Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Semanal – Ano 5, nº 197 – 8 a 14 de janeiro de 2009

Cultos – Primeiro Domingo Após Epifania
Tema: Deus trata a todos de modo igual – isto é Epifania!
Textos Bíblicos: Sl 45.7-9, 14; Is 42.1-7; At 10.34-38; Mc 1.4-11.
Mensagem: Neste período da Epifania (6 de janeiro a 25 de fevereiro – 4ª feira de Cinzas) a igreja cristã lembra que Jesus não veio para um grupinho de pessoas, mas para todos. Os magos que visitaram Jesus simbolizam os povos gentios, os não-judeus, que recebem a salvação. O batismo de Jesus confirma a missão dele, o Salvador de todos. No entanto, a história registra que o povo de Israel não entendeu a missão que recebeu de Deus, de ser um agente missionário. Apropriou-se das bênçãos de Deus e não foi ao encontro dos outros povos. As leituras bíblicas, especialmente Atos 10, apontam para este engano, esta omissão, e mostra o caminho. Uma orientação para nós, hoje, sobretudo quando nosso lema lembra que Cristo é para todos. (pastor Marcos)
Aniversariantes – 08 a 14 de Janeiro de 2009
08-Luciano Zitzke; Elonir Schwertener; 09-Aline Mello; Dineia Rosa; Renilda Ritter; Osmar Trierweiler; 10- Fernando Silveira; Diego Reinheimer; Ricardo Nordhausen; Filipe Mattos; Hedy Birkholz; Marco Scheffel; 11-Neldi Tomm; Rosa Bobsin; Janete Schuch; 12-Ivanir Moura; Andréa Peres; Paola Gorkos; Fabiana Petry; Fernando Garcia; Leonildo Wisniewski; 13-Mari Tieze; Lenir Moura; César Bauer; Tomas Rieth; Arno Luguesi; Paulo Ignácio; Lucas Oliveira; Angelita Pereira; 14-Adriana Petry; Rubilar Figur; Araci Konrath; Larissa Walter; Delmar Mônaco; Augusto Kerber; Katiuza Hugentobler.
Lembretes
CULTOS – Nos meses de janeiro e fevereiro, os cultos na “São Paulo” são realizados às quintas, 20h, e domingos, 9h, e na “Jesus Redentor” aos sábados, 19h. O ponto de pregação do Mundo Novo entra em recesso nos meses de janeiro e fevereiro. A partir de março os cultos votam a ser realizados normalmente na paróquia.
SECRETARIA – Nos meses de janeiro e fevereiro a secretaria da Comunidade São Paulo deixa de funcionar aos sábados de manhã. Permanece normalmente aberta de segunda a sexta, 8h às 11h30, e 13h30 às 18h.
LITERATURA – Para adquirir os devocionários Castelo Forte 2009 e o Cinco Minutos com Jesus, é só ir até a Secretaria da Comunidade ou na Livraria Pesquisa (3593-4344. Fale com o agente de literatura sobre as promoções da assinatura do Mensageiro Luterano, que você recebe mensalmente em seu endereço. Não deixe de ler bons livros cristãos e adquirir material para o crescimento espiritual de sua família. Visite a Livraria Pesquisa, Bento Gonçalves, na 1ª quadra após a Nikolau Becher, avenida do valão.
OFERTAS – Os envelopes de Oferta/2009 serão entregues na 2ª quinzena de janeiro.
CULTOS NO LITORAL: Capão da Canoa - Rua Nova Bassano, 890, (51) 3625-3153, Sábados, 20h e Domingos, 9h. Quintão - (51) 3684-4655, Quintas, 18h. Tramandaí - R. Hidelbrando Pinheiro Veloso, 244 (51) 3684-4655, Domingos, 9h e Terças, 20h30. Xangri-lá - Xangri-lá Praia Clube (XPC) (51) 3625-3153 1º e 3º Domingos, 20h30. Outras praias no site da IELB: www.ielb.org.br.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Artigo - Mudanças

Houve e ainda há muita resistência com a reforma na ortografia da língua portuguesa. Mas se é para aproximar as culturas de oito países que falam a mesma língua e escrevem de outro jeito, por que não? Se a finalidade é para descomplicar a grafia, tirar o chapeuzinho do “enjôo”, qual a razão de tanta polêmica? Só existe uma explicação do choro: o incorreto acento no “eu”. É sempre assim nas mudanças, elas são boas desde que não atrapalhem a minha vidinha. No artigo “O trema, tremendo trema, já era”, Moacyr Scliar lembra que a discussão sobre tal reforma não envolveu apenas aspectos ortográficos, mas no fundo foi uma questão de política e de poder. Natural, bem humano! Qualquer coisa que mexe com a rotina pessoal, mesmo que seja boa, provoca transtornos num comodismo viciado na política do egocentrismo – e isto é bem mais complicado do que comer lingüiça sem trema. Mas, como alguém já disse, o que está por trás das leis políticas e dentro das lingüiças, ninguém sabe.
Tem coisas que a gente faz e nem sabe por quê. Igual a história do bezerro. O animal irracional atravessou uma mata virgem fazendo uma trilha sinistramente tortuosa. No dia seguinte, um carneiro e seus companheiros passaram pelo mesmo caminho sinuoso. Mais tarde, pessoas começaram a usar a trilha que virou uma estradinha. O tempo passou, e a estradinha transformou-se na principal avenida de uma grande metrópole, com curvas e mais curvas. Endireitar a estrada reduziria a distância pela metade, mas todos estavam acostumados com o caminho do bezerro. Pois na vida da gente acontece algo parecido. Segue-se por estradas sem indagar o resultado prático e final.
Até Deus mudou de direção. Diz o Evangelho que a Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós (João 1.14). Foi uma reforma ortográfica radical na vida da Palavra que já existia antes de ser criado o mundo (João 1.1). Uma mudança para o bem de todos, mas igualmente contestada: a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu (João 1.11). Não o recebeu devido às manias de tradições que Jesus mesmo condenou (Marcos 7.8). Os responsáveis pela ortografia, digamos, os da Academia de Letras, haviam transformado as objetivas e simples letras de Deus num manual repleto com regras humanas. “Vocês desprezam a palavra de Deus, trocando-a por ensinamentos que passam de pais para filhos” (Marcos 7.13), advertiu o Salvador. Por isto o convite: Venham a mim todos vocês que estão sobrecarregados e aprendam comigo, pois os meus ensinamentos são fáceis (Mateus 11.28-30).
Quem sabe a gente aproveita a onda da reforma ortográfica neste começo de 2009, e faz um acordo consigo mesmo, eliminando tremas, acentos, hífens e outros penduricalhos que tanto atrapalham a redação do dia-a-dia? Pode ser difícil no começo, mas com o tempo a gente vai sentir a diferença.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 8 de janeiro de 2009