Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O SEMANAL, ANO 8, Nº 369


O SEMANAL - 26 de abril a 02 maio de 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
______________________________________________________________________________________

4º Domingo de Páscoa
Tema:                                             Crer e amar!

Leituras:      Sl 23      At 4.1-12      1 Jo 3.16-24      Jo 10.11-18

Mensagem: Há um método de evangelização que sugere uma pergunta impactante a ser feita a alguém de surpresa, a qualquer hora ou lugar: “Se Jesus voltasse hoje, por que Ele deveria deixá-lo entrar nos céus?” Pois eu aproveito este espaço para pedir que você reflita bem para responder. Da sua resposta depende a sua entrada nos céus, ou não. E, se você não entrar nos céus, irá para onde? No limbo é que não ficará. Irá para o inferno! Para escapar desta possibilidade, como fazer a opção correta? Para tanto, leia agora mesmo Atos 4.12. E, como opção de nova vida, leia 1 João 3.23. E deixe que o Espírito Santo aja. (pastor Edgar).

Programação na Semana


02/05 - Quarta
20h
Encontro Teológico
03/05 - Quinta
14h
20h
3ª Idade
Culto “São Paulo” 
04/05 - Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º Anos
Instrução Pré- Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos
05/05 - Sábado
9h
18h
20h
Aulas de teclado e violão / Instrução de Adultos
Culto “Jesus Redentor”
Culto “São Paulo
06/05 - Domingo
9h
18h
Culto “São Paulo”
Jovens

 

Lembretes

BATISMO – SOPHIA BLUMM MEDEIROS, filha de Cíntia Carolina Blumm e Thiago Ramos Medeiros. Nascida em 06/01/2012, batizada em 29/04/2012. Padrinhos: Karen Lay Blumm, Eduardo Ramos da Rosa, Sandra Maria Konrdorfer, Marlon Blumm Martins, Bruna Tatiane Ramos Medeiros, Estevão Pereira de Oliveira, Charles Alexandre Blumm, Pricila Feiten Blumm, Josiane Rodrigues Acosta, Márcio Rafael de Medeiros Ramos.
CASAMENTO – Recebem a bênção matrimonial no dia 28/04, às 18h, os noivos Gleice Cristiane Mrás e Alexandro Flores Feijó.
CARTEIRINHAS – Nos cultos de 3, 5 e 6 de maio os leigos são convidados para sua oferta aos projetos distrital e nacional, através das “carteirinhas”.
CONGRESSO – As Servas tem Congresso Distrital em Dois Irmãos em 6 de maio.
GALETO – Promovido pelos jovens, 5 de maio, meio dia, para levar. No Cesaspa.
JUVENTUDE MIRIM – Neste Domingo, 29/04, 8h30, Olimpíada Esportiva distrital da Juventude Mirim, no nosso ginásio – Cesaspa.
CULTO DOS CONFIRMANDOS – Neste 28/04, os alunos da confirmação (pré, 1º e 2º anos), acompanhados de seus pais, têm participação especial no culto.
CAMPANHA – A congregação é responsável por 750 quilos de arroz ao Seminário Concórdia, no mês de maio. Serão oferecidos vales de R$ 2,00 para oferta.
IMPERDÍVEL – Você ainda pode participar dos ENCONTROS TEOLÓGICOS – Veja as datas: 25/04, 02/05, 23/05, 30/05/, 13/06 e 27/06. São 6 encontros nestas 4ª feiras, 20h, na igreja, com o professor Gerson Linden, sob o tema: Introdução ao Novo Testamento. Informações na Secretaria.
SINGULARES – Nestes 28 e 29 de abril, Encontro de Singulares no Grêmio Atiradores de NH, organizado pela Comunidade São Lucas, NH.
SERMÕES – Leia no blog celspnh.blogspot.com os sermões dos cultos, mensagem de Páscoa do presidente da IELB...
MENSAGEIRO LUTERANO – Pegue um e coloque 5 reais na caixinha!

Amigo(a) visitante, bem vindo a esta igreja e que Deus lhe acompanhe!

Sermão 4º Domingo de Páscoa


4º Domingo de Páscoa, N.H., 29 de abril de 2012
Tema: Crer e amar!
Textos: At 4.12; 1 Jo 3.23

Rev. Edgar Züge


Introdução: No Senhor em Salvador Jesus Cristo, morto e ressuscitado para nossa justificação, querida família da fé!

