Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Semanal 178 – 28 de agosto a 3 de setembro de 2008

Cultos - 16º Domingo após Pentecostes
Tema: Deus quer trazer o perdido de volta para Cristo.
Textos Bíblicos: Sl 119.113-120; Ez 33.7-9; Rm 13.1-10; Mt 18.15-20.
Hinos (Hinário Luterano): 180, 513, 355, 257, 259, 262.
Mensagem: Normalmente ninguém gosta de ser corrigido. Temos dificuldade de admitir nossos erros. Cristo nos ensina que faz parte do papel do cristão mostrar o erro. Não apenas no sentido de repreender, mas com o objetivo de levar os perdidos de volta para o convívio cristão. Havendo arrependimento, o perdão deve prevalecer. E temos a certeza da presença e do perdão do próprio Jesus dentro da Igreja Cristã, que recebeu autoridade e poder para administrar este perdão. (pastor Ezequiel)
Aniversariantes – 28 de Agosto a 3 de Setembro
28-Liane Arend, Alice Wasem, Gabriel Sonntag, Gladis Vedovatto, 29-Nilsa Auler, Jobes Fauth, Enio Cardoso, Márcia Krumenauer, 30-Marlise Rosa, Nicole Muller, Daiana Dummer, Tatiana Schmidt, Andalavio Schwartzhaupt, 31-César Schutz, Arnoni Schunke, 01-Julia Nunes, Tiago Koch, Egidio Eckert, Adriano Fleck, Marcelo Adams, Sindy Hugentobler, 02-Janete Dieter, Davino Jacoby, Claudia Bundchen, 03-Eloir Ritter, Viviane Gomes, Camila Hugentobler.
Lembretes
73 ANOS DAS SERVAS – Nos cultos dos dias 4, 6 e 7 de setembro será recolhida uma oferta especial, lembrando os 73 anos das Servas da São Paulo. O dinheiro arrecadado será destinado para aquisição de roupas de cama para o Hospital Municipal. As mulheres da Comunidade estão convidadas a participar.
DOAÇÕES – A diretoria do Departamento de Assistência Social apela aos membros da congregação pela voluntariedade nos donativos. Nos cultos está disponível a caixinha de ofertas bem como a cesta para alimentos não perecíveis. Através destas ofertas muitas famílias recebem alimentos e outros auxílios. Cada um fazendo a sua parte neste gesto de amor, o resultado será muito grande. Pense nisto e colabore!
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Neste segundo semestre começa uma nova turma de Instrução de Adultos, para aqueles que desejam entrar na IELB através da congregação São Paulo e participar da Santa Ceia. Inscrições na Secretaria.
PEM – No próximo 3 de setembro, 4ª feira, 20h, na igreja, reunião dos líderes dos pequenos grupos de estudo bíblico para preparar o encontro do mês.
CASAIS – Já estão abertas as inscrições para o 3º retiro de casais do ano. Será no dia 28 de setembro, e o palestrante pastor Klaus Kuchenbecker, de Porto Alegre. O local ainda precisa ser confirmado. Inscrições na secretaria.
BOA SAÚDE – A Congregação Martinho Lutero da Boa Saúde dedica seu novo salão neste 31 de agosto. O pregador do culto, 9h, é o pastor Rodolfo Kirchhein. Ao meio dia tem churrasco (12 reais por pessoa) – reservas pelo telefone 3551-1405.
ESCOLA BÍBLICA – Contamos com a presença de todos(as) professores(as) na reunião distrital neste Domingo, dia 31, às 14h, na nossa igreja. A palestra será realizada pela psicóloga Núbia Pietzsch: "Fases do desenvolvimento infantil".

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Artigo - Festa dos parentes

A Justiça brasileira mandou acabar com a farra da contratação de parentes para cargos no serviço público. É o tal do nepotismo (do latim nepos - descendente), palavra com origem dentro da própria igreja, quando no século sétimo o papa começou a nomear parentes para funções em cargos de poder. No artigo “Parentes, fora!”, o sociólogo Claudio Lembo argumenta que entre os primeiros a se lançar contra o nepotismo, se encontra Lutero, que censurou a prática de escolher parentes como geradora de uma casta eclesiástica. Creio, no entanto, que antes do reformador protestante, quem se manifestou contra este trenzinho da alegria foi Jesus. “Quem é a minha mãe? Quem são os meus irmãos?”, perguntou o Salvador quando sua parentela insistia no privilégio de falar com ele. Diz o Evangelho que Jesus olhou para as pessoas que estavam ao seu redor e respondeu: Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe (Marcos 3.34,35). Percebe-se, portanto, que no reino de Deus ninguém recebe privilégios.
A Constituição brasileira diz que o poder público deve zelar pela legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. Segundo palavras de um ministro do Superior Tribunal Federal no julgamento contra o nepotismo, agora é proibido confundir “tomar posse no cargo” com “tomar posse do cargo”, como se fosse um patrimônio particular. Na verdade, nem sempre parente é competente, e esta regra deveria ser aplicada em tudo. Parentes e amigos merecem larga consideração, mas nenhum servidor público tem o direito de beneficiá-los em detrimento do bem comum.
Referindo-se ao ministério pastoral da igreja, Paulo alerta contra a parcialidade: Eu peço e insisto no seguinte: em tudo o que você fizer, obedeça a estas instruções, sem preconceito contra ninguém e sem favorecer nenhuma pessoa. Não tenha pressa de colocar as mãos sobre alguém para dedicá-lo ao serviço do Senhor (1 Timóteo 5.21,22). Ao falar sobre o serviço cristão, é Pedro quem recomenda: Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros (1 Pedro 4.10). Aqui, no texto original do grego, administrador é “oikonomos”, de onde surge a palavra ecônomo. Isto lembra que na fiel economia da vida, dos talentos, do tempo, do corpo, do dinheiro, tudo tem um propósito: para o bem de todos sem privilegios de ninguém, mesmo que este alguém é meu filho ou minha mãe. Isto explica as polêmicas palavras de Jesus: Quem ama o seu pai, a sua mãe, o seu filho, a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor (Mateus 10.37). Amar Jesus é cumprir o que o próprio Senhor lembrou: Quando vocês ajudam o mais humilde dos meus irmãos, é a mim que fazem (Mateus 25.40).
Conforme uma teoria, parentes possuem os mesmos genes e protegê-los seria uma forma de garantir a sobrevivência dos próprios genes. Isto explica tudo nesta mistura de coisa pública com doméstica: nepotismo não é boa ação à parentela, é puro egoismo.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 28 de agosto de 2008