Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Semanal 71 - 10 a 16 de Agosto

10º Domingo após Pentecostes
TEMA: Em nossas dificuldades Jesus sabe muito bem o que fazer...
Leituras: Sl 136.1-9, 23-26; Êx 34.3-11; Ef 4.1-7, 11-16; Jo 6.1-15.
Resumo da Mensagem: O nosso maior PROBLEMA não está entre aqueles que enfrentamos. Na verdade, o nosso maior problema é não enxergar AQUELE que está do nosso lado em qualquer momento – JESUS. Pode ser que as coisas não sejam resolvidas como queremos, ou quando queremos. Mas “Jesus sabia muito bem o que fazer” (João 6.6) quando os discípulos são sabiam mais o que fazer. – Qual é a dificuldade neste momento que me deixa desnorteado e aflito? (pastor Marcos)
Programação da Congregação
Festival de Corais – O Seminário Concórdia convida a todos para o Festival de Corais que acontecerá no dia 20 de agosto, 19h, no auditório de suas dependências em São Leopoldo.
Presente para o pai – Ofereça de presente para o seu pai uma assinatura do MENSAGEIRO LUTERANO. É uma revista mensal de nossa igreja e a sua assinatura custa R$ 35,00 por ano. Também pode ser uma revista para ser colocada na sala de recepção do seu trabalho. Pegue o cupom na saída do culto.
FALECIMENTO – No último dia 3 de agosto faleceu LIONE NUNES RODRIGUES, com a idade de 61 anos. Deixa enlutados 5 filhos, 5 netos, 1 irmão, e 5 irmãs. O culto de ação de graças será no dia 12/08, 20h.
MUSICALIZAÇÃO E FLAUTA – No quadro mural nos fundos da igreja estão os nomes das crianças que ganharam aulas de musicalização ou flauta doce soprano, conforme prêmio da Escola Bíblica por participação. A primeira aula (reunião) acontecerá no dia 18 de agosto, 6ª-feira, às 18h30, no Lar da igreja. Neste dia, pede-se a presença dos responsáveis junto aos filhos, quando será explicado o funcionamento deste semestre e feita a divisão em duas turmas.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Neste 15 de agosto começam os encontros da nova turma para a profissão de fé. As aulas são nas Terças à noite, 20h, mas o dia e horário podem ser alterados. Interessados falem com o pastor Marcos e se inscrevam na Secretaria da congregação.
SERVAS GUARANI – Dia 16 de agosto, 14h30, as Servas Guarani se reúnem na casa de Ida Muller, Rua Silveira Martins, 362, Centro, fone 30669741.
ASSEMBLÉIA – Dia 20/08, após o culto das 8h30 (10h), tem Assembléia da Comunidade São Paulo. (Neste dia não haverá culto das 10h30).
ENCONTRO DA FAMÍLIA – Na 3ª semana de agosto as igrejas cristãs do serviço ecumênico de Novo Hamburgo – Senha, celebram a Semana da Família. Dentro da programação, nossa comunidade, com o apoio da Liga de Leigos, convida a todos para o Encontro da Família, dia 18 de agosto, 20h, no Cesaspa. Haverá uma palestra sobre o tema, e após confraternização com comes e bebes.
FAMÍLIAS DA REDENTORA – Dia 20 de agosto, 15h, as famílias da Com. “Jesus Redentor” se encontram na igreja para confraternização e amizade.MINI BIBLIOTECA: São mais de 30 títulos: Eu Creio, Coragem para Tempos Difíceis, Ser Pai, Ser Família, Como Superar a Depressão, Falando com Deus em Oração, entre outros. Tem fitas de vídeo e o CD Cantai Alegremente. Este acervo inicial pode beneficiar até 80 famílias a cada semana. O material, produzido pela CPTN – Cristo para Todas as Nações, foi adquirido com recursos resultantes da venda do Castelo Forte 2006. A proposta é que o material retorne após uma semana de uso. Bom proveito (Mauri R. Schmidt – Agente de Literatura)

Artigo - Os Almassugas e a Política

A mistura de religião e política ainda vai trazer uma terrível indigestão para todos nós. E pior, comprometendo a paz social que a Constituição Brasileira rege, sobretudo quando ordena no Artigo 5º que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantias na forma de lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. Os “almassugas”, usando seu poder de púlpito, desrespeitam a regra “número um” do código “religião e política” e colocam em risco nossa liberdade religiosa. Demonstrando uma fome insaciável pelo poder, tais igrejas fundamentalistas concorrem com os partidos políticos, usam o nome de Deus em vão, metem a mão no bolso do povo, e fazem uma lavagem cerebral nos ouvintes se auto-intitulando os “candidatos de Deus”.
Na verdade, religião e política são pratos diferentes mesmo quando precisam estar na mesma mesa. Para Lutero (1483-1546), “política é o esforço racional permanente e paciente de estabelecer e preservar uma ordem social de acordo com os valores do cristianismo”. Pregou isto num tempo quando os religiosos da época “converteram-se em senhores seculares para governar com leis que concernem somente ao corpo e aos bens” (Lutero – Da Autoridade Secular). Falando sobre os fundamentos bíblicos da ética política, este teólogo alemão diz que igreja e estado, apesar de interligados, são dois governos de Deus com propósitos diferentes e com funções que não devem ser misturadas. O poder espiritual garante o perdão dos pecados, o serviço ao próximo e a salvação eterna através do evangelho amoroso. O secular tem o propósito de manter o convívio das pessoas numa sociedade com tendências ao caos e conceder seu bem-estar físico através da lei. “Que são, pois, os sacerdotes e bispos?”, pergunta Lutero dentro desta compreensão. Responde que “o regime deles não é de autoridade ou poder, mas de serviço e função. Não devem impor lei ou mandamento a outros sem a vontade e consentimento deles. Seu governo não é outra coisa que pregar a Palavra de Deus e com ela conduzir os cristãos e vencer a heresia”. Por isso, salienta Lutero, “tem que se distinguir cuidadosamente esses dois regimes e deixá-los vigorar; um que faz alguém ser cristão, e o outro que garante a paz exterior e combate as obras más”.
Na prática, este pastor da idade média diria para nós hoje: - Cristãos, escolham pessoas honestas, capazes de fazer e executar leis, bons administradores, competentes naquilo que lhes cabe. Não usem a política para obter vantagens pessoais e privilégios de poder, mas para servir o próximo. Vocês, sacerdotes e formadores de opinião, tenham cuidado com seu poder de influência Dêem liberdade para que cada um possa escolher seus candidatos. Nunca usem o púlpito para buscar cargos públicos.
Trocando em miúdos, Lutero diria que a política é como pegar um táxi: não é preciso optar por um motorista cristão. É como escolher um médico, engenheiro, mecânico. Eles têm obrigação em ser competentes no seu trabalho e não interessa se são desta ou daquela religião. Se são cristãos, melhor. E aí, além de competentes, estes cristãos têm a oportunidade de testemunhar servindo os governados com amor.
Marcos Schmidt