Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 18 de maio de 2007

"Ascensão com Chimarrão"

Mais de 200 pessoas participando da programação...



Inclusive o Pastor Presidente da IELB Paulo Moisés Nerbas.






Participação do Coral Municipal Infanto Juvenil.


A Benedictus, banda da congregação, cantou com os participantes.





A Farmamellitus realizou testes de glicose gratuitamente. A Livraria Pesquisa expôs materiais cristãos (livros e CD's...). O Canil Municipal também esteve presente para quem quisesse adotar algum animalzinho.

A Assistência Social realizaou a "Feira do Barato", vendendo roupas com baixíssimo custo.
A Celebração de Ascensão foi realizada pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, na rua em frente à igreja...

Utilizando o ônibus de som "Malukão".

Semanal 111 - 17 a 23 de Maio de 2007

Cultos - 7° Domingo de Páscoa
Tema: É a força que faz a união! E a força vem de Deus!
Textos: Sl 133; At 16.6-10; Ap 22.12-17; Jo 17.20-28.
Mensagem: Dizem que a união faz a força. Mas é o contrário, é a força que faz a união. Foi isto que Jesus pediu: Peço que todos sejam um (João 17.21). Davi também sabia que a força vem de Deus, e quando diz: Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido, reconhece que é em Sião que o Senhor Deus dá a sua bênção (Sl 133). Sião é monte onde está o Templo, onde está o meio de chegar até Deus. É onde está o próprio Jesus, o caminho para ter comunhão com Deus e com o próximo. Na verdade, aquele que é o Princípio e o Fim (Ap 22.13), somente tem a força para aquilo que somos fracos - para a união, amizade, amor, paz e comunhão. (pastor Marcos)
Lembretes
INTERNET – No blog da comunidade – celspnh.blogspot.com – você encontra os artigos do pastor Marcos publicados no Jornal NH e as informações do Semanal.
ASCENSÃO – Veja no blog as fotos da “Ascensão com Chimarrão”.
LEIGOS COM FAMÍLIAS – Neste 25 de maio, sexta-feira, 20h, a palestra no encontro dos Leigos com Famílias, no Centro Social, será “O espiritismo, a mídia e o cristão”. O palestrante será o pastor Jonas Dietrich, professor de Cultura Religiosa da Ulbra. Após, será servido uns comes e bebes, e todos são bem-vindos.
PALESTRA – No dia 31 de maio, quinta-feira, 20h, o Departamento de Evangelismo e Mordomia promove outra palestra. Será do pastor Carlos Tomm de São Leopoldo, que aborda o tema: “Uma experiência do profeta Daniel na oração e fé para a minha vida”.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – A Instrução de Adultos tem novo grupo – sábados, 14h. Começou dia 12 de maio, e são uns 10 encontros para os que querem ser da igreja.
ANIVERSÁRIO DOS JOVENS – Para marcar a data, haverá uma apresentação do grupo de Teatro “Em cima da Hora” e da Banda “Ajaluz” da Comunidade Cristo Redentor de Pelotas. Todos são convidados para este evento no Centro de Cultura, dia 10 de junho (Domingo), 18h. O nome da peça é “A verdadeira vida melhor”. Vale a pena conferir o trabalho destes jovens de Pelotas. Veja cartaz no quadro mural. Também teremos a participação do nosso grupo de jovens.
CURSO DE LIBRAS - No CESASPA, de 2 de junho a 24 de novembro (sábados, 14h às 16h). Valor: R$ 25,00 por mês. Vagas para 20 participantes. Inscrições na Secretaria.
ANIVERSÁRIO 3ª IDADE – No dia 3 de junho, 8h30, o grupo da 3ª Idade festeja seu aniversário. Após o culto, exposição do bazar, tudo feito pelos vovôs e vovós.
ANIVERSÁRIO JESUS REDENTOR – No culto do dia 2 de junho, 18h, é festejado a aniversário da Comunidade na Redentora. Neste dia, meio-dia, tem um galeto.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Artigo - Ascensão e chimarrão

- Isto não é microfone!
O puxão de orelhas é para o bebedor de chimarrão que conversa sem parar grudado na cuia e esquece dos outros.
- Por que vocês estão aí olhando para o céu? (Atos 1.11).
Isto já é um outro puxão de orelhas. É para os cristãos que falam, falam, mas esquecem de passar adiante o mate amargo que é remédio para a alma (João 4.14). Na verdade, foi isto que o anjo quis dizer àqueles discípulos que ficaram olhando para cima enquanto Jesus desaparecia entre as nuvens: “Isto não é microfone, tem mais gente na fila da salvação”.
São 40 dias após a Páscoa - uma data importante para a fé cristã que marca o fim da presença visível do Filho de Deus entre a humanidade. Uma quarentena de Jesus para não deixar dúvidas de que ele estava vivo (Atos 1.3), e passar os últimos recados sobre a tarefa do “vão para todos os povos e preguem o Evangelho” (Mateus 28.19). Não tinha ninguém filmando esta cena da Ascensão. Foi testemunhada apenas pelos apóstolos, e por isto uma questão de fé professada no Credo Apostólico: Creio que Jesus “subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”. Alguns argumentam que é invenção para sustentar a crença na ressurreição de Cristo. E até não faltam piadinhas, tipo aquela da Agência Tass de Notícias, que em 1961 transmitiu a primeira subida humana ao espaço: “Gagarin, o astronauta, voltou da sua ascensão e a todos felicitou. Pois ele não procura um paraíso nos céus porque não esqueceu que é na terra que o homem o paraíso merece”. Pensando bem, o homem não merece o paraíso na terra muito menos no céu. E por enquanto é preciso muita fé para acreditar numa felicidade “do Éden” aqui em baixo, nesta terra onde a lei da gravidade diz que tudo desce.
Pois nestes tempos de olhar para o céu na esperança de encontrar vida em outros planetas, e no pavor do efeito estufa, o grand finale visível de Jesus neste mundo de ascensão e descensão, de altos e baixos, aponta para uma promessa: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês (João 14,1,2). Jesus poderia ter desaparecido sem alarde. Mas subiu majestosamente para sublinhar que é lá, neste lugar chamado “céu”, onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Apocalipse 21.4). Por isto a recomendação: Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra (Colossenses 3.1,2).
No entanto, pensar nas coisas lá do alto e ao mesmo tempo não ficar olhando para o céu, exige um constante cuidado. São perigos opostos, mas com a mesma conseqüência. Isto é, cristãos contemplativos, estáticos, nas nuvens, enclausurados em igrejas, omissos na obra da evangelização, indiferentes no serviço do amor ao próximo. Ou então, cristãos materialistas, vítimas da propaganda consumista e do evangelho da prosperidade. Pessoas iguais àquelas sementes que caíram no meio dos espinhos, que ouvem a mensagem, mas quando aparecem as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos - conforme a parábola de Jesus em Mateus 13.
- “Não durmas com a cuia na mão. Fala quanto quiseres mas não esqueças de tomar teu mate, que a moçada tá esperando”. Este é o oitavo mandamento da roda de chimarrão.
- “Não durmas com a Bíblia na mão”. Este é o primeiro mandamento da Ascensão.
Marcos Schmidt
Artigo Jornal NH de 17 de maio de 2007