Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Semanal 152 - 28 de Fevereiro a 5 de Março de 2008

Cultos - 4º Domingo na Quaresma
Tema: Precisamos desistir de nós mesmos.
Textos Bíblicos: Sl 138; Os 5.15-6.2; Rm 8.1-10; Mt 20.17-28.
Mensagem: O pastor Paulo Weirich escreveu num comentário: "Desistir ou insistir? Este é um conflito que não é estranho nem raro. Há coisas de que se desiste sem grandes conseqüências. Mas há coisas de que se tem de desistir e que nos acarretam grande angústia. Talvez a maior angústia seja aquela quando temos de desistir de uma pessoa." É desta angústia que o apóstolo fala. A angústia de termos que desistir da pessoa que nos é cara - NÓS MESMOS. Precisamos diariamente desistir de nós se queremos que a nossa vida seja realmente um testemunho de vida cristã e serviço ao Rei. (pastor Figur)
Lembretes
BATISMO – Lucas Frohlich Figur, nascido em 02/01/2008, batizado em 02/03/2008, filho de Kássio e Liziane. Padrinhos: Fernando e Rebeca Figur, Cristiane Froelich, Carlos Scherer, Marcos e Rosane Hugentobler, Kevin Figur, André Teixeira e Ticiane da Roza.
DIRETORIA DA REDENTORA – Neste Sábado é instalada a Diretoria da Com. “Jesus Redentor”: Presidente Luiz Klippel, Vice Nestor Bunkowski, Tesoureiro Valdir Buss, Vice Paulo Zitzke, Secretária Norma Kaufmann, Vice Neli Barbosa.
CURSO DE LIBRAS – O pastor Gilberto avisa sobre o curso de Libras que começa em abril: Sábados, 14h às 17h, 40 horas, 150 reais ou 3 vezes de 50 reais, no Cesaspa. Inscrições direto com o pastor: 99331502, e-mail pgilbemissurdo@yahoo.com.br
VISITA PASTORAL – Quem deseja a visita de um dos pastores da congregação, pode fazer contato com a Secretaria da congregação ou falar direto com o pastor da sua área.
LÍDERES DO PEM – Quarta-feira, 5 de março, 20h, na igreja, tem a primeira reunião de preparação dos líderes do PEM – os pequenos grupos de estudo bíblico.
CULTOS DA SEMANA SANTA – Confira no Calendário 2008 a programação.
PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA – Reunião no dia 08/03, 18h, na sede da igreja.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Em março inicia uma nova turma de Instrução de Adultos para ingressar na igreja Falar com o pastor Marcos do horário. Inscrição na Secretaria.
SEMINÁRIO CONCÓRDIA – O Dr. Rudi Zimmer, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, é o convidado da Aula Magna do Seminário Concórdia. Será no dia 13 de março, às 19h, no campus de São Leopoldo. O tema do encontro será “O Ano da Bíblia”.
SERENATA DE PÁSCOA – Você quer receber na sua casa uma serenata de músicas cristãs entre a noite de sábado e a madrugada do Domingo de Páscoa? A banda Benedictus da congregação estará proporcionando para os primeiros 10 inscritos. A lista está nos fundos da igreja.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Artigo - Liberdade de expressão

Tem gente que não pode dizer o que pensa. Por exemplo, funcionário de patrão autoritário que precisa do emprego, mulher submissa de marido brutamonte, políticos em tempos de campanha, ministros de Hugo Chaves, jornais de Cuba, e assim por diante. A pior coisa que existe é não poder dizer aquilo que ferve nos miolos. Um direito lembrado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, que concedeu liminar suspendendo artigos da Lei de Imprensa do tempo da ditadura militar: “A imprensa e a democracia, na vigente ordem constitucional brasileira, são irmãs siamesas. Por isso que, em nosso país, a liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade, porquanto o que quer que seja pode ser dito por quem quer que seja”.
Fico mais tranqüilo na companhia destas irmãs. Não quero enfrentar o calvário da jornalista Elvira Lobato. Numa reportagem investigativa da Folha de São Paulo no último mês de dezembro, ela revelou em detalhes o poder da Igreja Universal do Reino de Deus, que em 30 anos construiu “não apenas um império de radiodifusão, mas um conglomerado empresarial em torno dela”. Segundo a matéria, além das 23 emissoras de TV e 40 de rádio, são 19 empresas registradas em nome de 32 membros da igreja, na maioria bispos. Para quem não sabe, não é permitido que instituições religiosas tenham lucros já que não pagam impostos. Logicamente a matéria não agradou, e membros da referida igreja acionaram na justiça jornalistas e jornais que publicaram a matéria. Estão no seu direito, mas, conforme acusam associações de jornais, a Iurd usou de má fé com a tática de orientar seus fiéis a queixarem-se na Justiça em diversas cidades, de vários Estados, com o objetivo de dificultar a defesa.
A liberdade de expressão, antes de qualquer direito democrático numa sociedade, é um princípio bíblico, seja para acusar ou para defender-se. A Bíblia condena a calúnia e a difamação – o oitavo mandamento – mas não cerceia o direito à liberdade para dizer as coisas. O próprio Senhor Jesus orientou o uso deste princípio dentro da igreja (Mateus 18.15-17). No Antigo Testamento percebe-se não apenas o direito, mas o dever de falar, sobretudo quando a verdade está em jogo. Deus lembra o profeta sobre sua responsabilidade na tarefa de “atalaia” – vigia (Ezequiel 33.7).
Nos últimos tempos o jornalismo investigativo tem realizado um excelente serviço ao povo brasileiro, cooperando com a justiça no desvendamento de inúmeros crimes. Na verdade, tal função é seu dever. Com isto, a pior coisa mesmo não é a falta de liberdade em dizer o que se pensa, mas é a omissão. Calar-se diante das injustiças, da corrupção, das falcatruas é um crime que mata muita gente. E tal omissão é filha do do egoísmo, do lucro, da vantagem pessoal – que tanto tem envergonhado os políticos honestos. Evidentemente, aquele que abre a boca está sujeito a levar pedradas, mas ao menos a sua consciência está tranqüila.
Neste período da Quaresma, do Cristo que carrega a cruz pelos pecados do mundo inteiro por não se calar, é bom dizer que os seguidores dele não poderão deixar de falar daquilo que viram e ouviram (Atos 4.20). Aliás, ele mesmo disse: Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas (Mateus 5.10).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 28 de Fevereiro de 2008