Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Semanal 77 - 18 de Setembro a 8 de Outubro de 2006

Cultos – 17º Domingo Após Pentecostes
Tema: Ser imparcial na fé em ação.
Leituras: Sl 116.1- 9; Is 50.4-10; Tg 2.1-5, 8-10, 14-18; Mc 8.27-35.
Resumo da Mensagem: Quando enviamos nossos filhos para a escola, desejamos que eles tenham a disposição professores competentes, material escolar, tudo para serem bons cidadãos e profissionais qualificados. Deus também deseja que seus filhos desenvolvam cada vez mais a fé e sejam habilitados a colocar esta fé na prática das boas ações. Não podemos ficar estagnados no “primeiro ano”, contentando-nos com o básico. Este desenvolvimento espiritual se adquire através de um material didático especial oferecido pelo próprio Deus, que são as Escrituras Sagradas, através da qual ele molda os seus filhos para as boas obras. (pastor Figur)
Programação da Congregação
81 ANOS – Os 81 anos da Comunidade São Paulo serão lembrados em três cultos especiais: dia 19/10 (5ª feira), 20h, dia 21/10 (sábado), 20h, e dia 22/10 (domingo), 9h. No Domingo haverá só este culto das 9 horas. No Domingo, dia 22, ao meio dia, todos estão convidados para participarem de um grande piquenique na área verde do Seminário Concórdia em São Leopoldo. Cada um deve levar a sua comida e bebida. Haverá um fogo de churrasco à disposição para os que desejam assar uma carne. A tarde está livre para esportes – futebol, vôlei e brincadeiras com as crianças. Agende o seu culto e participe da confraternização!
CONFIRMANDOS – No próximo dia 7 de outubro, após o culto das 20h, os pais e alunos do 2ª ano do ensino confirmatório se reúnem para uma reunião. A Confirmação será no dia 25 de novembro.
LÍDERES DO PEM – Os líderes e interessados dos pequenos grupos de famílias do PEM se reúnem no próximo dia 11 de outubro, 20h, na igreja, a fim de se prepararem para o próximo encontro do grupo de seu bairro.
MINI BIBLIOTECA – Doações podem ser encaminhadas para a Secretaria. São vários títulos a sua disposição nos fundos da igreja. É muito importante que após uma semana de uso o material retorne (Mauri R. Schmidt – Agente de Literatura)
ASSINE O MENSAGEIRO LUTERANO – Revista mensal de nossa igreja. Sua assinatura custa R$ 35,00 por ano. Também uma boa opção para ser exposta na sala de recepção do seu trabalho. Pegue o cupom na saída.
CONGRESSO MIRIM – Dia 12 de Outubro, para crianças da Escola Dominical. Local: R. Rodrigues Alves, 37 - Escola Sinodal da Paz (IECLB). Horário: 9h até 16h. Custos: R$ 2,00 por criança (almoço incluído). Para quem não pode pagar, vamos conseguir doações. Obs: No dia o pastor Ezequiel será instalado como pastor Conselheiro da Escola Dominical do Distrito DIVASI, juntamente com uma comissão da nossa paróquia. Mais informações com pastor Ezequiel.
VISITA DO PASTOR – Se você quer agendar uma visita do pastor em sua casa, entre em contato com ele. Lembramos que dos três pastores da congregação, um é responsável por este atendimento em seu bairro.

Artigo - Você Decide

Domingo estaremos escolhendo aqueles que vão cuidar da nossa vida e administrar o nosso dinheiro. Na verdade, o presidente, o governador, deputados e senadores são servidores do povo antes de serem autoridades. Sobretudo quando desfrutam quase a metade daquilo que produzimos. Uma pesquisa diz que nos últimos dez anos o leão e todos os bichos de nome esquisito - IPI, ISS, Cofins, PIS e ICMS, aumentaram o apetite em 73%. E pior, com muitas lombrigas e vermes na barriga – um terço desta comilança cai na boca dos parasitas. Não é por nada a lembrança bíblica que quando o governo cobra muitos impostos, a nação acaba na desgraça (Provérbios 29.4). Assim, este 1º de outubro pode ser um poderoso purgante.

Mesmo sem todo aquele entusiasmo, este é o melhor jeito – o voto. E pensando bem, é o jeito daquele que disse: decidam hoje a quem vão servir, se é a mim ou aos outros deuses (Josué 24.15). Esta liberdade de escolher vem do Rei dos reis que não deixa de fazer propaganda eleitoral na Bíblia, sublinhando: Eu sempre cumpro as minhas promessas (Josué 21.45). Sem dúvida, é muito melhor assim, poder decidir. É complicado, dá trabalho, mas onde não existe liberdade com responsabilidade, direitos com deveres, a vida perde a graça.

No entanto, com voto ou sem voto, não existe nenhuma autoridade aqui em baixo sem a permissão lá de cima (Romanos 13.1). Por piores que sejam, governos são uma instituição divina, e imprescindíveis diante da situação corrupta do ser humano. O que seria de nós sem qualquer direção no lar, na empresa, na escola, na igreja, no país? Se soubéssemos respeitar os direitos dos outros, cumprindo a segunda tábua dos Dez Mandamentos, não haveria necessidade de qualquer tipo de autoridade. Através do poder público, Deus protege a família, a vida, a propriedade, a honra e a reputação do povo, preservando a ordem e a disciplina. Por isto recomenda o apóstolo: assim você deve obedecer às autoridades, não somente por causa do castigo de Deus, mas por uma questão de boa consciência (Romanos 13.5).

Desta forma, percebe-se o significado deste 1º de outubro: o voto é divino. Por tabela Deus faz a seleção, primeiro passando a bola para nós e depois concluindo o lance com aqueles que estão na área de ataque. É assim que funciona a democracia - um jogo onde todos participam, onde o gol é o feliz resultado na vida de todos.

Sem dúvida, com a devida distinção entre igreja e política, cabe especialmente aos cristãos interesse e comprometimento neste assunto. Afinal, somente um lugar com ordem e justiça oferece condições para o grande propósito de Deus, de todos terem a vida verdadeira e conhecer a verdade (1 Timóteo 2.4). A injustiça, a fome, a guerra, a ignorância, a desobediência, a imoralidade, a violência, enfim, o caos na sociedade, além de desagradar o Criador, atrapalha a sublime tarefa da igreja, que é preparar o povo de Deus para o serviço da evangelização (Efésios 4.12). Por isto a lembrança: Orem pelos reis e por todos os que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com todo o respeito a Deus e agindo corretamente (1 Timóteo 2.2). Neste próximo domingo a recomendação pode ser esta: orem pelos eleitores.

Marcos Schmidt (artigo para o jornal NH - 28/09/2006)