Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Semanal 117 - 28 de Junho a 4 de Julho de 2007

Cultos - 5° Domingo após Pentecostes
Tema: Unidos com Cristo somos vencedores.
Textos: Sl 119.41-48; Zc 12.7-10; Gl 3.23-29; Lc 9.18-24.
Mensagem: Se você colocasse sua vida num podium, como seriam as classificações? O que estaria em primeiro? E por último, o que ficaria? O texto da Epístola foi escrito pelo apóstolo Paulo que, durante um bom tempo da sua vida não tinha lugar para Deus. Sem fé, todos nós somos escravos da lei e não temos lugar para a salvação. Mas a vida de Paulo mudou e Deus passou a ser o primeiro no podium da sua vida. A partir do Batismo, recebemos uma nova vida que nos torna até mesmo descendentes de Abraão e herdeiros das promessas de Deus. Quando Deus está em primeiro lugar, somos livres da escravidão do pecado e da lei, e somos vencedores junto com Cristo, inclusive sobre a morte. (pastor Ezequiel)
Lembretes
DIRETORIA E LIDERANÇA – No dia 9 de julho, 20h, a Diretoria da congregação se reúne com a liderança. Os integrantes das diretorias dos departamentos e grupos são convocados para esta importante reunião de trabalho. A reunião
3ª IDADE e CORAL : Neste 30/06, Sábado, 14h30, o grupo da 3ª Idade se reúne no Cesaspa com a participação especial do Coral da Prefeitura.
MENSAGEIRO LUTERANO – Nesta edição de junho do Mensageiro Luterano tem matéria especial sobre o testemunho de Neida Alves. Compre avulso ou faça assinatura.
TEOLOGIA – Neste 30 de junho, 18h, no auditório do Centro Educacional Concórdia em São Leopoldo, 34 teologandos recebem o grau de Especialização em Teologia para o Ministério Pastoral da IELB.
LÍDERES DO PEM – No próximo dia 4 de julho, quarta-feira, 20h, tem o encontro dos líderes dos pequenos grupos do PEM para preparação do próximo encontro nos lares. Anime-se e venha participar deste grupo de líderes para conhecer o trabalho.
CONFIRMANDOS – No próximo 3 de agosto começam as atividades da nova turma (1ª ano) da Instrução de Confirmandos. Aqueles que completam 12 anos no 2° semestre de 2007 ou no 1° semestre de 2008 estão habilitados a ingressar no 1° ano. As aulas acontecem sempre na sexta-feira, turma A às 8h e turma B às 14h. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da congregação.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Artigo - Sangue de Abel

Outra vez o assunto “violência” toma conta da mídia. Não vejo nada fora do comum que os agressores da doméstica carioca sejam universitários e ricos, que o assassino do aposentado José Sérgio Barbosa tenha formação técnica, que foi um professor universitário que matou o vizinho Rubens Gonçalves de Melo, que foram rapazes de classe média que espancaram e mataram um jovem em Dom Pedrito, RS. Também não é surpresa que todos estes crimes aconteceram por motivos insignificantes. Afinal, se pobreza, falta de estudo, ou razões relevantes gerassem violência, o mundo seria um caos. Até dentro de “igreja” alguém pode sofrer agressão. Corre pela internet no You Tube, sob o título “gagueira”, depoimento de um homem que buscou ajuda numa famosa igreja. Diz a vítima que o pastor mandou que se ajoelhasse para livra-lo do demônio, e por não obedecer, foi carregado à uma sala onde apanhou dos obreiros.
De onde vem tanta violência? Diz a Bíblia que a maldade está no coração (Marcos 7.21) e é uma doença que atinge a todos (Romanos 3.10-18). Por isto, do ponto de vista bíblico é errada esta idéia de buscar dentro de si a solução para o mal. O apóstolo Paulo, falando de experiência própria, depois de confessar que dentro dele existe um comando para a prática da maldade (Romanos 7.14-25), reconhece que a ajuda vem de fora (Romanos 8.11).
Evidentemente existem fatores que podem colaborar, como a própria impunidade, a crise familiar, a mídia, a ausência dos valores morais, o consumismo etc. No entanto, se analisarmos o primeiro assassinato, podemos encontrar o foco desta epidemia. Diz o texto bíblico que Abel e Caim fizeram sua oferta a Deus, mas só um deles agradou o Senhor. Logo depois Deus pergunta para Caim: - Por que você está com raiva? Por que está carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, estaria sorrindo; mas você agiu mal e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo (Gênesis 4.7). Caim não deu atenção e mata o irmão sem nenhum motivo. Mas a razão de sua violência tinha uma explicação: foi o culto a Deus - ou a falta dele. A ganância, que gera a idolatria às coisas é a resposta para tanta maldade.
Arnaldo Jabor num comentário descreve algo bem bíblico: “É assim a vida numa violenta sociedade de consumo, de clones, de extermínios, onde nada vale mais nada, onde nos acostumamos à violência banal, ao egoísmo do consumo total, onde tudo é mercado. Do iogurte ao amor. Tudo é comprável ou vendido”. Explicação que apóstolo já tinha dado: Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até a matar para consegui-las (Tiago 4.2).
Pois nesta terra amaldiçoada que abre a boca e bebe o sangue de Abel (Gênesis 4.11), surpreendentemente Deus devolve a bênção e a paz através do sangue de seu Filho (Colossenses 1.20). Não existe outra explicação para o mal e outro caminho para o bem.
Marcos Schmidt
Jornal NH – 28 de junho de 2007