Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Diretrizes gerais do trabalho pastoral na Comunidade São Paulo, IELB, Novo Hamburgo, conforme o atual quadro dos chamados pastorais:

Para a funcionalidade das atividades pastorais, serão seguidas as seguintes diretrizes:
1. Todos os pastores da paróquia cumprem a sua função, conforme chamado pastoral.
2. Todos os pastores têm a mesma qualificação em deveres e direitos, conforme chamado pastoral.
3. Haverá uma divisão de funções estabelecida entre os próprios pastores, para o bom desenvolvimento das suas atividades, comunicada e aprovada ou não em Diretoria e Assembléia da congregação. Nesta divisão serão seguidos os seguintes critérios:
3.1. Cada pastor ficará responsável por uma área geográfica de atuação na visitação, aconselhamento e atividades pastorais.
3.2. Cada pastor ficará responsável pela coordenação de um ou mais departamentos, grupos e área de serviço da congregação, conforme divisão estabelecida entre os próprios pastores, seguindo o critério de dons e disponibilidade dos mesmos.
3.3. Será sugerido entre os próprios pastores da paróquia, a cada dois anos, por ocasião da eleição do presidente da congregação, um coordenador, com as seguintes funções:
3.3.1. Responderá por todo o trabalho pastoral diante da congregação, numa função de referência, consenso e porta voz dos colegas pastores;
3.3.2. Realizará reuniões periódicas com os colegas de ofício, para estudo, agenda do trabalho, discussão e avaliação das atividades, objetivos da paróquia, e outras responsabilidades da área;
3.3.3. Zelará pelo ministério pastoral entre os colegas, seguindo o Código de Ética Pastoral da IELB;
3.3.4. Representará pastoralmente a paróquia em atividades, eventos, programações dentro e fora da IELB;
3.3.5. Cumprirá uma função de liderança, respeitando as funções dos colegas;
3.3.6. Poderá ser substituído fora do prazo de sua gestão, conforme indisponibilidade do mesmo, ou mesmo ser reeleito para a função conforme consenso e ordem das diretrizes acima estabelecidas;
Obs: Os termos “pastor titular” e “pastor assistente” não traduzem a atual qualificação dos chamados pastorais. A sugestão é que se siga com a seguinte qualificação: “pastor coordenador” e os outros, apenas “pastor”.
Assembléia Ordinária da CELSP-NH, 17 de abril de 2007

Semanal – Ano 5, nº 213 – 30 de abril a 6 de maio de 2009

Cultos – 4º Domingo de Páscoa
Tema: Jesus é o Pastor, o Cordeiro e a Porta da salvação.
Textos Bíblicos: Sl 23; At 4.1-12; 1Jo 3.16-24; Jo 10.1-18.
Hinário Luterano: 289, 269, 268, 292, 274, 293.
Mensagem: A Bíblia, em diversas situações, utiliza a imagem do pastor de ovelhas. Jesus é apresentado como o grande Pastor, incomparável, pois é o único que, entregando voluntariamente sua vida na cruz, se torna o nosso Cordeiro e a nossa Porta da salvação. O nosso Bom Pastor Jesus nos convida a segui-lo, com a promessa de que jamais nos abandonará. (pastor Ezequiel)
Aniversariantes – 30 de Abril a 06 de Maio de 2009
30-Valério Voltz; Juliana Schmitt; Marli Strassburger; 01-Alex Molder; Gessi Ludke; Clovis Dietrich; Raquel Martins; Valdacir Mônaco; Denys Schwartzhaupt; 02-Ariane Borges; Viviane Dieter; João Rodrigues; 03-Ivone Cardoso; Renato Krause; Ana Hoffmeister; Grace Von Mühlen; 04-Daniela Mello; Selma Venske; Catrine Eisinger; 05-Ana Silva; Davi Souza; Elaine Rosa; Jose Hadres; Luciano Silva; Eliane Rocha; Verônica Pereira; Alide Reinheimer; Hardi Hugentobler; Cíntia Hugentobler; Guilherme Brenner; 06-Elly Blum; Lelia Warth; Camila Silva; Ervino Kupske
Lembretes
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Pessoas interessadas em ser membro desta igreja (profissão de fé), lembramos que as inscrições para a Instrução são na Secretaria. As reuniões são realiazadas pelo pastor Marcos com horário a programar. São dez encontros sobre as principais doutrinas da fé cristã.
2º RETIRO DE CASAIS NO ANO – Anote na agenda: 14 de junho.
RÁDIO ABC – Na 900 AM, Domingos, 7h às 8h, programa Cristo para Todos, e 2ª à 6ª feira, duração de dois minutos, às 6h40. Ou no blog da nossa congregação, em qualquer horário.
COORDENADOR – Na última Assembléia foi homologado o nome do pastor Marcos para ser o pastor coordenador. Esta escolha é feita entre os próprios pastores, conforme diretrizes, e segue no período da eleição e gestão do presidente da congregação. Ele não está acima dos colegas, apenas representa os três na congregação com certas atribuições.
MENSAGEIRO LUTERANO – Faça assinatura anual desta revista da IELB por R$ 42,00, e recebe em sua casa. Fale com o pastor, na Secretaria, ou direto na Livraria Pesquisa.
ORAÇÕES NO CULTO – Se você quer interceder por pessoas enfermas, ou lembrar necessidades, aniversários de casamento, ou outras situações – peça para incluir na oração geral no culto. Fale com o pastor antes.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Artigo - A máscara que ajuda

