Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 441

O SEMANAL - 12 A 18 DE SETEMBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

17º Domingo após Pentecostes

Leituras: Sl 119.169-176   Ez 34.11-24   1Tm 1.12-17  Lc 15.1-10
Tema:                    Com que nós andamos?            

Mensagem: "Diga-me com quem tu andas e vou dizer quem tu és”.  Será que este ditado sempre diz a verdade? Jesus andava com os "pecadores" e os "pecadores" andavam com Jesus. Não é difícil entender porque os líderes religiosos do povo judeu tanto condenavam Jesus. Ele era seguidamente visto no meio de gente com má fama – a mulher adúltera, o ladrão, os corruptos... Isto já não acontecia com os fariseus e professores da Lei. Eles se mantinham afastados desta gente. E como ouvimos no Evangelho, criticavam Jesus dizendo:  - “Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles”. E agora, quem está certo? A parábola da ovelha perdida nos responde... (pastor Marcos)
Programação da semana
17/09  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
18/09  – Quarta
14h30
Servas Guarani - res. Marisete Weber
19/09  – Quinta
14h
20h
Terceira Idade
Culto na "São Paulo"
21/09 –  Sábado
18h
20h
19h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
Assembleia Extraordinária
22/09 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

 

L e m b r e t e s

CHAMADO  – Foi aprovado em assembleia extraordinária chamar o terceiro pastor, com o objetivo de trabalhar especialmente com jovens e juventude mirim. O perfil está afixado no quadro mural, e nomes de candidatos devem ser colocados até a próxima assembleia extraordinária, 21 de setembro, após o culto. Com a coleta de nomes, será enviado questionário e os candidatos que aceitarem concorrer serão analisados na assembleia de 19 de outubro, após o culto, no processo do chamado.
APOIO PSICOLÓGICO – Em parceria com o Ponto Psi, iníciou o Programa de Apoio Psicológico numa sala ao lado da igreja. Informações e agendamentos na Secretaria. Horários de atendimento: segunda-feira e quinta-feira, 13h30 as 17h.
ASSISTÊNCIA SOCIAL, CULTO GAÚCHO e ALMOÇO – Neste 15 de setembro, 9h, o culto de aniversário da Assistência Social é no ginásio, com liturgia de estilo gaúcho. O pregador é o pastor Vilson Scholz. Ao meio dia tem almoço (galeto, massa e saladas) promovido pela Assistência Social , ao preço de R$ 12,00 o cartão  (para comer no local ou para levar).
PALESTRA – No dia 25 de setembro, 19h30, na igreja, o pastor Elmar Regauer de Santa Maria fará uma palestra sobre seu trabalho, que tem uma forma diferenciada no envolvimento dos membros e dos departamentos. Participe!
TERCEIRA IDADE – No dia 26 de setembro, Congresso Distrital da Terceira Idade, promovido por Campo Bom. Com início as 9h, na sede da Igreja Batista, Rua Sobradinho, 301, São Jorge, NH. Sob o lema "O futuro da Terceira Idade" e palestra do pastor Gerhard Grasel, as 10h.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Interessados à Instrução de Adultos, falem com os pastores ou na Secretaria. São 10 encontros, sábados de manhã, ou terças à noite.
ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE – Para festejar os 88 anos da "São Paulo", o Coral da Comunidade São João de Erechim estará em Novo Hamburgo. No sábado, 12/10, 20h, fará apresentação no lugar do culto (na igreja), e no domingo, 13/10, 9h, culto especial no ginásio, com a participação deste coral, pregação do pastor Paulo Zenker, e coral e escola de música da São Paulo. E ao meio dia almoço.
JESUS REDENTOR – Galeto, aipim, saladas e pão dia 05/10, R$ 12,00 a partir  das 11h30 (para levar). Cartões também na secretaria.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Artigo - Os mais felizes

Os mais felizes


     Sou feliz? Se a resposta é "mais ou menos" ou simplesmente "não", onde está o problema? Falta de dinheiro, doença, dificuldades nas relações? No Relatório Mundial da Felicidade da ONU, o Brasil está em 24º lugar, enquanto países ricos liderados pela Dinamarca mantiveram-se os campeões, e países pobres da África permaneceram no final da lista. Mas, conforme o editor deste relatório, não é o dinheiro que traz felicidade. Interessante o que dizem nesta pesquisa, eles que são especialistas em economia, psicologia e estatísticas. As pessoas mais felizes: contam com uma rede social de amizade; praticam a generosidade em suas relações; se sentem livres para fazer escolhas na vida; vivem onde há menos corrupção nos negócios e nos governos; têm grande expectativa de anos de vida saudável; e têm boa renda econômica.

     Na experiência de conselheiro, de fato, percebo que as pessoas de bem com a vida são aquelas que têm bastante amigos. E sem dúvida, são mais felizes os generosos, solidários, voluntários em auxiliar um colega, vizinho, parente, e até um desconhecido. Jesus disse nas Bem Aventuranças: "Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas". Mas o item "liberdade" me chamou a atenção. Nesta semana apareceu no meu gabinete alguém que frequentava uma destas religiões que faz promessas de prosperidade, tudo na coação pelo medo. Sete demônios iriam segui-lo, caso abandonasse tal igreja. É um escândalo o que estes pregadores fazem, quando a Bíblia diz que Cristo nos libertou para que sejamos realmente livres (Gálatas 5.1) e que no amor não há medo (1 João 4.18). Na verdade, anunciam o modelo de felicidade que a propaganda impõe, que é preciso ter isto e ser aquilo para ser feliz,  um padrão que só colhe o contrário. Por isto alguém certa vez perguntou: "Vocês querem viver muito e ser felizes?" Ele mesmo respondeu:  "Então afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la" (Salmo 34).


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
12 de setembro de 2013