoas também são acompanhadas por Deus. A Igreja quer ressaltar a importância da individualidade e também acolher as pessoas sozinhas: solteiros(as) viúvos(as), divorciados(as)....lembrando que Deus jamais deixará de estar ao lado delas. Nossa congregação quer fazer parte nesta tarefa. Somos convidados a participar, pois CRISTO É PARA TODOS. (pastor Figur)
Aniversariantes – 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2008:
27-Lari Dietrich; Kelly Wilbert; Cássio Mônaco; Magnison Matoso; Walter Krumenauer; 28-Ionara Karg; Gilberto Pereira; Larissa Claudino; Alecsandro Dutra; 29-Simone Hartmann; 30-Lucia Baum; Vilma Araújo; Marcio Simon; Lívia Cardoso; Eduardo Luguesi; 01-Maria Muller; Claudio Karg; Felipe Nerbas; Odete Pospichil; Giovane Bischoff; Manir Hugentobler; 02-Wilmar Klein; Poliana Muller; Marlene Teixeira; Nadir Diefenthaler; 03-Ironi Kichler; Charles Koch; Daniela Pospichil; Romulo Carracho; Paulo Schwartzhaupt; Gustavo Schwartzhaupt; Guilherme Schwartzhaupt.
Lembretes
Luz para o Seminário Concórdia – As congregações da IELB são convidadas para um oferta especial com o objetivo de custear a reforma da rede elétrica do campus em torno de R$ 200 mil. Cada família pode pegar um envelope e fazer a sua oferta de acordo com suas possibilidades.
ENSAIOS DE NATAL – Todas as terças, 19h, com as crianças, no Lar.
PROGRAMAS DE NATAL – No Centro de Cultura, dia 20/12 - 20h30, acontecerá o programa especial de Natal. E no dia 24/12, 20h30, uma programação menor de Véspera de Natal, esta na própria igreja da São Paulo. E no dia 25/12, cultos na São Paulo, 9h, e na Redentora, 19h. O programa de Natal na Redentora será no dia 21/12, às 20h30.
RETIRO DE CASAIS – Neste 30/11, uns trinta casais participam do último retiro do ano na AABB de NH. A palestra será desenvolvida por Osvino Toiller.
CORAL DO SEMINÁRIO – Neste 29/11, 20h, o Coral do Seminário Concórdia, regido pelo professor Raul Blum, se apresenta na Comunidade São Paulo, dando início ao roteiro de atividades em várias congregações do nosso estado. O local é na própria igreja.
JANTAR DE ADVENTO – No dia 6 de dezembro, sábado, 20h, o culto será no CESASPA, acompanhado de um jantar de confraternização. Cada família está convidada a trazer um prato de comida para uma grande mesa comum.
ASSEMBLÉIA – No dia 21 de dezembro, após o culto, acontece a Assembléia da Comunidade com eleição para presidente, tesoureiro e vice-secretário da congregação, relatórios e aprovação do calendário 2009.
“Coroa de Advento”: Conforme um antigo costume, os quatro domingos do Advento são representados por uma coroa de Advento com quatro velas. Cada uma dessas velas tem um significado especial. Hoje a 1ª vela, a Vela da Profecia, nos lembra a esperança dos antigos que profetizaram a vinda do Messias prometido por Deus desde os primórdios do mundo. A promessa se cumpriu, o Messias veio. Assim, com o advento, iniciamos a preparação para recebermos o Salvador em nossos corações.

Artigo – Palavrinha difícil

A palavra mais longa vem da Suécia: Sparvagsaktiebolagsskewsmutssjutareck-foreningspersonalbekladnadsmagasinsforradsforvaltaren. O que significa? “Cargo da pessoa que trabalha no depósito de fornecimento de uniformes ao pessoal do sindicato de limpadores de vias férreas”. E a palavra mais difícil vem do coração: “obrigado”. Não penso na pronuncia daqueles que soletram na frente do espelho e ali encontram a imagem de um deusinho. Refiro-me àqueles que têm a língua solta. Por isto, se o dia de Ação de Graças é para redimir-se daqueles outros quando se ficou com a língua presa, então tudo bem. Porque o perdão também existe para a ingratidão. E no lugar de dizer com o fariseu: “Senhor, eu te agradeço porque não sou igual às outras pessoas”, seguir na trilha do cobrador de impostos: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou um pecador” (Lucas 18.13). Bem lembrou Davi: “O que tu queres é um coração sincero... Então terás prazer em receber os sacrifícios certos” (Salmo 51.6,19).
Mas por que é difícil dizer “muito obrigado” àquele em quem vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28)? Da boca para fora é a coisa mais fácil. A resposta é o nariz empinado. Ou como disse Moisés ao povo de Israel: “Tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o Senhor, nosso Deus. Não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas” (Deuteronômio 8.14,17). Jesus mesmo, ao ensinar pelo “pão nosso de cada dia”, alertou contra este deus entre as orelhas, fruto de uma indesculpável amnésia que faz do pão o patrão. “Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro” (Mateus 6.24), diz o Salvador ao coração cheio de cálculos – que sempre quer negociar com Deus.
Por isto a explicação de Lutero aos que oram o Pai Nosso: “Deus, em verdade, dá o pão de cada dia, mesmo sem a nossa prece, a todas as pessoas, também aos descrentes. Mas suplicamos nesta petição que nos faça reconhecê-lo e receber com agradecimento o pão de cada dia”. Este é um lembrete que deveria ser fixado à porta da geladeira junto com a oração: “Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti” (Provérbios 30.8,9). Uma oração bem diferente destas que andam por aí: Dá-me riquezas, Senhor, para nunca se esquecerem de mim.
Quem não depende de Deus não consegue dizer “obrigado”. Por isto “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Porque se sobrar um pouco ou bastante, o pão nosso vira “ meu”, fica pão dormido, e desgraçadamente não chega à boca dos que têm fome. No final, quem não agradece também não reparte. O começo de tudo, então, é aprender esta palavrinha difícil. E o único jeito é soletrando a “Palavra que se tornou um ser humano e morou entre nós (...) Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos” (João 1.14,16).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 27 de novembro de 2008