Nestas horas a gente pode pensar que já é o fim do mundo. Afinal, foi Jesus quem disse, falando sobre os sinais dos tempos, que “em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias” (Lucas 21.11), que “a maldade vai se espalhar tanto que o amor de muitos esfriará” (Mateus 24.12), que “muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos, e os filhos ficarão contra os pais e os matarão” (Mateus 10.21). Mas ele também alertou: “Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: ‘Eu sou o Messias’ ou ‘já chegou o tempo’” (Lucas 21.8). O pior mesmo é entrar em paranóia e seguir o primeiro “messias” que aparecer. A trágica história do pastor Jim Jones em 1978 mostra o quanto isto é perigoso, quando ele e 909 seguidores da Seita Templo do Povo cometeram suicídio coletivo. Aliás, parece que este tipo de coisa é que virou epidemia: matar a família e suicidar-se.
E se amanhã é o Dia do Trabalho, é oportuna a observação do apóstolo Paulo sobre a atitude de certas pessoas de sua época que aproveitaram os ensinamentos bíblicos sobre o fim do mundo para justificar o ócio: “Se afastem de todos os irmãos que vivem sem trabalhar (...) Quem não quer trabalhar que não coma (...) Há entre vocês algumas pessoas que vivem como os preguiçosos: não fazem nada e se metem na vida dos outros” (2Tessalonicenses 3.6, 10-11). Este tipo de febre apocalíptica gera confusão e transtornos à sociedade civil, além de ser um desvio da boa fé e conduta cristã.
Por isto, antes das máscaras contra a gripe, é necessário usar filtros para o espírito de porco que obriga seguir o estouro da manada. À exemplo desta doença mexicana quando as notícias dizem que medo e desinformação estão provocando uma corrida louca às farmácias. Em São Paulo, uma única cliente levou para casa todo o estoque de máscaras da loja. Outro cliente levou R$ 500 só em remédio de gripe. Além de exageradas, são atitudes egoístas. Fico pensando o pior nesta sociedade sem equilíbrio e solidariedade, de “cada um por si e Deus por todos”, caso sofrermos de fato uma pandemia gripal: vamos ter que nos afastar uns dos outros mais do que já estamos afastados. Portanto, vale a recomendação paulina: “Não se perturbem facilmente nem fiquem assustados” (2Ts 2.2). Isto porque, se o vírus influenza da gripe se alastra de pessoa para pessoa, a influência do medo e da desinformação segue pelo mesmo caminho.
Pois quando nem os supremos juízes se entendem ou entendem alguma coisa, é bom manter a calma e a sobriedade, e praticar a oração: “Que o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, que nos ama e que na sua bondade nos dá uma coragem que não acaba e uma esperança firme, encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!” (2Ts 2.16.17).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 30 de abril de 2009