Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Semanal 80 - 12 a 18 de Outubro de 2006

Cultos - 19º Domingo após Pentecostes
Tema: Jesus fortalece e guia os cristãos.
Textos bíblicos: Sl 135.1-7, 13-14; Nm 11.4-6, 10-16, 24-29; Tg 4.7 – 5.6; Mc 9.38-50.
Hinário Luterano: 183, 416, 298, 273, 271, 266.
Resumo da Mensagem: Em nossa maneira de agir, podemos prejudicar a fé, tanto de outras pessoas como também a nossa. Jesus lembra de duas atitudes importantes que seus discípulos devem ter neste sentido: em relação ao próximo, precisamos tratar com bondade; em relação a nós mesmo, precisamos tratar com severidade. Jesus também lembra que é necessário ter cuidado com nossa maneira de julgar as pessoas e, ao mesmo tempo, cuidar para não pensarmos que somos cristãos melhores que os outros. O texto do Evangelho mostra, então, a preocupação e o amor que Jesus tem por seus discípulos, desejando guia-los e fortalece-los na fé para que sejam sal e luz para o mundo. (pastor Ezequiel)
Programação da Congregação
81 ANOS – Os 81 anos da Comunidade São Paulo serão lembrados em três cultos especiais: dia 19/10 (5ª feira), 20h, dia 21/10 (sábado), 20h, e dia 22/10 (domingo), 9h. No Domingo haverá só este culto das 9 horas. No Domingo, dia 22, ao meio dia, todos estão convidados para participarem de um grande piquenique na área verde do Seminário Concórdia em São Leopoldo. Cada um deve levar a sua comida e bebida. Haverá um fogo de churrasco à disposição para os que desejam assar uma carne. A tarde está livre para esportes – futebol, vôlei e brincadeiras com as crianças. Agende o seu culto e participe da confraternização!
BAIRROS – Na Comunidade Jesus Redentor e no ponto de pregação do Mundo Novo não haverá culto nos dias 21 e 22 de outubro devido a programação do aniversário. Um ônibus sairá Domingo de manhã, 22, do bairro Redentora passando pelo Mundo Novo, que trará as pessoas para o culto e depois para o Seminário Concórdia.
103 ANOS – O Seminário Concórdia está celebrando um culto especial no dia 22 de outubro, 19h, para festejar 103 de fundação. Todos convidados para este evento que acontecerá no Auditório da escola em São Leopoldo.
ASSINE O MENSAGEIRO LUTERANO - Revista mensal de nossa igreja. Sua assinatura custa R$ 35,00 por ano. Também uma boa opção para ser exposta na sala de recepção do seu trabalho. Pegue o cupom na saída.
LITURGIA DO HINÁRIO – Os cultos das 8h30 aos Domingos, a partir de outubro, seguirão as ordens litúrgicas e os hinos do Hinário Luterano, exceto em alguns programas especiais.
DIA DA REFORMA – No dia 31 de outubro, terça-feira, 20h, será celebrado um programa especial da Reforma Luterana.
CONSELHO DIRETOR – A IELB, nossa igreja nacional, está reunida nos dias 12 a 15 de outubro no Seminário Concórdia. É o Conselho Diretor, que trata de assuntos administrativos. O nosso Distrito Vale dos Sinos é representado pelo Conselheiro pastor Figur e Líder Leigo de Campo Bom, Carlos Bopsin.
CORAL – O coral da congregação está convidando todos os antigos coralistas para participarem da programação de Natal com uma cantata. Os ensaios são realizados nas terças-feiras, 19h30, na igreja.
SERVAS GUARANI – A reunião das servas Guarani nesta 4ª feira, será realizada na casa de Neldi Tomm, rua Visconde de Macaé, 192, Operário, fone 3527-1278.

Artigo - Crianças no buraco

Fiquei chocado quando vi a foto no jornal, a de um bebê sendo resgatado vivo de dentro de uma cova. A própria mãe havia enterrado o filho recém-nascido. Isto aconteceu na última segunda-feira no interior do Paraná. Apenas com a cabeça para fora e ainda com restos da placenta, o bebê sobreviveu apesar de permanecer 24 horas debaixo da terra.
Isto já se tornou comum, relatos sobre pais que matam ou tentam matar seus filhos. Evidentemente, coisa de gente louca que precisa de tratamento. Apesar de que tem muita gente boa da cabeça mas ruim do coração, que não pensa duas vezes antes de eliminar os próprios filhos. É o caso dos milhares de abortos praticados por gente “de bem”, que não titubeia em acabar com o intruso que se alojou no ventre - como se fosse um verme que se despacha com vermífugo.
A questão vai mais longe quando se pensa em outros “buracos”. Nesta semana, educadores, psicólogos e especialistas estiveram reunidos em Porto Alegre para discutir os efeitos da erotização infantil. O grupo, liderado pelo juiz da Infância e Juventude, Leoberto Brancher, faz uma campanha de alerta às famílias. O juiz adverte que existem coisas que passam despercebidas na sala de estar onde a TV está ligada, ou mesmo nos videogames e Internet, mas corrompem silenciosamente a formação e o desenvolvimento do caráter das crianças. Explica que as principais causas da gravidez, do sexo precoce e da brutalidade entre os jovens, é por culpa dos apelos eróticos e violentos que chegam às crianças.
- “Precisamos fazer com que o mundo adulto se posicione”, conclama Brancher. O movimento pede que os pais iniciem a conversa sobre o tema com os filhos nesta Semana das Crianças.
É óbvio que o problema das crianças são os adultos, começando pelos de casa. E se a recomendação é o diálogo, aí a situação complica. Jesus disse que quando um cego guia o outro, os dois acabam caindo num buraco” (Mateus 15.14). Este é o resultado numa sociedade doente que perdeu o controle, o amor e o entendimento com as crianças - pais e mães perdidos despencando com seus filhos na cova da amargura. Alertando sobre a responsabilidade com as crianças, Jesus adverte aqueles que fazem maldades contra elas: “De fato foi a mim que fizeram” (Mateus 25.40). Com justa indignação, sublinha que os agressores das crianças deveriam ser jogados no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço (Marcos 9.42). Estupidamente, se a mais valiosa herança de Deus está senda enterrada, isto é natural nesta humanidade que jogou o próprio Criador na cova da descrença. Na parábola dos talentos (Mateus 25.14-30), Jesus fala das nossas responsabilidades. Um dos empregados recebeu 100 moedas e no lugar de usá-las, enterrou-as. - “Você deveria ter depositado meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros”, disse o patrão ao irresponsável. Pensando bem, esta mãe que enterrou vivo o seu filho é tão doida como esta sociedade consumista que soterra os pequenos com presentes, mas esquece que os filhos são um presente de Deus (Salmo 127.3). Neste dia das crianças, a súplica vem daquele que também saiu vivo do buraco: Deixem que a crianças venham a mim (Marcos 10.14).
Marcos Schmidt
(artigo para o Jonral NH - para dia 12 de outubro de 2006)