Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Semanal - 6 a 12 de maio de 2010

Aniversariantes
06- Elly Blum, Lelia Warth, Ervino Kupske; 08- Bruno Dietrich, Lenise Schünke, Miriana Eberhardt; 09-Cleci Gessi, Greici Kruse, Ernani Leuck, Kissia Krause, Karoline Soares, Terezinha Saraiva; 10- Jéssica Cardoso, Eduardo Oliveira; 11- Vanda Sperb, Raquel Schunck, Ivone Schwantes, Felipe Schwartzhaupt; 12- Valeria Cará

Lembretes
Chamado de pastor – Neste 10 de maio encerra-se o prazo do recebimento do questionário pastoral que 28 candidatos receberam. O próximo passo será analisado em diretoria e divulgado nos cultos. Aguardem informações...

Retiro de Casais – No dia 12 de junho acontece o primeiro encontro do ano dos casais. O palestrante será o pastor Lucas Albrecht, capelão da Ulbra. Será à noite, com janta. O local ainda está indefinido. Inscrições na secretaria ou com o pastor.

Instrução de Adultos – A partir de 8 de maio (sábado) 9h, na igreja, começaram os encontros para instrução para profissão de fé. A inscrição pode ser feita na secretaria. Mais detalhes na secretaria ou com o pastor.

Instrução de Confirmandos – No dia 6 de agosto inicia uma nova turma de instrução de confirmandos, para o primeiro ano. Crianças que completam 12 anos entre agosto/2010 a julho/2011 estão aptas para ingressar. Inscrição na secretaria.

Calendário 2010 – É só pegar nos cultos ou na secretaria, um por família.

Reunião para a Confirmação – Os pais da turma que será confirmada no dia 4 de julho se reúne após o culto do dia 22 de maio, para assuntos a respeito.

Coral – A Camila, regente do coral, avisa sobre as datas dos ensaios: Maio = dias 11,18, e 25, 19h30 na igreja. Junho = dias 1º e 8, 19h30 na igreja, e dias 6 e 13, 15h, no Seminário Concórdia para o culto Cantate. Novos coralistas são bem vindos.

Juventude Mirim – No dia 16/05 a Juventude Mirim do distrito tem Olimpíada Esportiva, no ginásio de nossa congregação, com início as 8h.

Chá das Servas – O Departamento de Servas promove no dia 26/06, 15h, um chá, ao preço de 10 reais o cartão.

Site da IELB – Detalhes da Convenção Nacional da IELB no site http://www.ielb.org.br/.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Artigo - Mãe com outras letras “m”

Quando os bebês em qualquer lugarzinho neste planeta choram, é o “mamamã” que balbuciam. Fiquei pensando nesta letra “m” de mãe, e nasceu uma filharada de palavras que vislumbram esta maravilha da criação divina. Começando pelo “m” de metade, a outra que Deus criou: - Vou fazer para o homem uma auxiliadora (Gênesis 2.18). Aqui o termo hebraico “ézer” é o mesmo que o Antigo Testamento usa ao mencionar que Deus é o nosso “auxiliador”. Com o pecado, no entanto, apareceu o “m” do machismo e das malditas brigas.

O tempo passou, e hoje a mãe virou a mulher-elástico, com incríveis poderes para a trinca maternidade-matrimônio-mercado. Por isto a infelicidade desta mulher que cuida da casa, do trabalho fora de casa, dos filhos, e das manhas do marido. Situação que propicia os conflitos conjugais. E aí surge o “m” de madrasta – do tipo que matou Isabella. E com tantos casamentos desfeitos, nasce o “m” do medo dentro do próprio lar, onde reina a violência, abusos e até assassinatos de filhos e enteados. Por isto o “m” da maldade – aquela que segundo palavras de Jesus (Mateus 24.12), vai se espalhar de tal maneira, que o amor de muitos esfriará. O que gera um mundo com o “m” de monstruoso.

Seria a vitória do “m” da morte se o “m” da misericórdia divina não surgisse. Porque, igual ao amor da mãe que consola o filho, Deus promete consolar aqueles que choram (Isaías 66.13). Um Deus-mãe que mandou o seu filho para salvar o mundo (João 3.17). E se neste mês de maio também aparece o “m” da mensagem de Pentecostes (23 de maio) – semente do Espírito Santo que concebe no coração humano amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio (Gálatas 5.22), então o mundo ainda tem jeito.

Um jeito parecido com aquilo que vimos pela televisão nesta última segunda-feira, quando mães destrocaram os seus filhos. Sob muita comoção e choro, as duas mulheres de Goiânia tiveram que devolver entre si os bebês trocados na maternidade. Pensei aqui no “m” do amor que não depende de um exame de DNA. Pois neste mundo com tantas trocas e destrocas, só mesmo o “m” de milagre. Milagre que nasceu daquela que se chama Maria...

Marcos Schmidt
Jornal NH de 06 de maio de 2010