Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O SEMANAL DE 10 À 16 DE NOVEMBRO


Penúltimo Domingo no Ano da Igreja 
Tema: O resistente colete que salva é a fé e o amor!
Leituras:     Sl 90.1-12     Sf 1.7-16     1 Ts 5.1-11     Mt  25.14-30
Mensagem: A parábola dos três empregados finaliza com a prestação de contas. Jesus não explica, mas “está na cara” o que ele quer ensinar. Os textos do culto falam disto, a volta do patrão não mais entregando as moedas, mas buscando o retorno, o lucro delas. Ele retorna não mais como Salvador, mas como Juiz. Para aqueles que não “usaram a fé e o amor como couraça e a esperança de salvação como capacete”, isto é, não tiveram fé nem obras, será um dia de condenação. Diferente para aqueles que estavam preparados. De que forma nós, cristãos, encaramos estas passagens da Bíblia?  (pastor Marcos)

                                             Lembretes 

BATISMO – GUSTAVO SCHMITT, filho de Wagner Jessé Schmitt e Dianine Monique da Silva. Nasceu no dia 29/08/2011. Batismo no dia 12/11/2011. Padrinhos: Winny Hoffmann Colombo, Clemilson José Colombo, Luciano Walkirio Schmitt, Elisangela Schmitt, Graziele Schmitt, Cristiano Azambuja.
FORMATURA – O nosso teologando Celso Grams nos convida para a sua formatura em Teologia, no dia 10 de dezembro. 
SECRETARIA – Não estará aberta nos dias 14 e 15 de novembro.
PASSEIOS E RETIROS – Até o fim do ano vários departamentos estão em retiros e passeios: Jovens (12,13/11), 3ª Idade (16,17/11), Servas Centro (23/11), Casais (10/12), Juventude Mirim (11/12), Leigos (18/12).
LAJEADO – Os leigos da congregação de Lajeado visitarão o nosso departamento no próximo 18 de novembro.
ENSAIO DE NATAL – Os ensaios de Natal com as crianças começaram no dia 9/11. São sempre nas quarta-feiras, 19h, no Lar, fundos da igreja.
SACOLINHAS – Nos cultos dos dias 17,19 e 20/11 serão recolhidas as sacolinhas. O projeto da Liga de Servas Luteranas do Brasil é para construção de capelas, auxilio a estudantes e outros.
BAZAR ASSISTÊNCIA SOCIAL – Após os cultos dos dias 24,26 e 27/11.
MENSAGEIRO DE NOVEMBRO – O Mensageiro Luterano de novembro está nos fundos. É só pegar um e colocar 5 reais na caixinha.
VEJA no blog celspnh.blogspot.com: 500 anos da Reforma, Mensagem do Presidente da IELB, Culto Cantate, Olimpiada Cultural dos jovens, Moções do Conselho Diretor, e outras informações.
    Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Artigo - Colete à prova de tudo

O colete do cinegrafista, morto durante uma operação policial contra traficantes no Rio de Janeiro, não era à prova de balas de fuzil. E agora o tiro que atravessou o colete vem acertando em cheio algumas contradições quanto à segurança dos agentes de notícia nestas coberturas de alto risco. Segundo informações, o colete balístico do repórter era do tipo impróprio para a proteção contra fuzis usados em confrontos com os bandidos, além de estar com sinais de desgaste pelo tempo de uso. Por isto a acusação do advogado da família da vítima, que o "cinegrafista foi mandado para a morte".
O tiro acerta em cheio também no assunto da epístola bíblica para este próximo Domingo, conforme a liturgia cristã. Ao recomendar a prontidão na batalha espiritual, Paulo diz que “devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete” (1 Tessalonicenses 5.8). Surge então a pergunta: o colete espiritual que uso é à prova de balas? Ou nem tenho este tipo de proteção? Em outra carta o apóstolo já lembrava: “Vistam-se com a couraça da justiça (...) recebam a salvação como capacete” (Efésios 6.14-17). Ele sublinha que este colete é um presente dado por Deus, é de graça (2.8). Aos gálatas, Paulo explica a funcionalidade deste colete: “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês (...) se revestiram com as qualidades do próprio Cristo (Gálatas 3.26,27). Ou seja, Cristo é a proteção. Por isto a conclusão: “Estamos em perigo de morte o dia inteiro (...) mas em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus” (Romanos 8.36,39).
“Estar com aquele colete ou de camiseta era a mesma coisa”, reclamou o advogado da família, que acusa o descaso pela vida da vítima. Bem diferente daquilo que diz Davi na esfera espiritual: “Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a sua proteção” (Salmo 18.30).
Pastor Marcos Schmidt
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
10 de novembro de 2011

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O SEMANAL DE 3 À 9 DE NOVEMBRO


Ante Penúltimo Dom. do Ano da Igreja 
Tema: O reino de Deus envolve pegar, sair e encontrar
Leituras: Sl 70  Am 5.18-24  1 Ts 4.13-18  Mt  25.1-13
Mensagem: Tudo seria apenas outra história cotidiana, se Jesus não tivesse começado com as palavras: “Naquele dia o Reino do céu será como dez moças que pegaram suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo”. Percebe-se que o reino de Deus envolve três tipos de ação: 1) pegar a sua lamparina, 2) sair 3) e encontrar-se com o noivo. Diz o Evangelho que elas pegaram as “suas” lamparinas, isto é, a de cada uma. O que isto nos quer dizer? E quando elas saíram para encontrar o noivo, o que faltou para as moças sem juízo? Somos ajuizados ou com juízo? O que esta parábola quer nos ensinar nestes tempos quando o reino de Deus está tão longe do entendimento das pessoas?   (pastor Marcos)

    Lembretes


BATISMO – MAIA HENKEL CARDOSO, filha de Ralfe Joe Thiesen Cardoso e Vivian Alessandra Henkel. Nascida dia 05/01/2011 e batizada dia 05/11/2011. Padrinhos: André Muller Bock, Alessandra Strauss Niederauer, Suceli Dias, Geraldo Dias, Tânia Thiesen, Jônatas Thiesen Cardoso Michelle Ficagna, Adam Kickhofel, Aline Cardoso Kickhofel, Daniel Elwanger Henz, Krizia Steinhaus.
VEJA no blog celspnh.blogspot.com: 500 anos da Reforma, Mensagem do Presidente da IELB, Culto Cantate, Olimpiada Cultural dos jovens, Moções do Conselho Diretor, e outras informações.
LÍDERES DO PEM – No dia 8/11, 20h, na sala de reuniões da secretaria.
FORMATURA – O nosso teologando Celso Grams nos convida para a sua formatura em Teologia, no dia 10 de dezembro. No quadro mural...
DEPARTAMENTOS – Até o fim do ano vários departamentos estão em retiros e passeios: Jovens (12,13/11), 3ª Idade (16,17/11), Casais (10/12), Juventude Mirim (11/12), Leigos (18/12).
ENSAIO DE NATAL – Os ensaios de Natal com as crianças começam no dia 9 de novembro, quarta-feira, 19h, no Lar, fundos da igreja.
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!