Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 23 de junho de 2006

3º Domingo Após Pentecostes - Pastor Ezequiel

Cultos: 22 (Quinta-Feira, 20h), 24 (Sábado, 20h) e 25 (Domingo, 8h30 e 10h30) de Junho.
Tema: Cristo é o sacrifício perfeito por nós.
Textos Bíblicos (NTLH): Sl 28; Gn 3.9-15; 2Co 4.13-18; Mc 3.20-35.
Músicas (Hinário Luterano): 148, 353, 269, 274, 276.
Resumo da Mensagem: Você tem idéia do que significa “perfeição”? Antes do ser humano cair em pecado, o mundo criado por Deus era perfeito. Nós não temos mais uma idéia exata do que significa “perfeição” porque somos todos marcados pelo pecado e merecemos a condenação eterna. Somente uma obra perfeita em nosso lugar poderia nos livrar desta mal. A obra perfeita pela nossa salvação foi prometida e cumprida por Deus. Ele enviou Jesus que pagou tudo perfeitamente por nós, pessoas pecadoras, imperfeitas. Ainda continuamos sofrendo conseqüências do pecado, mas já não somos “feridos na cabeça”. Nossas dificuldades e até mesmo a morte, são como “feridas no calcanhar”, até pode doer, mas não são feridas mortais, pois temos a vitória eterna com Cristo.

Programação da Congregação - Junho de 2006

01/06 (Quinta-Feira), 20h, na igreja: Palestra promovida pelo Departamento de Evangelismo e Mordomia (DEM). O palestrante é o pastor Donato Pfluck que apresentará o tema "Qual o Modelo na Educação dos Filhos?".
01, 03 e 04/06 (Quinta - 20h, Sábado - 20h e Domingo - 8h30 e 10h30), na igreja: Estamos festejando o Pentecostes (descida do Espírito Santo sobre a igreja). Nestes cultos também será oficializada a campanha da IELB ("Aquecendo Corações").
03/06 (Sábado), 18h, na Comunidade Evangélica Luterana Jesus Redentor: Celebração do aniversário de 16 anos desta congregação, com um culto. No dia seguinte, (04/06), quem quiser terá galeto e salsichão, com saladas (para levar para casa).
04/06 (Domingo), 8h30, na igreja: O grupo da 3ª Idade celebra seu culto de aniversário. Após o culto, terá feira e bazar.
04/06 (Domingo), 18h, no Seminário Concórdia de São Leopoldo: Acontecerá o Culto Cantate. Nosso Coral estará participando deste culto, unido a grande orquestra e outros corais. Nossa congregação também estará presente neste culto, levando 1.000 litros de leite como doação para auxiliar o nosso seminário.
11/06 (Domingo), 10h30, na igreja: Começamos nosso Dia da Escola Bíblica com um culto elaborado pensando nas nossas crianças. Após o culto, vamos de comboio para Campo Bom, onde teremos o almoço e também gincanas para alegrar o dia.
12-15/06 (Segunda até Quarta), no lar da igreja: O pastor Ely Prieto (de San Antonio, Texas, EUA) está realizando um trabalho sobre preparação de sermões, que faz parte de seu doutorado. Os pastores do nosso distrito (DIVASI) estarão participando desta Oficina de Homilética.
14/06 (Quarta-Feira), 20h, na igreja: Os líderes dos grupos do PEM se reúnem para preparação da reunião nas casas. Estes encontros também fortalecem e animam neste desafio de reunir pessoas nas casas para integração.
18/06 (Domingo), 10h30, na igreja: A União Juvenil São Paulo comemora seu aniversário de 77 anos. A festa começa com um Culto Contemporâneo. E, como de costume, a UJSP também vai preparar uma Festa Junina para toda a nossa congregação, a partir as 16h, no ginásio (CESASPA - Centro Social e Assistencial São Paulo). Neste mesmo dia, 15h, as famílias da Jesus Redentor se reúnem na igreja do bairro para estudo, integração e amizade.
21/05 (Quarta-Feira), 14h30, Bairro Guarani:
A reunião das Servas Guarani será na casa de Iolanda Peres, Rua Cabreuva, 78, Bairro Guarani.
22/06 (Quinta-Feira):
Neste dia, faz 1 ano que os líderes do Programa de Evangelização e Mordomia Cristã (PEM) realizaram sua primeira reunião. Este trabalho dos pequenos grupos nos bairros, com encontros mensais, já deu um passo enorme. Mas precisa continuar com o lema: “persistir, persistir e persistir”. Afinal, é a maneira de levar a igreja até os lares, com estudo bíblico, comunhão e serviço. A próxima reunião dos lideres será no dia 12 de julho. Participe de seu pequeno grupo, e anime-se em ser líder. Deus pode estar lhe chamando para esta tarefa.
23/06 (Sexta-Feira), 20h, no CESASPA: Os leigos convidam as famílias para seu encontro. Estes encontros de Leigos com Famílias acontecem sempre em uma Sexta-Feira do mês, com estudos sobre a família, esportes de integração, alguma coisa para comer e bate-papo.
27/06 (Terça-Feira), 20h, na Comunidade de Nova Hartz:
Realiza-se a reunião do Conselho Distrital do Vale dos Sinos. O Conselheiro, pastor Figur, convoca as congregações representadas pelos pastores e três líderes leigos. Ordem: 1. Devoção, 2. Palavra Diretor do Seminário, 3. Relatório Tesouraria, 4. Projeto Surdos, 5. Orientações administrativas para congregações, 6. Pedidos de subsídios: "Cristo" do Rincão e "Sião" de Araricá, 7. Moções até 12/08 para CD, 8. CGC Projeto Surdos, 9. Área Ass.Social da IELB, 10. Informações gerais.
29/06 (Quinta-Feira), 20h, na igreja:
O pastor Paulo Kühl, da Rondônia, realizará uma palestra sobre O Código da Vinci. Primeiro veio o livro de Dan Brown, agora também está no cinema o filme, dirigido por Ron Howard, com Tom Hanks de ator principal. O assunto causou polêmica na sociedade e vale a pena ser discutido para tirar dúvidas e firmar certezas.
Junho e julho:
Durante estes meses, será entregue um questionário sobre a Escola Bíblica para que todos os pais expressem sua opinião sobre este trabalho. Não é necessário se identificar, as respostas podem ser anônimas.
Assistência Social: Os recursos estão escassos para manter o serviço social na congregação (especialmente para os ranchos). Se você quer saber mais sobre este trabalho, fale com a presidente Úrsula Neumann. A caixinha de ofertas da Assistência está sempre presente nos cultos.
Mundo Novo:
Neste período de inverno o culto no Mundo Novo é às 9h.
EMUSP (Escola de Música São Paulo): Existem horários disponíveis para aulas (na sexta-feira) de violão, flauta-doce e teclado. Contatos com o pastor Ezequiel.
Instrução de Confirmandos: No dia 4 de agosto começam as aulas da nova turma do 1° Ano da instrução de Confirmandos. A idade mínima é 11 anos, e a inscrição é feita na Secretaria.
Instrução de Adultos:
Em Agosto começam os encontros da nova turma de Instrução de Adultos. São encontros para aqueles que querem entrar na igreja. Interessados podem falar com um dos pastores e se inscrever na Secretaria.

