Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 186 – 23 a 29 de outubro de 2008

Cultos – 24º Domingo após Pentecostes
Tema: Jerusalém não aceitou o convite! E nós hoje?
Textos bíblicos: Sl 84.1-7; Am 5.18-24; 1Ts 4.13-18; Mt 23.37-39.
Hinário Luterano: 149, 105, 537, 538.
Mensagem: Rejeitar um convite muitas vezes pode ofender o remetente. Sempre quando convidados, procuramos responder positivamente. Um convite geralmente é para receber algo de graça, e diante disto o dito popular "de graça, até injeção na testa", assim estamos dizendo “está aceito”. Nosso texto fala de um convite de Jesus. Ele também se refere de que este foi rejeitado e como resultado levou à destruição. Como estamos respondendo aos convites de Jesus? (pastor Figur)
Aniversariantes – 23 a 29 de Outubro de 2008:
23-Ana Elicker; Irma Martins; Miriam Fenske; Darci Eisenbraun; Anibaldo Hugentobler; 24-Marlisa Muller; Marcos Schmidt; Guilherme Marques; 25-Harri Weiler; Gilberto Thoen; Lucenia Kichler; Almira Hartmann; 26-Lucas Ries; Jose Souza; Arno Muller; Pedro Vargas; Daniela Alves; Geraldo Buss; Paulo W.Buss; Matheus Dietrich; 27-Laura Kohn; Márcia Justin; Roger Cherutti; Rogeli Reinheimer; Elisangela Fernandes; 28-Rita Ludke; Jose Soares; Felipe Sperb; Nestor Thoen; Graciela Roth; Rubi Scheffler; 29- Jane Silva; Tamaris Scheffel; Fernanda Garcia.
Lembretes
REFORMA LUTERANA – Para lembrar os 491 anos da Reforma Luterana, no dia 31 de outubro, sexta-feira, será realizada uma programação em conjunto com a Comunidade da Ascensão, IECLB. O evento será nesta igreja (Julio de Castilhos, centro), 20h, com participação de corais e reflexão sobre a data. Após uma confraternização no local.
PASTOR ANDRE SCHENEIDER – O novo pastor da Paróquia “São Lucas”, NH, André Schneider, estende convite a todos para a sua instalação neste Domingo, 26 de outubro, 19h. O culto será na sede, rua Guanabara, 678, Ouro Branco.
FELICIDADE AUTÊNTICA – Este é o título da palestra de Carla Lauffer (luterana e psicóloga). Neste dia 24/10, 20h, no Ginásio, no encontro Leigos com Famílias. Após haverá com fraternização com “comes e bebes”.
ENSAIOS DE NATAL – No dia 4 de novembro, terça-feira, 19h, começam os ensaios de Natal com as crianças. O local é no Lar, fundos da igreja, e todas as crianças interessadas (e incentivadas pelos pais) estão convidadas. O programa de Natal será no dia 20 de dezembro, 20h30, no Centro de Cultura. Também haverá uma programação especial de Natal no dia 24, 20h, na igreja.
DIA DA FAMÍLIA – No dia 23 de novembro o Distrito Vale dos Sinos realiza um encontro das famílias. Será no Seminário de São Leopoldo, com culto as 9h, almoço, e integração esportiva a tarde. Aguardem maiores detalhes. Não haverá culto na Comunidade São Paulo neste Domingo, nem nos bairros.
RETIRO DE CASAIS – Já estão abertas as inscrições para o último retiro do ano dos casais. Data: 30/11. Palestrante: Osvino Toiller. Aguardem mais detalhes!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Artigo - Na janela do ciúme

Diz a Bíblia que "o verdadeiro amor não arde em ciúmes" (1 Coríntios 13.4). Tragicamente, deste amor a humanidade está distante, e por isto tanta gente sequestrada e morrendo. O caso da Eloá – outro circo armado – encobre um mundo de vítimas que nunca aparecerá na janela do grande público. Em todo caso, ciúme é distúrbio antigo, fonte do primeiro homicídio. E se tudo é conseqüência do ciúme de Satanás, tem explicação o fratricídio de Caim quando o Criador lhe advertiu: “O pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo” (Gênesis 4.7). Dizem que o ex-namorado de Eloá não saía da janela dela. Não deu outra! O que a gente bisbilhota pela janela dos outros é o que entra pela porta dos nossos desejos. E isto vira obsessão perigosa quando a inveja, a cobiça, ou o ciúme já são hospedes do coração.
Os entendidos da mente explicam que o ciúme patológico tem relação com o Transtorno Obsessivo Compulsivo – doença em que a pessoa repete gestos e pensamentos sabendo que não têm sentido, mas que não consegue evitar. Foi o caso deste filho raivoso de Adão. Depois que Deus rejeitou a simulada adoração, os pensamentos dele começaram a fervilhar como nunca. Na verdade, tudo começa lá, nas mesquinhas e insistentes conversas da mente. E por isto o alerta bíblico: Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente (Filipenses 4.8).
Ciúme até os cachorros têm, e dependendo da raça deles, a tragédia está feita. Ciúmes todos temos, e, dependendo de nossa índole, do tamanho dos nossos caninos, da força de nossas mandíbulas, e das circunstâncias, “seqüestramos e matamos”. Tem muita esposa, marido, filho, aluno, seguidor de religião, empregado, colega, que já levou tanto tiro na cabeça, e a gente nem desconfia. A explicação da epístola apostólica para este mundo de cão dentro de cada um é assustadoramente contextual: “Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más (...) Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam” (Tiago 3.15, 16 e 4.2,3).
Na verdade, sentimos ciúme porque nos apossamos de pessoas e de coisas. Fazemos isto com o Criador e fazemos isto com a criação. E se por janelas acontece tanta coisa, a solução está naquele que disse: Eu sou a Porta. E daí a diferença: “Por estarem unidos com Cristo (...) vocês são bondosos e misericordiosos uns com os outros (...) não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios (...) tenham o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha” (Filipenses 2). Por isto que "o verdadeiro amor não arde em ciúmes".
Marcos Schmidt
Jornal NH de 23 de outubro de 2008