  1. Há um método evangelístico que sugere uma pergunta impactante a ser feita a qualquer pessoa, em qualquer hora e lugar: Se Jesus Cristo voltasse hoje, por que Ele deveria deixá-lo entrar nos céus?” A resposta a esta pergunta parece fácil, mas muitas vezes é diversa. Depende de sua resposta a sua entrada nos céus. E se não entrar? Você irá para onde? No limbo é que não ficará. Irá para o inferno! E como escapar desta possibilidade? Sugiro que me acompanhe na reflexão a seguir, para vermos como estar tranqüilos para o encontro com Cristo.

  1. Suas primeiras respostas para a pergunta acima  podem ser diversas, tais como:
    1. Porque sou uma pessoa boa. Pergunte à minha família, meus vizinhos e colegas. Eles confirmarão o que digo. Não maltrato ninguém.
    2. Porque sou uma pessoa honesta.  Não roubo e não cometo injustiça, cumpro minhas obrigações sociais e fiscais.
    3. Porque sou uma pessoa pura e decente. Quem me conhece também poderá atestar isto. Respeito e amo minha esposa ou esposo. Não dou motivo para vergonha. Não provoco ciúmes. Como jovem, sigo o exemplo de José no Egito, que se manteve puro quando tentado, mesmo em prejuízo próprio. Cuido-me em pensamentos, palavras e ações.
    4. Porque sou uma pessoa atuante na minha igreja e na sociedade. Sempre que posso eu ajudo, colaboro de coração.
Meus amigos, permitam-me uma observação: Se forem estas e apenas estas s respostas à pergunta: Por que Jesus deveria deixá-lo entrar nos céus?, isto tudo não será suficiente. Os incrédulos muitas vezes também podem se chamados de pessoas boas, honestas, decentes e ativas. E nem por isso merecem entrar nos céus.

  1. Se não é por obras próprias, que outras possibilidades haveria?
    1. Os judeus dos tempos bíblicos responderiam: Eu cumpro os mandamentos. Perguntamos: Será? Você pode fazer isto?
    2. Os mestres gnósticos (de gnous, mente): Você deve se valer de um dos aeons, emanações angelicais de Deus, para chegar diante da divindade. Jesus Cristo seria um destes seres, para uns mais e para outros menos desenvolvido. Você pode atingir a perfeição mental, o corpo não interessa.
    3. Práticas místicas ou exotéricas te ajudarão. Há muitas opções no mercado.
    4. Méritos excedentes de algumas pessoas te ajudarão. Como se existisse um tal tesouro de méritos.
Meus amigos, outra observação: Em algum dia você conseguirá acertar todas em pensamentos, palavras e ações? Não. Práticas místicas resolverão? Não.Há obras excedentes à sua disposição? Não. Então, qual é a saída?

I. A resposta é simples, clara e objetiva. É tão simples que a nossa mente racional e criativa, que sempre procura por coisas obscuras e profundas, não pode aceitá-la.

  1. O apóstolo Pedro a afirmou diante dos líderes religiosos de Jerusalém quando foi preso por ter curado um mendigo aleijado em nome de Jesus: “A salvação só pode ser por meio dele (Jesus). Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos se salvos.” (At 4.12).
Nenhum outro. É excludente, tira qualquer outra possibilidade. Nada nem ninguém outro pode abrir a porta do paraíso, fechada pelos nossos pecados. Só o nome do Senhor Jesus. Não o Cristo exotérico, aeon, só exemplo ou mero milagreiro. Mas o Cristo crucificado e ressuscitado! Era necessário para Deus que assim acontecesse. Seu amor eterno costurou este plano. Não há plano B. É este ou nada. Este ou eterna condenação.

  1. O apóstolo João afirma: “E o que ele manda é isto: que creiamos no seu Filho, Jesus Cristo,...”  (1 Jo 3.23). Quando o anjo anunciou a Maria que ela teria um filho, ele acrescentou: “Será Filho do Altíssimo.” Jesus, consciente desta filiação, disse: “Se o Filho libertar vocês, vocês serão verdadeiramente livres.” O anjo anunciou a José quando este soube que Maria estava grávida: “Será chamado Jesus porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”
Cristo - este seria seu outro nome, Messias (hebraico), ou ungido (para ser nosso Profeta, Sumo-sacerdote e Rei). Só neste nome, nesta pessoa, está o poder para nos libertar do pecado, morte, satanás e inferno.