Artigo - O Fim da Piada

O humorista Cláudio Vianna, o Bussunda, está entre os quinze milhões de pessoas que morrem todo ano por problemas do coração, um número que representa 30% do total de óbitos no mundo. Isto não é nenhuma surpresa nesta vida agitada e insalubre. O que surpreende é que Bussunda tinha dinheiro e condições para escapar deste grupo de risco em que a maioria se encontra. Outra coisa, ele morreu do coração num país que esbanja recursos. Mesmo assim a sofisticada tecnologia não conseguiu driblar este ataque fulminante. Aos 43 anos foi eliminado do jogo e impedido de seguir em frente para as oitavas-de-final.
Este é o espanto, ou a zebra. Quando morre um coitado, morre e pronto. Agora, quando gente famosa se vai, isto repercute, abala, choca. Ainda mais se é durante uma Copa, de alguém da telinha que estava lá, brincando com a vida e fazendo irreverências com tudo e com todos. Por isto agora esta reverência, respeito, e porque não dizer, temor. Afinal, com este placar acabam-se sonhos, ambições, projetos, metas. E pior, um resultado que pode acontecer no meu jogo e com maior chance. Afinal, não sou craque, dependo do SUS, não estou na Alemanha, e nem sei como andam as artérias do meu coração.
Por isto nestas horas nada adianta estar na telinha. É o que diz a Bíblia: “Ninguém se lembra para sempre dos sábios, como ninguém se lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos” (Eclesiastes 2.16). Esta é a verdade, a morte transforma todos num Zé Ninguém. Porque “os seus amores, os seus ódios, as suas paixões, tudo isso morreu com eles. Nunca mais tomarão parte naquilo que acontece neste mundo (Eclesiastes 9.6). Não é assim mesmo? Quem se deu conta que ontem fez dois anos que o Brizola morreu? Bussunda foi esquecido no mesmo dia porque tinha jogo do Brasil. Coisa terrível, mas é assim mesmo porque a vida continua.
E a morte também. Por isto, quando o livro sagrado ensina que “tudo é ilusão, é como correr atrás do vento” (Eclesiastes 2.26), então aí pode estar a resposta de toda esta perplexidade. Porque depois de todo preparo e treinamento, vem o juiz e expulsa o jogador no meio da partida. E nesta hora nada valem os aplausos ou as vaias. Porque é o fim do jogo, é o fim da picada. Ou neste caso, o fim da piada. Por isto as palavras do Sábio: “Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida. Mas descobri que isso também é ilusão. Cheguei a conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve para nada” (Eclesiastes 2.1,2).
Seria assim mesmo se a morte risse por último e a vida fosse uma pegadinha. Sorte nossa que existe algo sério: “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1 Coríntios 15.19,20). E daí a vibração quando nos últimos instantes da partida surge o gol da virada: “A morte está destruída! A vitória é completa! Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” (1 Coríntios 15.54,55). E assim, quem ri por último ri melhor.
Marcos Schmidt

