Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 453

O SEMANAL - DE 28 DE NOVEMBRO A 4 DE DEZEMBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

Segundo Domingo no Advento

Leituras:   Sl 72.1-7       Is 11.1-10       Rm 15.4-13       Mt 3.1-12
Tema:                  Como preparar-se para o Natal?     
                
Mensagem: João Batista pode ser chamado de o grande  “engenheiro de Deus”, pois recebeu a função de abrir uma estrada reta e plana para Jesus. Assim, este profeta é o caminho para Jesus, assim como Jesus é o caminho para Deus. Referimo-nos a mensagem “arrependam-se dos seus pecados”. Sem o arrependimento, ninguém pode receber Jesus como seu Salvador. Desta forma, Natal sem João Batista não existe! Natal sem Advento não existe! Festejar o nascimento de Jesus sem reconhecer os pecados é como lembrar a morte de Jesus na Santa Ceia, sem o devido preparo, preparo que começa com o arrependimento.  É por isto que João insiste no deserto “preparem o caminho para o Senhor passar”. Como?
pastor Marcos

Programação da semana

10/12  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
11/12  – Quarta
19h
20h
Ensaio de Natal com crianças
Instrução de Adultos
12/12  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo"
13/12 –  Sexta
20h
Leigos - confraternização
14/12 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo
15/12 – Domingo
9h
10h
18h
Culto na “São Paulo”
Assembleias extraordinária e ordinária
Jovens

 


L e m b r e t e s


BATISMO – De João Pedro Schuch Guedes, filho de Luís Flávio de Lima Guedes e Tatiani Teresinha Schuch. Nascido em 23/08/2013 e batizado em 07/12/2013. Padrinhos: Juliano Schuch, Kamila Almeida da Rosa Schuch, Milena Renata Guedes, Fabio Medina Xavier, Laércio Bento Araújo e Sandra Elisangela Fleck Araújo.
FALECIMENTO – Elza Adolphina Mossmann, no dia 4 de dezembro, aos 90 anos. Deixa enlutados 2 filhos, 1 filha, 2 noras, 4 netos. Culto de ação de graças: 07/12/2013, 20h.
CHAMADO PASTORAL – O formando Marcos Weirich, que recebeu chamado por nossa congregação, foi designado pela IELB, para Carapina, Espírito Santo. Para dar continuidade ao chamado pastoral, antes da assembleia ordinária, 14/12, haverá uma assembleia extraordinária para abrir o novo processo de chamado.
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA – Dia 14 de dezembro, após o culto. Assuntos: relatórios, cemitério e eleições. Votantes: todos os membros comungantes acima de 18 anos.
FORMATURA – Neste dia 7 de dezembro, 19h, realiza-se no auditório do Seminário Concórdia, a Formatura de 13 teologandos para o Ministério Pastoral. Entre eles, estão o Marcos Weirich e o Marcos Reinicke.
IGREJA ABERTA – Para manter o projeto Igreja Aberta, foi efetivada a sra. Dilma Pereira na função de recepcionista e evangelizadora. Ofertas voluntárias são bem vindas. Na saída da igreja, envelopes (vermelho) para Oferta Especial Igreja Aberta.
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso, na saída da igreja. É só pegar e colocar 7 reais na caixinha. (conseguimos troco de um e dois reais)
DEVOCIONÁRIOS  – Na Secretaria e na Livraria Pesquisa o Castelo Forte 2014 por 13 reais e Cinco Minutos com Jesus 2014 por 17 reais.
REVISTA SERVAS – Para a renovação, com. Marlene Teixeira, fone 3524.3963.

PROGRAMAS E CULTOS DE NATAL
21/12 – Sábado
24/12 – Terça
25/12 – Quarta
20h30
20h
9h
Programa de Natal na São Paulo
Programa de Natal na Jesus Redentor
Culto de Natal na São Paulo

CULTOS DE FIM DE ANO – Horários normais dos culto na São Paulo – 5ª feira, sábado e domingo (26, 28 e 29 de dezembro), e na Jesus Redentor, 28/12, 18h.]

AMIGO(A) VISITANTE, BEM-VINDO(A) A ESTE CULTO

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Artigo - Pé no freio

Pé no freio
    
     Dependemos demais da agilidade. De automóveis velozes, de estradas rápidas, de transporte público eficaz, de aviões e aeroportos modernos. Porque a vida está acelerada. Quanto mais rápido chegar, melhor. Ganha-se mais tempo, ganha-se mais dinheiro. Mais tempo e mais dinheiro? Para quê? Para chegar mais cedo e ganhar mais tempo e mais dinheiro. Uma bola de neve. Bom seria se pudéssemos ser teletransportados, olhar o lugar e chegar lá como no google earth, ou algo parecido com a espaçonave Enterprise, no filme Jornada nas Estrelas. Isto, no entanto, só no mundo virtual e na ficção científica. 

    Esse vício por rapidez provoca, por tabela, a sensação de que o tempo passa mais depressa, do "já é Natal e fim de ano". E assim estamos presos num círculo vicioso. Queremos pular fora, viver mais tranquilos e sossegados. Queremos aproveitar o fim de semana, as férias. Mas não conseguimos porque os pensamentos também estão acelerados. Ainda bem que é Advento, hora de colocar o pé no freio para aproveitar o Natal. João Batista é o protagonista bíblico desse tempo litúrgico da Igreja, digamos, o guarda de trânsito. "Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!", disse o profeta sobre Jesus. Esse caminho reto é o coração arrependido e crédulo.

     Desconfio que nossa ânsia por pressa e consequente impaciência, é porque estamos fora de rota, longe do caminho certo. Queremos voltar, mas não sabemos como fazer o retorno. E a distância aumenta cada vez mais. E quando as luzes natalinas sinalizam, de forma insistente, o acesso, parece que o tempo voa ainda mais ligeiro. É a pressa de Deus, o tempo que corre também no céu. Porque "hoje é o dia ser salvo" (2 Coríntios 6.2). Pensando bem, nada adianta a nossa correria se no final perdermos as oportunidades de redenção (Efésios 5.16). Por isto, é bom tirar o pé do acelerador e ficar atento aos sinais do trânsito!

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
5 de dezembro de 2013