Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 184 – 9 a 15 de outubro de 2008

Cultos – 22º Domingo após Pentecostes
Tema: Deus nos libertou do mal e nos deu liberdade para escolher o bem!
Textos Bíblicos: Sl 96 Is 45.1-7; 1Ts 1.1-5a; Mt 22.15-21.
Resumo da Mensagem: Os textos bíblicos deste culto nos indicam aquele ditado que “religião, política e futebol não se discutem”. Isto porque somos livres para escolher e ninguém pode nos obrigar em certas decisões. Jesus ao dizer: “Dêem ao Imperador o que é do Imperador e a Deus o que é de Deus”, lembra que agora é por nossa conta. A diferença é que nós, cristãos, podemos escolher aquilo que agrada a Deus. E a razão disto está na Epistola: “Deus nos ama e nos escolheu para sermos dele”. Por esta escolha de Deus em nosso favor, hoje podemos optar pelo bem. Mas mesmo assim, estamos livres entre o bem e o mal, sempre vamos precisar do amor de Deus para fazer a escolha certa. (pastor Marcos).
Aniversariantes – 09 a 15 de Outubro de 2008
09-Ligia Nunes, Thais Schmidt, Fernando Figur, 10-Marcos Karro, Rosinha Coelho, Solange Bottcher, 11-Elli Kaiser, Cintia Ritter, Adair Lopes, Letícia Silva, Edson Bauer, Sonia Krentz, Darcy Krieger, Miriam Weber, Solange Santos, 12-Juliano Schuch, Leonardo Bohn, Hildegard Kerber, 13-Renato Fröder, Dirceu Albrecht, William Sommer, Gustavo Strassburger, Jaqueline Strassburger, 14-Ruth Warth, João Coelho, Bianca Muller, Celson Walter, Haroldo Lauffer, Jessica Pospichil, Stephanie Mauhs, Douglas Trierweiler, 15-Arlindo Elias, Jarbas Michel, Fernando Rosa, Cleuza Ferreira.
Lembretes
83 ANOS - Neste 12 de Outubro nossa Paróquia comemora seus 83 anos com Culto Campal e almoço no Esporte Clube São José (R. Chapecó, 172). O cartão para o almoço será R$ 8,00, para comer no local ou para levar. Não haverá culto na igreja, mas no local deste clube. Na parte da tarde deste domingo haverá uma integração esportiva.
FELICIDADE AUTÊNTICA – Este é o título da palestra de Carla Lauffer (luterana e psicóloga clínica e diretora do PontoPsi - Centro Interdisciplinar). No dia 24/10, 20h, no Ginásio, no encontro Leigos com Familias. A palestra aborda a forma com que o ser humano tem buscado a felicidade, através de prazeres rápidos, que muitas vezes aumentam a sensação de vazio, enquanto o exercício de forças e virtudes é o que traz uma vida mais autêntica e feliz. Após será servido uns comes e bebes.
CASAMENTO – No dia 18 de outubro, 18h, recebem a bênção matrimonial os noivos Cristiano Rafael Pospichil e Andrea Amaral.
BATISMO – Neste 11 de outubro, PEDRO HENRIQUE KEHL ZAVASKI, nascido em 18 de julho de 2008, filho de Zilmar M. Zavaski e Ana Paula de Aguiar Kehl.
CONSELHO DISTRITAL – No dia 14/10, 20h, na “Bom Pastor” de Sapiranga, reúne-se o Conselho Distrital para estudar as moções da IELB.
CONSELHO DIRETOR – Nos dias 16 a 19 de outubro, em Florianópolis, reúne-se o Conselho Diretor da IELB. Nosso distrito é representado pelo pastor Conselheiro, Arnildo Figur e líder leigo Carlos Bopsin de Campo Bom.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Todas as terças-feiras, 20h, e Sábados, 9h. São duas opções de horário para facilitar a agenda dos participantes.

Artigo - Esqueceram de mim

Um húngaro, não agüentando ver crianças sem atendimento hospitalar adequado, vendeu a casa e pegou suas economias para comprar equipamentos que faltavam. Na rua e sem dinheiro, confessou: "Sinto-me triste por aquelas crianças que não podem viver uma vida plena porque estão doentes. Vivi 85 anos e agora acho que é a vez delas serem felizes". Este gesto caridoso realizado dias atrás lembra que, se tem algo que mexe com os sentimentos, é a criança. Este sentimento arde no coração de Deus. Tem uma história na Bíblia que diz tudo. O profeta Jonas ficou triste com a morte de uma planta, devorada por um inseto. Antes disto já tinha ficado extremamente decepcionado por Deus não destruir a inimiga cidade de Nínive. O livro tem um desfecho surpreendente: “Então o Senhor Deus disse: - Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes...”.
O sentimento contraditório do profeta está no coração de todos nós. Poderia falar das crianças que morrem nas guerras, que ficam gravemente feridas, órfãs, sem casa e comida. Um genocídio infantil neste planeta que gasta bilhões em armamentos – dinheiro suficiente para livrar os 600 milhões de pequeninos que vivem em condições de pobreza absoluta, junto com os 12 milhões que morrem a cada ano por doenças evitáveis. Disto a gente sabe e procura logo esquecer, porque a guerra agora é nas bolsas de valores e que pode estragar planos pessoais. Poderia também falar das crianças assassinadas no ventre materno, um crime hediondo que pretende ser legalizado. Só no Brasil são um milhão de abortos a cada ano. No entanto, o que falar daquelas que vivem sob os nossos cuidados?
A Bíblia lembra os pais para não irritar os filhos e não desanimá-los (Colossenses 3.21). O significado original no grego para “desanimado” é sem alma, sem espírito. Na verdade, se os filhos estão desanimados, estressados, violentos, desobedientes, egoístas, gananciosos, materialistas, consumistas – aprenderam isto de nós. Os tratamos igual ao amor biológico de Jonas – como plantas vegetais, isto é, sem alma. Queremos o melhor para eles – estudo, saúde, segurança material etc. Mas esquecemos daquilo que é verdadeiramente importante para lhes dar ânimo.
As crianças são um presente de Deus, uma grande bênção (Salmo 127.3). Uma lição elementar e que esquecemos. E sem nos dar conta, elas viram objetos em meio aos nossos planos egoístas. E ainda falamos que fazemos tudo por elas. “Deixem que as crianças venham a mim” (Marcos 10.14), insiste Jesus. É um pedido daquele que abandonou a sua casa celestial por não agüentar ver tanta criança sem vida plena.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 9 de outubro de 2008