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Artigo - O Espírito da Copa

É uma coisa que a gente nem quer ouvir nestes dias apaixonantes da Copa, mas as sublimes lições surgem com as derrotas. A Alemanha sabe bem disto. Um exemplo é este Estádio de Berlin, palco da Seleção brasileira. Construído por Hitler em 1936, tinha a intenção de provar durante os jogos olímpicos que o povo da raça ariana era superior aos outros. Mas Jesse Owens, um norte-americano da raça negra, conquistou quatro medalhas de ouro. Hoje um museu na entrada principal deste estádio explica a estúpida história nazista através de vitrines espalhadas pelo estádio. Uma delas registra o local onde Hitler assistiu Owens destruir o seu sonho. O führer poderia ter aprendido ali mas seguiu adiante contaminando muita gente.
O que é melhor para o Brasil, ganhar ou perder? Vão me mandar morar na Argentina se disser que é melhor perder. Não sou louco, quero ser hexa-campeão. Tem brasileiro querendo que a Seleção do Ronaldinho Gaúcho se dane. É gente indignada contra a alienação política e social que a Copa produz. E pior que eles estão certos. No entanto, assim como não dá para misturar futebol com religião, prefiro deixar fora de campo a esperteza da política, a ganância do dinheiro, a vaidade dos jogadores e outras coisas podres que rolam no vestiário deste evento mundial. Afinal, se eu quiser ser justo em tudo, vou ter que torcer contra mim mesmo.
Mas a Copa do Mundo é um bom treino para o jogo da vida. E se o estrelismo é o grande perigo, então lá está na Bíblia a primeira história da engenharia humana em busca de um troféu: “Vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro” (Gênesis 11.4). O final todos conhecem, assim como o de todas as outras torres humanas. E se o texto sagrado não esconde este fato, a intenção está evidente. Ou como a própria Bíblia afirma, de que estas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós (1 Coríntios 10.11).
Na verdade, as Torres de Babel caem porque são construídas de baixo para cima. As únicas que permanecem são aqueles que são erguidas de cima para baixo. É por isto que a Torre de Pentecostes (Atos 2) permanece até hoje, porque o Espírito Santo nesta construção “produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio” (Gálatas 5.22,23). Enquanto isto, o espírito que a natureza humana produz são bem conhecidas: inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião e divisões (Gálatas 5.20). Não é por nada o conselho: “Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida. Nós não devemos ser orgulhos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros” (Gálatas 5.25,26).
Dizem que 1 bilhão de pessoas no mundo assistiu este jogo do Brasil contra a Croácia para ver um time de craques. E todos nós de verde e amarelo e de peito estufado cantando: sou brasileiro com muito orgulho. Mas no final foi uma grande decepção mesmo ganhando. O destaque foi o goleiro Dida, parece que um dos poucos que se faz pequeno neste time de torres apesar dos seus quase dois metros de altura. Tomara que o Brasil tenha aprendido esta lição antes que seja tarde. Na verdade, uma lição que aponta bem para o meu nariz.
Marcos Schmidt