Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Semanal 79 - 5 a 11 de Outubro

Cultos - 18° Domingo Após Pentecostes
TEMA: Buscando a sabedoria do alto para servir com boas ações.
Leituras: Sl 119.25-32; Jr 11.18-20; Tg 3.16-4.6; Mc 9.30-37.
Músicas: Quinta, Sábado e Domingo 10h30 - HL: 206, 84, 506. LS: 32, 131, 76, 175. TPL: 81. Domingo 8h30 - HL: 178, 247, 206, 84, 262, 508. LS: 32, 131, 76.
Resumo da Mensagem: Não é novidade o que diz a Epístola: “Esta espécie de sabedoria não vem do céu, ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica”. A questão mesmo é quando este tipo de sabedoria, que é egoísta, que pensa só em si, toma conta da nossa vida – nós que recebemos de Deus outro tipo de sabedoria. É o que aconteceu com os cristãos daquele tempo. Por isto o puxão de orelhas: - “Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus” Este também foi o problema entre os discípulos de Jesus. Enquanto que o Senhor lhes falava: “O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo”, eles brigavam pelo primeiro lugar. Na verdade, precisamos sempre buscar a sabedoria do alto para fazer aquilo que os textos de hoje nos aconselham: SERVIR com uma colheita de boas ações... (pastor Marcos)
Programação da Congregação
81 ANOS - Os 81 anos da Comunidade São Paulo serão lembrados em três cultos especiais: dia 19/10 (5ª feira), 20h, dia 21/10 (sábado), 20h, e dia 22/10 (domingo), 9h. No Domingo haverá só este culto das 9 horas. No Domingo, dia 22, ao meio dia, todos estão convidados para participarem de um grande piquenique na área verde do Seminário Concórdia em São Leopoldo. Cada um deve levar a sua comida e bebida. Haverá um fogo de churrasco à disposição para os que desejam assar uma carne. A tarde está livre para esportes – futebol, vôlei e brincadeiras com as crianças. Agende o seu culto e participe da confraternização!
CASAMENTOS - Neste dia 07 de outubro, 18h, recebem a bênção matrimonial MARCIO RICARDO SIMOM, filho de Vilmar e Regina Simon, com CRISTIANE DOS SANTOS CORRÊA, filha de Pedro e Rosane Corrêa. E ISRAEL COLLET, filho de Marcus e Lalé Collet, com MICHELE DA ROSA REIS, filha de Hitaner Reis e Rosélia Rosa.
BATISMO - No culto das 8h30 deste 8 de outubro é batizada ÊMILI FAGUNDES, filha de José Altermir e Rejane de Fátima Fagundes. Ela nasceu no dia 28 de junho de 2000, e são madrinhas Lígia Simone Adams, Geni Adams, Carina Letícia Flores e Carla Patrícia Flores. Os pais estão retornando à congregação e participando dos encontros da Profissão de Fé.
LÍDERES DO PEM - Os líderes e interessados dos pequenos grupos de famílias do PEM se reúnem neste dia 11 de outubro, 20h, na igreja, a fim de se prepararem para o próximo encontro do grupo de seu bairro.
ASSINE O MENSAGEIRO LUTERANO - Revista mensal de nossa igreja. Sua assinatura custa R$ 35,00 por ano. Também uma boa opção para ser exposta na sala de recepção do seu trabalho. Pegue o cupom na saída.
CONGRESSO MIRIM - Dia 12 de Outubro acontecerá o Congresso Distrital de Escolas Bíblicas. A saída para o congresso será da frente da igreja, às 8h30. Local: R. Rodrigues Alves, 37. Previsão de retorno: 16h.
DIA DA CRIANÇA - Na Comunidade São Paulo, durante o culto do dia 12 de outubro, 5ª feira, 20h, as crianças da Escola Bíblica terão, à parte, uma programação especial com palhaços, brincadeiras, comes, brindes. (Liciane)

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Artigo - A solução está no livro

O Brasil tem 8% de analfabetos absolutos e 67% de analfabetos funcionais - leitores que lêem mas não entendem. Outra pesquisa diz que boa parte dos jovens brasileiros do ensino fundamental também não entende o que lê, mas só o que ouve. Não é analfabetismo funcional, explicam os entendidos, porque não se manifesta apenas em pessoas com baixa escolaridade. É um fenômeno intelectual num tempo em que o texto praticamente sucumbiu ao recurso visual, principalmente à imagem da televisão, internet e vídeo game.
Situação deprimente quando a própria tarefa da igreja é fazer as pessoas sentirem gosto pela palavra do Senhor e nela meditarem dia e noite (Salmo 1.2). Como cumprir isto se a maioria tem dificuldades com as letras? Coisa parecida no tempo de Lutero, e por isto não poupou a consciência dos governantes: “Tomai a peito esta obra, Deus a requer, vosso cargo a exige, é necessário à juventude, e nem o mundo nem o espírito pode dispensar. Chega de ser bestas alemães. Basta de arruinar e apodrecer na escuridão”. Na insistência de uma escola ao lado de cada igreja, o teólogo abriu caminho não só para o desenvolvimento espiritual, mas também para o social e econômico da nação alemã. Quando esta cultura migrou para o Brasil, muitas escolas foram construídas e mantidas por congregações luteranas, cooperando com o progresso local. Lamentavelmente, a maioria fechou devido a incompetência política.
Sem dúvida é disto que o país necessita para o seu progresso. É também o caminho para diminuir o problema da própria corrupção. Porque, enquanto a maioria dos brasileiros não lê e não entende o que lê e boa parte da juventude só entende o que vê, por outro lado, um percentual é de gente letrada. E dentre estes alguns bem espertos, que sabem usar ardilosamente a palavra para enganar. De forma drástica, garfo e faca nas mãos de certos políticos, religiosos e outros aproveitadores inescrupulosos.
Na luta contra a corrupção espiritual, entender o significado das palavras é imprescindível. Por isto Lutero argumentou: “As pessoas simples e a juventude precisam e devem ser treinadas e instruídas diariamente nas Sagradas Letras para que se habituem às Escrituras e nelas sejam aptos, competentes e versados, para declarar sua fé e, com o tempo, ensinar outros a contribuir para o crescimento do reino de Cristo. É por amor deles que precisamos ler, cantar, pregar, escrever e inventar”. Na verdade, não é preciso ser letrado para ser cristão. A fé é um dom divino sem interferência humana (Efésios 2.8-10). Mas, o crescimento desta fé exige exploração das letras. Não é por nada que o apóstolo recomenda seu discípulo: Procure dedicar-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão (1 Timóteo 4.13).
Em meio a tantas propostas para um país melhor, esta deve ser levada a sério. É o que diria hoje o escritor Lutero: Chega de ser bestas brasileiros. Basta de arruinar e apodrecer na escuridão.
Marcos Schmidt
(está acontecendo a Feira do Livro em Novo Hamburgo,
e neste contexto o artigo sai no Jornal NH, 05/10/2006)