Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 193 – 11 a 17 de dezembro de 2008

Cultos – Terceiro Domingo no Advento
Tema: Natal nos deixa sem saber o que pensar...
Textos Bíblicos: Lc 1.46b-55; Is 61.1-3, 10-11; 1Ts 5.16-24; Lc 1.26-38.
Mensagem: Quando Maria recebeu a promessa do anjo Gabriel, de que seria a mãe do Salvador, ela “ficou sem saber o que pensar”, conforme relata o Evangelho. Tal reação diante da mensagem do Natal é natural na vida de todos nós, quando ouvimos as promessas de Deus. Ao Deus nos falar que temos um Salvador, isto é, “de que Jesus será rei para sempre e o Reino dele nunca acabará”, entramos em parafuso. Afinal, Natal é uma história bem diferente da realidade que tanto já nos acostumamos. Mas é aí que começa o milagre do Natal, porque “para Deus tudo é possível”. (pastor Marcos)
Aniversariantes – 11 a 17 de Dezembro de 2008:
11-Maria Lindol; Henrique Dieter; Karolina Dietrich; Lia Schwartzhaupt; 12-Regis Silva; Karina Werb; Helio Wingert; Thiago Molder; Wagner Kunrath; 13-Carla Lauffer; Edjana Saraiva; Caroline Schmitt; 14-Clelio Konrath; Micael Albrecht; Andréa Menuzzi; Fátima Bertoletti; Matheus Scheffler; 15-Tiago Roos; Iara Albrecht; Nelsi Eisinger; Mara Dietrich; Eliana Bobsin; Roger Becker; Cassio Molder; Tânia Gonzaga; 16-Luiz Martin; Rejane Dreyer; Rosangela Guedes; 17-Arina Blum; Jacir Muller; Isolde Hack.
Lembretes
BATISMO – Lavínia Manoela Schmidt, em 13 de dezembro de 2008, filha de Igor e Jaqueline. Nasceu em 04/06/2008. Padrinhos: Gilberto e Solange Cardoso, Fabiano e Daniela Schmidt.
PACOTINHOS – Para aqueles que puderem ajudar na compra dos pacotinhos de NATAL para o centro e bairros, as doações podem ser feitas na Secretaria ou com a Geovana Schmidt.
ASSEMBLÉIA – No dia 21 de dezembro, junto com o culto, acontece a Assembléia da Comunidade São Paulo com a seguinte ordem do dia: eleições para presidente, tesoureiro e vice-secretário da congregação, relatórios e aprovação do calendário 2009.
DIACONIA – Intensivo da Diaconia em Educação Cristã no Seminário Concórdia Matrícula: 05/11 das 9 às 11 horas. Início das aulas: 05 de janeiro, 13h30. Término das aulas: 14 de janeiro, 11h30. Mais detalhes com pastor Ezequiel.
LUZ para o Seminário Concórdia – As congregações da IELB são convidadas para uma oferta especial com o objetivo de custear a reforma da rede elétrica do campus em torno de R$ 200 mil. Cada família pode pegar um envelope e fazer a sua oferta de acordo com suas possibilidades.
EDUCAÇÃO INFANTIL - O SESC abre inscrições para sorteio de vagas gratuitas na Educação Infantil, turno integral, para crianças entre 2 a 3 anos, que os pais tenham renda familiar de até três salários mínimos. A inscrição deve ser efetuada junto ao SESC NH até 18 de Dezembro. Informações pelo telefone 3593-6700.
Na Coroa de Advento acende-se neste culto a 3ª vela, a Vela dos Pastores. Aproxima-se a festa da vinda do Salvador. Neste Domingo lembramos aqueles humildes pastores nas campinas de Belém. Devemos estar preparados para receber o Senhor Jesus, igual aos pastores quando disseram uns aos outros: “Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer!”.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Artigo - O Sol do Natal

