Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Artigo - Abuso contra crianças

Pedofilia é uma atração perversa de gente adulta por crianças. Doença? Safadeza? Crime? Existem várias explicações dos especialistas! Em todo o caso, o assunto preocupa, sobretudo para quem tem filhos pequenos. As notícias nos dão conta de que isto vem aumentando. Por exemplo, nesta última segunda-feira outra rede mundial de pornografia infantil foi desmantelada na Europa. Ela produzia vídeos por encomenda para mais de 2.500 clientes em 19 países. Um deles mostrava um pai abusando sexualmente das filhas, de 9 e 11 anos. Dias atrás, com grande repercussão, foi preso um canadense na Tailândia. Ele aparecia em várias fotos espalhadas pela Internet, molestando menores, sempre com o rosto digitalmente modificado. No domingo passado, um instrutor de futebol infantil no Rio também foi preso, acusado de violentar três meninos. Mas, e os casos que acontecem em nossa cidade, em nossa rua, e que nunca serão descobertos?
O fato assustador é que a pedofilia pode ocorrer dentro da nossa casa, pois ela está muito relacionada com o uso da Internet. Calcula-se que 15% da população mundial têm acesso à esta tecnologia. O assunto será tema no 2º Fórum de Governança da Internet, promovido pela ONU, na próxima semana no Rio de Janeiro. Mais de duas mil pessoas de cem países participarão deste evento, na busca de alternativas contra a pedofilia através da Internet.
Este é um assunto que também tem envolvido igrejas, educandários e instituições que lidam com crianças. Freqüentemente surgem na mídia acusações deste tipo de crime contra religiosos e educadores. Um grave perigo em outra via, de pré-julgamentos, injustiças, e difamações.
Por outro lado, há explicações para o aumento deste mal. Uma delas é a existência de um visível processo de erotização infantil. O efeito disto? Cerca de 50% dos jovens brasileiros entre 15 anos já tem vida sexual ativa, o que gera a gravidez precoce e o aborto. E a grande culpada é a própria mídia. De uma forma muito sutil através da moda, da forma de vestir-se, posar e fotografar, as crianças são incentivadas grotescamente pelos adultos a um comportamento sensual.
Um assunto complicado, mas que merece nossa atenção. Afinal, psicólogos afirmam que 100% das crianças, vítimas deste mal, sofrem traumas para o resto da vida. E quando a própria sexualidade virou artigo descartável com tempo de validade, a família se vê encurralada num contexto em que o governo, através do Ministério da Saúde, incentiva a promiscuidade infantil com as campanhas da camisinha nas escolas de ensino fundamental.
A Bíblia não trata especificamente da pedofilia, mas ela é clara quando o assunto é “sexualidade”: Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele (1 Coríntios 6.18-20). Sem dúvida, aqui estão contemplados os pequeninos – eles que foram abençoados por Jesus ao dizer: Deixem que as crianças venham a mim, não as proíbam (Marcos 10.14).
Marcos Schmidt
Jornal NH – 8 de novembro de 2007

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Artigo - Fraude no cemitério

No velório de Paulo Autran, Marília Pêra desabafou a um repórter: “Eu não sei onde ele está agora. É muito triste não ter certeza se um dia nos reencontraremos”. O próprio Autran havia confessado que acreditava em Deus assim como em Papai-Noel.
Tem muita crença e descrença quando o assunto é “morte”. Mas vou dizer uma coisa: a morte é a maior mentira da história. E tem um fato trágico cômico que pode ajudar a entender como acontece esta fraude. É um episódio que aconteceu em Porto Alegre. Um homem morreu atropelado numa rua movimentada da capital gaúcha. O único documento que carregava era um crachá, que ajudou a identificá-lo e localizar parentes. A notícia se espalhou rapidamente, e interessante, chegou aos ouvidos do próprio morto. Isto mesmo, porque tudo não passava de um grande engano. O crachá pertencia a um engenheiro agrônomo que havia jogado o documento no lixo, numa feira agropecuária em Lajeado. A verdadeira vítima era um indigente. E assim, o homem que não morreu precisou telefonar para os seus pais, parentes e amigos, desmentido o ocorrido.
Fico pensando na história deste homem. Porque Satanás, o pai da mentira, ele faz mais ou menos isto: intencionalmente rouba o “crachá” de Jesus e coloca em si mesmo (2 Coríntios 11.14). E depois se faz de morto e espalha a notícia. O que eu quero dizer é o seguinte: A morte, na verdade, é uma enganação. É o que afirma a Bíblia: A morte está destruída. A vitória é completa (1 Coríntios 15.54). O apóstolo Paulo explica: o que dá à morte o poder de ferir é o pecado, mas através da ressurreição de Jesus, ela perdeu o seu aguilhão.
Mas, como assim? A morte está viva nos cemitérios, nos acidentes, nas guerras, nas doenças, nos assassinatos. Que história de boi dormir é esta? Pois aí entra o crachá no corpo errado! O que ouvimos e vemos é a primeira notícia. As coisas ruins, os problemas, as dificuldades, e a própria morte, tudo é a primeira notícia. Marília Pêra, ela que interpreta tantas coisas que não existem, deveria saber que a morte faz a mesma coisa. Por isto escreve o apóstolo: Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados (1 Coríntios 15.19 e 20).
Por isto, a pior coisa mesmo não é acreditar na mentira da morte, mas não crer na verdade da vida. Mais ou menos como a história deste leite que a gente bebe, e agora pergunta: o que é leite e o que é porcaria? É tanta fraude, tanto engano! Por isto a Bíblia recomenda: Abandonem tudo o que é mentira. Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos (1 Pedro 2.1,2).
O evangelista narra que, após a ressurreição de Jesus, os soldados receberam grande quantia de dinheiro para espalhar o boato de que os discípulos tinham roubado o corpo de seu Mestre a fim de inventar a ressurreição dele (Mateus 28.12,13). Neste Dia de Finados, deveria-se colocar uma grande placa na entrada dos cemitérios com as seguintes palavras: Tudo isto aqui é uma fraude.
Marcos Schmidt
Jornal NH – 1º de novembro de 2007