Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Semanal – Ano 5, nº 224 – 16 a 22 de julho de 2009

Cultos - 7º Domingo após Pentecostes
Tema: Cristo derrubou o muro da inimizade.
Textos Bíblicos: Sl 23; Jr 23.1-6; Ef 2.11-22; Mc 6.30-44.
Hinário Luterano: 69, 118, 104, 194, 102.
Mensagem: Cristo quebra os muros que nos separam uns dos outros. Isto é o que a epístola para este final de semana nos diz. Pense nos muros que o separam dos outros. Não olhe somente os muros que os outros construíram, veja primeiro o seu próprio muro e como Cristo o derruba. Quando você tem a fé que o capacita para viver sem os muros que o separa dos outros, os outros também se sentirão livres para derrubar os seus muros. (pastor Figur)
Aniversariantes – 16 a 22 de Julho de 2009:
16-Eldi Arend; Ana Saraiva; Silivio Espich; Noeli Saraiva; Guido Schmitt; Christian Muller; 17-Otto Muller; Maria Werb; Elmo Thoen; Rafael Holler; 18-Tanara Beck; Geraldo Jost; Pedro Zavaski; Nelson Kichler; Gilmar Diefenthaler; 19-Monique Miguel; Elissandra Rodrigues; Waldemar Schoenmeier; 20-Sonia Koch; Walter Karg; Selma Grohs; Nanci Ramos; Lauro Sander; Josias Martins; Francieli Opitz; Vitória Rodrigues; 21-Alzira Lindol; Nelsi Zambon; Greise Jasper; Herna Saraiva; Eloise Oliveira; Ademir Renner; Anderson Ferreira; M.Terezinha Moura; 22-Tatiana Klak; Helga Weber; Andréa Thoen; Leonida Schmidt; Joseana Saraiva
Lembretes
Fórum de Ação Social – Na Comunidade “Cristo Salvador” de Estância Velha, neste 19 de julho, das 14h até as 16h30. Pastor responsável pelos trabalhos, Irineu Buss, e pastor coordenador do encontro, Arnildo Figur
Instrução de Confirmandos – A partir de 7 de agosto reiniciam as aulas, com a nova turma de catecismo (1º ano). Os jovens com 12 anos entre agosto/2009 a julho/2010 estão aptos para o ensino. Inscrições na Secretaria.
Recadastramento – Todos os membros da comunidade estão sendo recadastrados. Pegue a ficha de dados (uma para cada membro batizado), preencha e entregue nos cultos ou na Secretaria.
Instrução de Adultos – Ainda há tempo de se inscrever e participar. Os encontros são aos sábados, 9h, com o pastor Marcos.
Cesaspa – Telefone da ecônoma do ginásio, Milena: 9336-0024.
Mensageiro Luterano – Faça assinatura desta revista mensal da nossa igreja. Informações com pastores ou na Livraria Pesquisa – rua Bento Gonçalves, 3066kl (com completo material evangélico).
Cesaspa – Telefone da ecônoma do ginásio, Milena: 9336-0024.
Horário da Secretaria – Segunda à Sexta-feira, 8h às 18hs, sem fechar ao meio-dia, e Sábado, 8h às 12h.Orações no culto – Se você quer interceder por pessoas enfermas, ou lembrar necessidades, aniversários de casamento, ou outras situações – peça para incluir na oração geral no culto. Fale com o pastor antes.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Artigo - Uma placa na Lua

Eu tinha nove anos, mas as imagens em preto e branco da televisão Admiral à válvula ainda estão fresquinhas na memória. Também não esqueço os meneios de cabeça da minha avó afirmando que aquilo era pura encenação para enganar os bobos. Acho que foi ela que espalhou a ideia da “farsa” do homem na Lua naquele 20 de julho de 1969 e até hoje tem discípulos. Em todo o caso, o que poucos sabem é que este satélite natural da Terra, distante 385 mil quilômetros, transformou-se no mais elevado púlpito. Após pousar no solo lunar com seu colega Neil Amstrong, Edwin Aldrin deixou uma pequena placa com o Salmo 8. Proibidos pela Nasa de qualquer manifestação religiosa, Aldrin expressou secretamente a fé cristã nestas palavras bíblicas: “Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro (...) Quando olho para o céu, que tu criaste, para a Lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares – o que é um simples ser humano para que penses nele? (...) No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo (...) Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele”.
Já são 40 anos e desde lá muita coisa orbitou a Terra. A primeira televisão lá de casa nem sei que fim levou, a minha avó agora pisa as “estrelas do céu”, e a Lua continua refletindo a luz do astro rei. E mesmo se for invenção a tal placa do Aldrin, a grandeza de Deus permanece visível para todos os que contemplam a noite iluminada. Podem até proibir, mas nunca conseguirão esconder nem a Lua nem a glória do seu Criador. Igual a fé que têm alguns jogadores da seleção brasileira. No último jogo contra os Estados Unidos, a Fifa ficou buzina da vida. E agora estão todos avisados: se mostrarem Jesus nas camisetas, os atletas de Cristo serão punidos. Os homens da mídia têm “razão”, afinal quem banca as imagens são os patrocinadores e não Jesus. Será?
Outras cinco expedições seguiram depois a trilha do Apollo 11, e até hoje 12 pessoas caminharam no solo do satélite terrestre. Mas tem gente que continua duvidando desta história – o que não muda em nada a missão dos astronautas nem a vida dos céticos. Diferente da missão divina. Porque se a Lua foi “um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”, a Terra foi um significante passo para Deus, mas um infinito passo para a humanidade. Refiro-me às pegadas de Jesus neste planeta. Muitos não acreditam que o Filho de Deus pisou este solo, que aqui deixou uma cruz vazia – que segundo Cristo interfere no destino eterno de alguém: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).
Amstrong e Aldrin deixaram oficialmente uma placa na Lua, presa a uma das pernas do módulo lunar. Ela diz: “Aqui, homens do Planeta Terra pisaram a Lua pela primeira vez. Viemos em paz em nome da humanidade”. Mera semelhança é pura coincidência, mas Jesus deixou a sua própria vida presa nas pernas da igreja com uma mensagem: “Deixo com vocês a paz” (João 14. 27).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 16 de julho de 2009