Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 444

O SEMANAL - 3 A 9 DE OUTUBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

20º Domingo após Pentecostes

Leituras:   Sl 62    Hc 1.1-4, 2.1-4      2 Tm  1.1-14      Lc 17.1-10
Tema:           Quatro pequenos-grandes ensinos de Jesus.
Mensagem: Uma das tantas coisas bonitas que nos chama a atenção na Bíblia é o fato de ela ter resposta para tudo que realmente importa. Não uma resposta qualquer. Mas a resposta, a solução definitiva para os problemas da nossa vida. Em Lc 17.1-10 temos uma quadra de pequenos ensinos de Jesus perfeitamente coligados entre si: escândalos, perdão, fé e obras de amor. Quem provoca escândalos comete pecado; quem se arrepende e crê em Cristo têm perdão e perdoa; quem tem dificuldade em crer e perdoar precisa de mais fé; crescendo a fé, crescem as obras de amor. Que o Espírito Santo nos dê real crescimento. (Pastor Edgar)

Programação da semana

08/10  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
09/10  – Quarta
14h30
Servas Centro
10/10  – Quinta
14h
20h
Terceira Idade
Culto na "São Paulo"
11/10  – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos
12/10 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Celebração de Louvor na "São Paulo"
13/10 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo” - 88 anos (ginásio)
Jovens

 

L e m b r e t e s

CHAMADO PASTORAL  – Nomes dos pastores indicados: Arthur Dille Benevenuti, Laerte Tardeli Helwig Voss, Marco Antônio Meyer Jacobsen, Otto Neitzel Neto (já retirou o nome), Adevair Schulz, e o teologando Marcos Weirich. Através de um questionário, quem responder  será analisado na Assembleia de 19 de outubro, para a realização do chamado, ou caso necessário, em outra assembleia. O perfil do candidato está afixado no quadro mural.
QUESTIONÁRIO PASTORAL – Estará a disposição na Secretaria a partir de 15 de outubro para os membros votantes poderem analisar.
CASAMENTO – Diego Rheinheimer, filho de Paulo Rheinheimer e Lisete Regina Rheinheimer, com Ingrid Lindol Ribeiro, filha de Sebastião Valoar Ribeiro Neto e Eliane Veratriz Lindol, neste 5 de outubro, 18h.
APOIO PSICOLÓGICO – Através do Ponto Psi, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado dos gabinetes pastorais. Agendamentos na Secretaria.
ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE – Para festejar os 88 anos da "São Paulo", o Coral da Comunidade São João de Erechim estará em Novo Hamburgo. No sábado, 12/10, 20h, fará apresentação no lugar do culto (na igreja), e no domingo, 13/10, 9h, culto especial no ginásio, com a participação deste coral, pregação do pastor Paulo Zenker, e coral e escola de música da São Paulo. E ao meio dia almoço, cartões na secretaria.
ADULTOS ­– A instrução de adultos inicia no dia 16 de outubro, quarta-feira, 20h. Dez encontros para aqueles que desejam ser membro da igreja.
ENCONTRO TEOLÓGICO – Tema: "Como ler e entender a Bíblia". Pelo professor Vilson Scholz. Datas: 30/10, 13/11 e 27/11 (quartas-feiras, 20h as 22h, na igreja). Inscrições na Secretaria.
IGREJA ABERTA – Ajude a manter a igreja aberta, sendo voluntário na recepção. Veja os horários no mural: 3ª-feira a 6ª-feira, 11hs às 16hs. Escolha o seu horário!
MENSAGEIRO – Avulso, na saída da igreja. É só pegar e colocar 7 reais na caixinha. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Artigo - Ódio e perseguição

Ódio e perseguição


     A ação terrorista que matou dezenas de pessoas no shopping do Quênia foi um ataque contra cristãos. Isto foi esquecido nas notícias. No mesmo final de semana, homens-bomba explodiram uma igreja no Paquistão, 78 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. São números que se somam numa assombrosa estatística: 100 mil seguidores de Cristo são assassinados anualmente numa implacável perseguição. Por que será que os noticiários não divulgam abertamente estas truculências contra a cristandade? Quem sabe porque a sociedade ocidental também persegue o cristianismo. Ao menos é isto que pensa o jornalista espanhol Fernando de Haro, no seu livro "Cristãos e leões". Ele argumenta que existem três níveis de perseguição: cristãos que arriscam e perdem a vida; cristãos sem liberdade dos direitos civis e pessoais; e cristãos que sofrem perseguição cultural. O autor explica este último: "É um poder sobre a consciência".

     Longe das manchetes, enquanto milhares de cristãos ao redor do mundo pagam o preço da sua fé com a própria vida, outros sofrem o peso da cruz de forma sutil e ardilosa, sem perceberem os custos e o prejuízo. Por exemplo, quantos de nós têm liberdade de consciência para expressar sua fé e seus valores? Seguidamente ouço a desculpa: "Não falo de religião para não me incomodar". Mas o cristão não é uma testemunha de Cristo? É interessante lembrar que "testemunha" na Bíblia vem do termo grego "martiria" - martírio no português, que significa sofrimento, aflição. Por isto, em qualquer nível o fiel discípulo de Cristo sempre sofrerá perseguição. O próprio Salvador não escondeu esta condição: "Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe" (Lucas 9.23).  Mesmo porque, praticar o amor ao próximo num mundo egoísta e sustentado pelo ódio é um exercício que exige extremo sacrifício.

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
3 de outubro de 2013