Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Semanal 177 – 21 a 27 de agosto de 2008

Cultos – 15º Domingo após Pentecostes
Tema: Dedicando nossa vida ao Senhor
Textos: Sl 119.105-112; Jr 15.15-21; Rm 12.1-8; Mt 16.21-26.
Hinos (Hinário Luterano): 149, 400, 319, 311, 259, 260.
Mensagem: Neste final de semana, o Evangelho, bem como as demais leituras, nos convidam a dedicar nossa vida integralmente ao Senhor, independente dos sofrimentos ou contratempos que isso possa vir a nos causar. Somos convidados a responder ao amor de Deus por nós, assumindo nossa condição de cristãos, seguindo-o mesmo nos momentos de dificuldades. (pastor Figur)
Lembretes
DOAÇÕES – A diretoria do Departamento de Assistência Social apela aos membros da congregação pela voluntariedade nos donativos. Nos cultos está disponível a caixinha de ofertas bem como a cesta para alimentos não perecíveis. Através destas ofertas muitas famílias recebem alimentos e outros auxílios. Cada um fazendo a sua parte neste gesto de amor, o resultado será muito grande. Pense nisto e colabore!
ANIVERSÁRIO DAS SERVAS – Nos cultos dos dias 4, 6 e 7 de setembro será recolhida uma oferta especial, lembrando os 73 anos das Servas da São Paulo. O dinheiro arrecadado será destinado para aquisição de roupas de cama para o Hospital Municipal. As mulheres da Comunidade estão convidadas a participar.
ESCOLA BÍBLICA - Contamos com a presença de todos(as) professores(as) na nossa reunião paroquial do dia 30, às 18h. Também lembramos da reunião distrital no dia seguinte, 31, às 14h, também na nossa igreja. Para a reunião distrital teremos uma palestra realizada pela psicóloga Núbia Pietzsch: "Fases do desenvolvimento infantil".
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Neste segundo semestre começa uma nova turma de Instrução de Adultos, para aqueles que desejam entrar na IELB através da congregação São Paulo e participar da Santa Ceia. Inscrições na Secretaria.

Artigo - Crise de confiança

Deve ser bem complicado para um candidato sério fazer campanha política, quando, segundo pesquisa, apenas uma entre cinco pessoas acredita naquilo que os políticos prometem. Assim como extremamente penoso para alguém com boas intenções entrar na política e manter-se íntegro sem seguir o caminho fácil dos conchavos. Não posso falar muito, pois as coisas também não andam boas para o meu lado. Quase a metade das pessoas não acredita nas promessas dos religiosos. É uma crise de credibilidade que afeta outras instituições: o casamento, a economia, a polícia, seguindo uma lista bem espichada. Interessante que a profissão que mais inspira confiança é do Corpo de Bombeiros. Isto tem explicação, afinal, eles colocam a própria vida em risco para salvar a dos outros.
Martinho Lutero (1483-1546) disse que política é “o esforço racional permanente e paciente para estabelecer e preservar uma ordem social compatível com os valores do cristianismo”. Fico matutando nesta definição: se os valores morais da igreja são os mesmos da política, e se o maior valor destas instituições é a verdade, então porque tanta mentira em nosso país onde o cristianismo abrange 90% da população? 90% dos políticos não deveriam ser honestos? Aí pode estar a resposta para a falta de fé nas promessas dos políticos: a falta de fé de muitos “cristãos” nas promessas de Deus. E quando não existe fé, não existem obras - é coisa morta (Tiago 2.17); extingue-se a luz do mundo, fica insípido o sal da terra (Mateus 5.13,14).
No século 16, Europa, a corrupção no governo e na igreja convivia sob a tolerância do povo. No escrito Da Autoridade Secular, Lutero fala dos fundamentos da ética para o o poder estatal e religioso quando os dois estavam promiscuamente acasalados. Lembra que estado e igreja são regimentos de Deus, mas com propósitos diferentes. O poder espiritual tem a função de garantir o perdão dos pecados e a salvação eterna em Cristo, e o secular exerce o propósito de manter o convívio das pessoas na sociedade e conceder seu bem-estar físico. “Por isso tem que se distinguir e separar cuidadosamente esses dois regimes e deixá-los vigorar; um que torna justo (cristão), o outro que garante a paz exterior e combate as obras más”.
Seis séculos antes de Cristo a situação não era diferente, e por isto a reclamação divina: Vocês maltratam as pessoas honestas, aceitam dinheiro para torcer a justiça e não respeitam os direitos dos pobres. Não admira que num tempo mau como este as pessoas que tem juízo fiquem de boca fechada (Amós 5.12,13).Hoje, permanecer de boca fechada continua sendo um ato prudente, mas tal tolerância pode aumentar a crise de confiança. Um joguinho cínico do “eu sei que você sabe, você sabe que eu sei, mas vamos fazer de conta que ninguém sabe”.
Sem dúvida, deve ser muito complicado hoje convencer as pessoas com promessas. O único caminho continua aquele indicado por Jesus: pelos frutos a gente conhece quem é quem (Mateus 7.16).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 21 de agosto de 2008