Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O SEMANAL, ANO 8, Nº 385


O SEMANAL -  DE 16 A 22 DE AGOSTO DE 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
              Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_______________________________________________________

12º Domingo após Pentecostes

Tema:       As ofensas evitáveis, as ofensas inevitáveis!            
Leituras:    Sl 34.12-22     Pv 9.1-10     Ef 5.6-21      Jo 6.51-69

Mensagem:  Quando Jesus afirma no Evangelho que “sempre vão acontecer coisas que fazem os outros caírem em pecado” (NTLH) – ou, “é inevitável que venham escândalos” (ARA) ele está falando daquelas ofensas  que podem ser evitadas. No texto da epístola, Paulo diz como evitar o escândalo: “Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver”. No entanto, por vezes o escândalo é inevitável. Escandalizar-se significa ofender-se, afastar-se, abandonar. O povo judeu ficou ofendido pela maneira de Jesus falar. O Senhor usou expressões muito fortes: “comer a sua carne, beber o seu sangue”. Por que ele disse isto? Os textos de hoje falam dos escândalos que devem ser evitados e os escândalos que não tem como evitar...                                                                                                                   pastor Marcos

Programação na Semana

21/08 – Terça
13h30
18h30
17h45
19h30
Assistência Social
Aulas de flauta
Instrução de Adultos (turma A)
Coral
22/08 – Quarta
14h30
Servas Centro
23/08 – Quinta
20h
Culto “São Paulo”
24/08 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º anos
Instrução Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos 
25/08 - Sábado
9h
18h
20h
Instrução de Adultos (turma B)
Culto “Jesus Redentor”
Culto Cantate “São Paulo”
26/08 - Domingo
9h
18h
Culto “São Paulo”
Jovens

 


Lembretes

EM MEMÓRIA – ROGER DA ROSA, falecido no dia 8 de agosto com 15 dias de idade. Deixa enlutados: os pais, avós, bisavós e demais parentes. Culto em memória no dia 16/08/2012.
CULTO CANTATE – Em nossa congregação São Paulo, em 25 de agosto, 20h,  Culto Cantate com participação do Seminário Concórdia.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Inscrições na secretaria para as novas turmas de profissão de fé. São dez encontros de 1 hora com duas opções de horário. O início das aulas de sábado será no dia 18 de agosto, 9h, e de terça-feira, 14 de agosto, 17h45. São duas turmas de acordo com a disponibilidade dos interessados.
PRE-CONFIRMANDOS – Em 3 de agosto iniciou nova turma do Pré-Confirmandos, para os que completam 11 anos a partir de agosto de 2012.
MENSAGEIRO LUTERANO – Pegue um exemplar e coloque 5 reais na caixinha! Se você tem assinatura, ofereça um exemplar para um amigo ou parente.
INTERCESSÕES – No início do culto, informe aos recepcionistas o(s) nome(s) de pessoa(s) para incluir na oração e o motivo por agradecimento ou pedido.
OLIMPÍADA JUVENIL – Neste fim de semana acontece a 2ª fase da Olimpíada Esportiva DIJUVASI. Será nas dependências do Ginásio Municipal de Campo Bom, com início as 13h30 deste sábado, e domingo 8h.
ASSEMBLÉIA – No dia 1º de setembro (sábado) após o culto das 20h, tem Assembleia Extraordinária da Comunidade São Paulo, com dois assuntos breves.
IDOSOS – No dia 3 de setembro, 2ª feira, a nossa congregação será sede do Encontro Municipal do Idoso. Aguarde mais informações.
87 ANOS – Com bastante antecedência o convite para o culto dos 87 anos da São Paulo. Será no Cesaspa no dia 21 de outubro, 9h, com almoço. Não haverá culto na 5ª feira e no sábado, para encher o ginásio.  Aguarde mais informações...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Artigo - Vida, respiração e tudo mais


Vida, respiração e tudo mais

Um médico determinado na hora e no lugar certo foi a salvação do idoso que se engasgou com um pedaço de carne numa churrascaria em Porto Alegre. Ao perceber que o homem não conseguia respirar, o cirurgião que almoçava no mesmo local, com uma faca comum fez um corte no pescoço da vítima e inseriu uma caneta para voltar a respiração. Este fato incomum bem no Dia dos Pais me fez pensar nas palavras finais do livro bíblico dos Salmos: “Todo o ser que respira louve ao Senhor” (150.6).
Não é preciso ficar engasgado e sem poder respirar para descobrir o quanto a nossa vida é instável e arriscada. Basta entrar no automóvel e podemos sofrer um acidente, estar na rua ou em casa e enfrentar um assalto, no sofá e passar por um AVC, no shopping e contrair a gripe A. “Estamos em perigo de morte o dia inteiro” (Romanos 8.36), lembram as Sagradas Escrituras. Isto deveria nos manter mais humildes e sensíveis. Isto deveria nos tornar mais agradecidos ao Médico dos médicos, ao Pai dos pais, e assim atender o convite: “Todo o ser que respira louve ao Senhor”.
“É ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais” (Atos 17.25), também diz a Bíblia sobre a nossa dependência divina. Mas esquecemos disto facilmente. É preciso então ficar engasgado com um simples pedaço de carne e milagrosamente sobreviver, para descobrir o quanto a vida está pendurada num fio, ou melhor, o quanto a vida depende de uma traqueia desobstruída. No entanto, quando pensamos em outra respiração, aquela que oxigena a alma e devolve a vida para sempre, então temos muito mais razão para louvar ao Senhor. Ele abriu a nossa alma com a cruz e desimpediu a passagem para os céus. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, disse Jesus. Para a nossa tranquilidade, ele está sempre do nosso lado, seja na hora quando nos engasgamos ou quando engolimos sem nenhum problema. 

Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
16 de agosto de 2012