Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Semanal - Ano 4, nº 190 - 20 a 26 de novembro de 2008

Cultos – Último Domingo do Ano da Igreja
Tema: Que tipo de gente nós precisamos ser?
Textos Bíblicos: Sl 100; Is 65.17-25; 2 Pe 3.3-13; Mt 25.1-13.
Mensagem: “Que tipo de gente nós precisamos ser?” A segunda Epístola de Pedro faz esta pergunta e responde: “A vida de vocês deve ser agradável a Deus e dedicada a ele!” Esta observação vem depois de ser lembrado de que o “Dia do Senhor” se aproxima, de que para o Senhor um “dia é como mil anos, e mil anos como um dia”, que “Jesus chegará como o ladrão”. Na parábola das Dez Moças, Jesus dá uma dica: não esqueçam de levar óleo de reserva. Por isto a insistência de Pedro: “Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Que tipo de gente precisamos ser? Gente firme no conhecimento bíblico, na fé, e nas obras. (pastor Marcos)
Aniversariantes – 20 a 26 de Novembro de 2008:
20-Silvio Fleck; Fabio Rosa; Juarez Silva; Gabriela Mattos; Maristela Muller; Eduarda Souza; Morgana Stelter; Alecinda Sossmeier; 21-Calvin Ferrari; Rodrigo Koller; Andréia Bauer; 22-Vera Rohr; Jose Pereira; M.Vitória Figur; Leandro Kaiser; Ervaldo Hartmann; Caroline Schneider; 23-Marco Jung; Fabiana Silva; Marlene Kupske; Jilia Woecichoshi; Marisabel Lacerda; Marcus Reinheimer; Mônica Woecichoshi; 24-Elaine Lisot; Igor Schmidt; Noemi Stelter; Mayara Affonso; Clenir Mirandolli; Tatiana Mumbach; Marta Hugentobler; 25-Ivone Lino; Pedro Augustin; Tuguila Reinheimer; 26-Dirlei Marks; Tainara Rosa; Andréa Santos; Mariane Pereira.
Lembretes
Recado do Tesoureiro: “Vamos fazer valer o lema da nossa igreja "Cristo para todos", participando ativamente da programação oferecida em nossa comunidade, e mantendo nossas ofertas em dia a fim de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”. Obs: Saldo Negativo = R$ 17.143,90 (Milton Woecichoshi)
ENSAIOS DE NATAL – Todas as terças, 19h, com as crianças, no Lar.
PROGRAMAS DE NATAL – Centro de Cultura, 20/12, 20h30, e na Igreja, 24/12, 20h
DIA DA FAMÍLIA DO DISTRITO – 23/11 no Seminário de São Leopoldo. Culto às 9h, almoço, e integração esportiva à tarde. Não haverá culto na Comunidade São Paulo neste domingo, nem nos bairros. Ônibus à disposição - saída às 8h15 em frente à igreja.
RETIRO DE CASAIS – Data: 30/11. Saída em frente ao ginásio: 8h30. Palestra: Osvino Toiller. Custo total: 40 reais por casal. Inscrições na secretaria.
CALENDÁRIO 2009 – Agenda de 2009 – dia 26/11, 20h, na igreja. Todos convidados!
CORAL DO SEMINÁRIO – 29/11, 20h – na Comunidade São Paulo.
JANTAR DE ADVENTO – 6 de dezembro, sábado, 20h. O culto será no CESASPA, junto com um jantar. Cada pessoa está convidada a levar um prato de comida.
ASSEMBLÉIA – Eleição do presidente, tesoureiro e vice-secretário da Comunidade. Dia 21 de dezembro, domingo, após o culto.

Artigo - Racismo

Além de ser chamado de “macaco” dentro do avião, o músico Dudu Nobre diz que sofreu agressão física e o caso foi parar na polícia. A acusação de discriminação racial pelos próprios comissários de um vôo dos Estados Unidos para o Brasil, nesta última segunda-feira, merece reflexão onde o preconceito racial é sutil e disfarçado, e por vezes grosseiro como neste episódio. Hoje é o Dia da Consciência Negra em nosso país, inspirado na morte do negro Zumbi em 20 de novembro de 1695. O tema tem importância na Bíblia, que descreve a discriminação como um pecado que bate em cheio contra o amor universal de Deus. O apóstolo Paulo lembra que não existe diferença entre as raças, porque Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa indistintamente os que lhe pedem ajuda (Romanos 10.12). No entanto, a própria Bíblia é usada erroneamente para se afirmar que a cor negra da pele é um castigo divino. Dizem que Cão, filho de Noé, ficou negro ao ser amaldiçoado (Gênesis 9.22). Ora, fico imaginando se um dia este tipo de religioso encontrar-se com um Jesus preto no Juízo Final. Se “maldição” é compreendida desta forma, então o que dizer da minha pele branquela, pré-disposta ao câncer e ao envelhecimento precoce sob os efeitos do sol? Em todo o caso, estas heresias andam soltas por aí, a exemplo de Satanás que inverteu o sentido das palavras de Deus na tentação contra Jesus (Mateus 4.1-11).
Racismo é um escândalo (escândalo vem do grego e significa “separação”) que diabolicamente (diabo significa “aquele que separa”) traz divisão na própria igreja cristã. Um péssimo exemplo vem dos Estados Unidos onde existem igrejas de brancos e igrejas de negros. E agora o grande desafio para este país da Ku klux klan – organização que tem a própria cruz como símbolo para defender a “supremacia da raça branca” – será proteger Barak Obama contra racistas fundamentalistas, os mesmos que mataram Martin Luther King. Mas isto é um mal globalizado, que provoca divisões e injustiças pelo mundo afora nesta Babel de arrogância.
Não podemos e nem queremos mudar a cor da nossa pele, nem a raiz de costumes e culturas. Mas quando estas coisas criam diferenças presunçosas de tratamento com as pessoas, isto ofende o Criador que ama a todos indistintamente, e estraga a grande missão da igreja. A Bíblia diz com todas as letras: “Meus irmãos, vocês que crêem no nosso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência” (Tiago 2.1). O teólogo luterano Gottfried Brakemeier escreve que Deus criou um mundo multiforme, em que cada "peça" tem sua característica inconfundível. Que o propósito de Deus nesta diversidade é a complementação de uns pelos outros e no serviço mútuo, usando cada qual o dom que recebeu. “Discriminação racial equivale a desprezo ao Deus Criador, que moldou a criação assim como a fez, e que por amor a ela deu o seu Filho Unigênito”.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 20 de novembro de 2008