Os catarinenses necessitam de consolo no sentido literal da palavra. Consolo vem do latim cum + solis que significa “com sol”. No lugar da chuva, do céu nublado, é o brilho do Sol que eles mais precisam. Na verdade, o consolo sempre vem de cima, de alguém ou de alguma coisa que tem o poder de ajudar. Por isto a solidariedade, isto é, a ação de solidar, de oferecer solo para os que perderam o chão em todos os sentidos. A única solução – arrisco dizer que solução significa “ação do Sol” – aos catarinenses flagelados é o cum solis.
Cedo ou tarde, todos precisam de consolo. Nuvens pesadas e chuvas torrenciais são a coisa mais certa. Ninguém escapa! Diante desta certeza, a pergunta: temos um plano de emergência, uma “defesa civil” em estado de alerta? Parece que este foi o problema lá em Santa Catarina. A maioria não conhecia o chão onde pisava, nem estava preparada para a catástrofe. Percebe-se que o consolo eficaz é aquele que está à disposição igual aos botes salva-vidas num navio. Interessante dizer que o nome “Noé” vem da mesma raiz na língua hebraica do Antigo Testamento para “consolo” (Gênesis 5.29). Conhecemos a história deste pregador que prenunciou o Dilúvio por 120 anos e construiu um grande navio para salvar. O registro bíblico diz que a maioria zombou de Noé chamando-o de louco. Até hoje esta história é tida como um mito. Conclui-se com isto que sem fé o consolo perde a eficácia de resgatar.
Outro episódio marcante na Bíblia que fala de consolo é a escravidão do povo de Judá na Babilônia. Pode parecer assustador, mas os judeus foram avisados da tragédia. Bem antes do flagelo quando perderam pátria e liberdade, o profeta anunciou: “O Senhor, nosso Deus diz: Consolem, consolem o meu povo” (Isaías 40.1). Tais palavras divinas foram uma previsão meteorológica alertando: preparem-se para o temporal que se arma no horizonte, mas eu estou aqui e não os abandonarei. Isto aconteceu uns 600 anos antes de Cristo, e parecido com a história de Noé, a maioria do povo duvidou e rejeitou o consolo.
João Batista foi outro pregador do consolo: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto” (Mateus 3.1). O evangelista lembra que “a respeito de João o profeta Isaías tinha escrito o seguinte: Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar!” Tais palavras vêm logo após o “consolem, consolem o meu povo”. Por isto João Batista é o famoso personagem do Advento – este período cristão que orienta para a verdadeira celebração do Natal.
Lembro tudo isto para perguntar: onde está o consolo neste Natal que vem chegando? Compras, presentes, festas – isto parece ser a salvação de vidas encobertas sob coisas, vidas sem sol. Aliás, os cristãos escolheram o 25 de dezembro – dia quando os gregos antigos lembravam o nascimento do deus-Sol – exatamente para alertar que coisas e criaturas jamais poderão consolar.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 11 de dezembro de 2008

Artigo - Desaprender

Assisti no Fantástico o caso do pai de uma aluna de 12 anos que protestou com a forma da orientação sexual. Espantou-se com os comentários da filha sobre um pênis de borracha usado na sala de aula durante a explicação da professora sobre métodos contraceptivos. "Ela ficou bastante chocada, achou esquisito. Ela conta inclusive que na sala de aula houve muita brincadeira indecente e gozação com aquele objeto”, disse o pai à reportagem.
Parabéns a este pai do interior de São Paulo, também professor, que entrou com uma representação no Ministério Público contra a Secretaria Estadual da Educação. Teve coragem em dizer “não” às imposições do Ministério da Saúde que obrigam nossos filhos a entender do jeito deles a sexualidade. Tenho uma filha de 12 anos, e não quero que ela veja um pênis de borracha ereto numa sala de aula. Minha “pré-ocupação” não é com a gravidez precoce, mas com aquilo que é gerado na mente e no coração dela. Desta forma, assim como as escolas públicas não têm o direito de impor uma específica religião aos alunos, elas também não têm licença com respeito à orientação sexual dos nossos filhos. No entanto, estamos sob uma ditadura. O Fantástico mostrou isto. A dirigente regional de ensino, a diretora do Programa Nacional contra as doenças sexuais, e o promotor da Infância e Juventude foram unânimes em dizer que este pai está errado. Mas o pai pedagogo, no final, disse tudo: “Não podemos dar uma carta de motorista para um menino de 12 anos, assim como não podemos incentivar uma criança de 10 a 15 anos a ter uma relação sexual. A relação sexual tem que ser explicada que é dentro de um contexto de compromisso mútuo”.
Neste mesmo Domingo ouvi uma palestra do Osvino Toiller num encontro de casais, e entre tantas coisas sábias, o professor disse algo que me chamou atenção: “Hoje precisamos mais desaprender do que aprender”. Não é possível nem salutar tapar os olhos, ouvidos e mente para tudo o que se ensina por aí. Então, o único jeito é desaprender. É usar “camisinha” no coração. Uma proteção essencial, sobretudo contra esta forma doentia que contamina a vida dos jovens e da sociedade, e que gera tanta desarmonia na família. Por isto a recomendação bíblica: “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a própria natureza dele e que se mostra em vida verdadeira” (Efésios 4.23,24).
Não sou contra campanhas sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. No entanto, o problema é a didática. Também não posso obrigar ninguém a aceitar meus princípios religiosos e morais. Mas creio que tem muita gente que pensa como eu penso. No Fantástico, 40% dos telespectadores telefonaram que concordavam com o pai. É isto que o governo e as escolas precisam compreender: nós, pai e mãe, temos o direito de saber o quê e como estão ensinando os nossos filhos. Mesmo que sejamos a minoria!
Marcos Schmidt
Jornal NH de 4 de dezembro de 2008