Foto panorâmica da Igreja

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Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Artigo - Nichos do Natal

“Veja qual presente os Reis Magos tem para você”, insistia a propaganda nos meus e-mails. O que me fez lembrar uma vitrine com a Estrela de Belém que apontava para os produtos “tudo em 10x”. São os atrativos do comércio pegando carona nas histórias sagradas. E se o merchandising dos negócios terrenos escandaliza os conceitos divinos, por outro, a divulgação do Evangelho não deixa por menos. Por isto o lembrete de Jesus: “As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz” (Lucas 16.8).

Se o reino do poder econômico aproveita o lombo dos camelos e os holofotes de Belém, o reino de Deus segue pelo caminho inverso nos mesmos dromedários. Ele usa os caminhos do ouro, do incenso e da mirra para mostrar o celestial produto. Por isto a Epifania – termo da literatura profana que significa manifestação, aparecimento, usado pela igreja para propagandear o Natal. Pouco se sabe quem são estes magos do Oriente lembrados no dia 6 de janeiro. Mas a profecia do Salmo 72 sugere: “Os povos do deserto se curvarão diante dele... Os reis da Espanha e das ilhas lhe oferecerão presentes, e assim também os reis da Arábia e da Etiópia”. Fica a certeza que é gente fora de Israel – de culturas, crenças e costumes diferentes. No dicionário da propaganda, eles são nichos de mercado.

“Nichos de mercado” são segmentos ou públicos cujas necessidades são pouco exploradas ou totalmente esquecidas. Fato que a história dos Reis Magos não esconde, conforme Mateus registra. É que o produto divino da manjedoura estava fora da vitrine, escondido na prateleira pelo gerente da loja, apenas de uso interno. Ou seja, os visitantes chegaram à Jerusalém sem nenhum convite, não foram bem recebidos e não obtiveram nenhuma informação dos vendedores. Se não fosse a interferência direta do dono, aqueles homens teriam perdido a viagem. No final, a história destes consumidores conduzidos pela Estrela vem novamente mostrar que entre o sagrado e o profano, ou vice versa, existem caminhos e o Caminho, e que a propaganda é a alma do negócio.

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
05 de janeiro de 2012

terça-feira, 3 de janeiro de 2012