  1. Agora, como eu me valho de tudo isto?
João escreve: “que creiamos”. É um ato único e decisivo. De uma vez por todas. Não é crer aos poucos. Este crer o Espírito Santo opera em mim. Certa vez os judeus perguntaram a Jesus: “O que faremos para realizar as obras de Deus?” E Jesus respondeu: “A obra de Deus é crer naquele que ele enviou.” (Jo 6.28, 29). Crer é fidelidade a uma pessoa, Jesus Cristo, o Nazareno.




II. É claro que não podemos esquecer a segunda parte de 1 Jo 3.23: “...e que nos amemos uns aos outros, como Cristo nos mandou fazer”.

A.    Quem ama a Deus ama também a seu irmão. Se estivermos na correta relação com Deus através do crer em Jesus, amamos a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmos. A fé e o amor estão justapostos, como em Gl 5.6: “O que vale é a fé que atua pelo amor.” Se vir a crer é um ato único, amar é algo constante, durante toda a vida.


B.     Como amar, na prática? Em Cl 3.9, 10 é dito que “nos despimos (tiramos a roupa) do velho homem (ainda somos pecadores) e nos vestimos (colocamos a roupa) do novo homem (Cristo em nós)”. Em 1 Jo 3.10 é dito: “Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão.” Praticar a justiça é tratar o outro como você quer ser tratado. Amar o próximo é amar como você quer ser amado.

C.    Na prática, só estando em Jesus é que cumprimos os mandamentos. Ele cumpriu os mandamentos perfeitamente por nós. Sua santidade é nossa. Ele nos dá o seu Espírito Santo para que nos tornemos mais e mais parecidos com ele.


Conclusão. Crer e amar. A fé precede, o amor segue. Tiago diz que a fé sem obras é morta. Este é o resumo de toda a vida cristã. Que o Espírito Santo nos mantenha na fé salvadora em Jesus Cristo, e que nosso falar e agir reflitam esta fé, para a glória de Deus! Amém.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Artigo Vida que Compromete


O publicitário Mauro Blankenheim, nesta coluna de terça-feira, cutucou os cristãos com vara longa. E por isto se saiu bem. Disse conhecer ateus convictos que agem como cristãos e “cristãos de carteirinha” que não praticam a sua religião. Pegou em cheio o  texto litúrgico do Domingo passado: “Quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus” (1 João 3.10). É claro, tem descrentes que gostam de jogar na cara dos crentes os deslizes deles, como que dizendo: “o que adianta ir à igreja, são todos uns hipócritas”. Hipocrisia é aparentar perfeição e santidade quando o apóstolo mesmo diz: “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando e não há verdade em nós” (1 João 1.8). Evidentemente que isto não justifica as nossas infrações, em especial aquelas que  agridem a vida do próximo e omitem ajuda – a real prática do amor cristão.

Toda a primeira epístola de João fala deste novo mandamento. “É novo porque a sua verdade é vista em Cristo e também em vocês” (2.8), sublinha o apóstolo. Na lei antiga Deus apenas falou do amor, sem estar humanado. Mas agora, em Cristo, ele também praticou. Curou, ajudou, consolou, alimentou, amou. Salvou. Por isto as palavras: “Já que vocês sabem que Cristo sempre fez o que é correto, devem saber também que quem faz o que é correto, é filho de Deus” (2.29). Mais adiante salienta que a diferença clara entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta:  “quem faz o que é correto e ama o seu irmão é filho de Deus” (3.10). Filho de peixe peixinho é, diríamos hoje.

A par disto, mesmo quando as Escrituras atestam que a salvação não é por obras, mas pela fé em Cristo, elas confirmam que a fé sem obras é morta. É consequência. Por isto então que no meio de tanta ruindade, violência, impaciência, corrupção, desonestidade, infidelidade, egoísmo, falsidade, inveja, ambição, desamor, é cada vez mais comprometedor ser cristão. 


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
26 de abril de 2012