Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Semanal - Ano 4, nº 183 – 2 a 8 de outubro de 2008

Cultos - 21º Domingo após Pentecostes

Tema: Deus convida a todos para o seu banquete.
Textos bíblicos: Sl 23; Is 25.6-9; Fp 4.4-13; Mt 22.1-14.
Hinário Luterano: 187, 269, 292, 289, 268, 426.
Mensagem: Qual a roupa adequada para uma festa de casamento? Muitas respostas diferentes podem ser dadas e muitas delas podem estar corretas. Se tratando da festa do céu, a situação muda de figura. Não temos a roupa adequada por nossos próprios méritos, mas a obra de Cristo nos concedeu a dignidade necessária para entrar no céu. Ele é nossa roupa adequada e, pela fé dada por Deus, somos tornados dignos de participar desta grande festa eterna. (pastor Ezequiel)

Lembretes

Aniversariantes – 2 a 8 de Outubro de 2008: 02-Leila Dutra, João Coelho, Anelise Muller, Josué Schuch, Leonardo Fauth, 03-Tais Ludke, Gustavo Rohr, Mayssa Fernandes, 04-Andre Pulz, Silas Glaser, Daniel Martín, Bruna Sander, Marione Silva, Felipe Knasel, Felipe Sander, Marcia Garcia, Samuel Leuck, Gian Pospichil, 05-Lilian Brito, Carlos Soares, Pámela Zitzke, Herta Klaudat, Carlos Schunck, Jessica Cardoso, Claudiomiro Lima, Ricardo Schirmer, 06-Julia Rosa, Raul Becker, Fausto Bischoff, Saragani Mauhs, Monique Pereira, Ariane Assmann, Elisa Reinheimer, Marcelo Reinheimer, 07-Alzira Rocha, Tatiana Sofia, Simone Buhler, Erica Ellwanger, Geovani Schmidt, 08-Eliane Bento, Eloir Monaco, Lairton Adams, Andrea Molder, Jose Fagundes, Nilson Scheffel.

83 ANOS - Dia 12 de Outubro nossa Paróquia comemora seus 83 anos com Culto Campal e almoço no Esporte Clube São José (R. Chapecó, 172). O cartão para o almoço será R$ 8,00, para comer no local ou para levar. Não haverá culto na igreja, mas no local deste clube. Os cultos de quinta e sábado realizam-se normalmente. Na parte da tarde deste domingo haverá uma integração esportiva e roda de chimarrão. Todos são convidados a festejar esta data.
MOÇÕES – Todos os membros são convidados para uma reunião na igreja, dia 6 de outubro, 20h. A finalidade é analisar e aprovar as moções e relatórios administrativos da IELB. Estas decisões de nossa congregação passam pelo Conselho Distrital (14/10) e depois seguem para o Conselho Diretor da IELB (16-19/10 - em Santa Catarina), onde nosso distrito é representado pelo pastor conselheiro e líder leigo.
CURSOS INTENSIVOS DE DIACONIA – De 05 a 14 de janeiro de 2009 o Seminário Concórdia oferecerá cursos intensivos de Diaconia em Música e em Educação Cristã. Maiores detalhes com o pastor Ezequiel.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Todas as terças-feiras, 20h, e Sábados, 9h. São duas opções de horário para facilitar a agenda dos participantes.

GALETO – Cartões para o galeto da Assistência Social na Secretaria, ao preço de R$ 8,00. O assado será no dia 11/10, 12h, no Centro Social, para levar.

Artigo - Na rua da amargura

Calcula-se que dois milhões de casas já foram desapropriadas nos Estados Unidos nos últimos dois anos. Situação que pode piorar, pois outros 9 milhões de americanos devem além do valor de suas casas. No meio deste furacão hipotecário, chamaram-me atenção histórias sobre “estacionamento-dormitório” contadas por uma repórter da BBC Brasil numa cidade da Califórnia. Como o caso da mulher que ironicamente vendia imóveis e que hoje mora no seu carro. "Meu Deus, o coração da América está sangrando", chora esta ex-corretora que perdeu os clientes, a moradia, e a própria dignidade. Segundo a reportagem, os banheiros públicos são fechados à noite no estacionamento, o que leva alguns a não beber nenhum líquido depois que chegam ao local porque não têm onde urinar. "Acho que ainda não vimos nem metade do que vai acontecer com este país", lamenta outra mulher que também transformou o carro em moradia.
Histórias como estas espantam porque vêm dos Estados Unidos. Se viessem da África, da China, ou mesmo daqui do Brasil, seriam apenas mais algumas entre tantas. Mas é isto que nos faz pensar e até sentir pavor. Porque ninguém está blindado a este tipo de situação – de gente que tinha tudo e agora encontra-se largado nas ruas. Deve ser a pior coisa do mundo não ter um lugar onde morar. Lembro de Jesus que reclamou: As raposas têm as suas covas, e os pássaros os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Mateus 8.20). Interessante que até nisto o Salvador se identifica, ele que veio para socorrer as pessoas da dívida dos pecados, e que prometeu: Não fiquem aflitos, na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês (João 14.1,2). A diferença é que Jesus privou-se do conforto da casa celestial sem ter nenhuma culpa, enquanto que nós aqui sofremos por irresponsabilidade própria, por querer dar o passo maior que a perna.
E se o assunto é ganância e suas conseqüências, vem à mente a advertência divina ao povo de Israel no tempo do profeta Amós: Por isso, vocês não vão morar nas casas luxuosas que construíram (Amós 5.11). O texto bíblico explica: vocês exploram os pobres, cobram impostos injustos, maltratam as pessoas honestas, aceitam dinheiro para torcer a justiça e não respeitam os direitos dos pobres. Chama atenção a contemporaneidade das palavras: “as ruas ficarão cheias de gente chorando” (5.16). Não quero dizer com isto que todos os que perdem as suas casas são gente má. Como nos terríveis furacões, maus e bons são afetados. No entanto, os motivos do quebra-quebra nos Estados Unidos estão evidentes.
São exemplos nesta bolha terrena onde tudo é instável. Mas são oportunidades para buscar o significado das palavras proféticas: Taparei as rachaduras das paredes e levantarei a casa que estava em ruínas, e ela ficará como era antes (Amós 9.11).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 2 de outubro de 2008