Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Semanal 110 - 10 a 16 de Maio de 2007

Cultos - 6° Domingo de Páscoa
Tema: Servos uns dos outros em amor.
Textos: Sl 67; Js 24.14-18; Ef 5.21-31; Jo 14.23-29.
Hinário Luterano: 189, 219, 452, 454, 257.
Mensagem: A igreja, a noiva, constrangida pelo amor do noivo Jesus, corresponde ao seu amor e vive submissa a ele, em amor, e o serve. Serve ao Senhor que a serve. Ama ao Senhor que a ama, e formam um só corpo. Cristo, a cabeça, conduzindo a igreja em amor e, a igreja, o corpo, deixando conduzir-se pelo Senhor que a ama. Assim o marido servirá a esposa e a esposa seu marido, no temor de Cristo, assim como Cristo amou. (pastor Figur)
Lembretes
ASCENSÃO COM CHIMARRÃO – No feriado de 17 de maio, 5ª feira, a partir das 9h, todos são convidados para um programa diferente. Será na Praça Vinte, na rua do Centro de Cultura, em frente à igreja. Com coral, bandas, mensagens, testemunho, e muito louvor. As outras congregações da cidade estão convidadas. A idéia é “mostrar a cara” da igreja e lembrar a ordem de Jesus antes de subir aos céus: Vão por todo o mundo e preguem o Evangelho. Traga a cuia de chimarrão e convide um amigo.
SEM CULTO – Devido o programa especial de Ascensão, não tem o culto das 20 horas neste 17 de maio.
LEIGOS COM FAMÍLIAS – No dia 25 de maio, sexta-feira, 20h, a palestra no encontro dos Leigos com Famílias, no Centro Social, será “O espiritismo, a mídia e o cristão”. O palestrante será o pastor Jonas Dietrich, professor de Cultura Religiosa da Ulbra. Após, será servido uns comes e bebes, e todos são bem-vindos.
PALESTRA – No dia 31 de maio, quinta-feira, 20h, o Departamento de Evangelismo e Mordomia promove outra palestra. Será do pastor Carlos Tomm de São Leopoldo, que aborda o tema: “Uma experiência do profeta Daniel na oração e fé para a minha vida”.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – A Instrução de Adultos tem novo horário – sábados, 14h. Começou neste 12 de maio, e são uns 15 encontros para aquele que quer ser membro da igreja. Quem pretende renovar seus conhecimentos é outra oportunidade. Obs: Neste 19/05 não tem! O pastor Marcos está numa reunião da IELB em São Leopoldo.
GRUPOS MENORES – Se você e sua família ainda não participam do grupo do PEM em seu bairro, então entre em contato com o pastor de sua área. Dos aproximadamente 60 grupos geograficamente formados, 1/3 já está em andamento com encontros mensais nas casas. Você pode ser um líder de estudo, de convite, ou de organização e motivação. Informe-se e participe deste Programa de Evangelização e Mordomia cristã.
DIA DAS MÃES – Querida mãe – deus te abençoe em todos os dias!

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Artigo - Mãe esgotada

Quem inventou o Dia das Mães, anos depois tentou acabar com o feriado. O segundo domingo de maio surgiu oficialmente nos Estados Unidos em 1914, por insistência de Anna Jarvis. Filha de pastor, perdeu a mãe em 1905, e no primeiro ano de seu falecimento, enviou 500 cravos brancos para homenagear as mães da sua congregação. Queria lembrar a brancura desta flor simbolizando as virtudes maternais. Durante os anos seguintes, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja com o mesmo propósito. Mas as flores começaram a ser comercializadas, e por isto, entrou com processo a fim de cancelar o feriado. “Não criei o dia para ter lucro”, protestou sem sucesso. Anna morreu aos 84 anos sem nunca ser mãe. No Brasil, a data foi oficializada em 1932 já com características comerciais.
Muita coisa mudou na vida da mulher nestes tempos em que os cravos deram lugar aos celulares. Alguém escreveu que as reflexões atuais sobre a condição da mulher giram em torno da convivência doméstica, da trinca carreira-maternidade-matrimônio, e da harmonização entre a vaidade e a competência profissional. A terapeuta familiar Magdalena Ramos sugere que a infelicidade da mulher moderna está na obrigação de cuidar da casa e dos filhos e dividir a vida familiar com o trabalho, um peso que não é compartilhado pela maioria dos homens. Isto está comprovado em pesquisa: as mulheres brasileiras inseridas no mercado de trabalho dedicam 22,1 horas por semana às tarefas da casa, enquanto os homens gastam apenas 9,9 horas com essas atividades. Tal situação é apontada como a principal causa de brigas e separação entre casais. O IBGE em 2002 já dizia que as mulheres ocupavam 45% no mercado de trabalho - 44% na advocacia, 40% na medicina, 56% na arquitetura, 14% na engenharia, 33% na classe dos juízes. Professoras do ensino fundamental devem ser 99%. E se pensarmos naquelas que trabalham na informalidade, hoje as donas de casa são a minoria. “Não dá para voltar atrás e imaginar que boa era a época das nossas avós”, defende Magdalena. “Não é possível abrir mão das conquistas alcançadas, mas é complicado encontrar soluções para a falta de tempo”.
Tal quadro conclui que hoje o pai tem mais tempo para os filhos do que a mãe. Quando os dois estão em casa, ela vai para a cozinha e ele fica na sala com as crianças – com a televisão ligada.
A escritora Wanda de Assumpção lembra um perigo nesta ausência maternal: O senso de culpa nos leva a tentar compensar materialmente essa falta. Acabamos mimando nossos filhos com coisas materiais, trocando a penúria financeira pela falta de disciplina e equilíbrio emocional.
Longe da discussão entre feministas e conservadoras, é impossível negar o insubstituível papel feminino. Ela até pode assumir muita coisa masculina, mas ele nunca será mãe ou mesmo fazer o que ela faz. Igual a mãe que consola o filho, diz Deus na Bíblia, assim eu consolarei vocês (Isaías 66.13). Ninguém ama igual a Deus e ninguém ama igual a mãe. Além deste colo, não é o homem, mas a mulher sábia que constrói o seu lar (Provérbios 14.1). E se ela vive mais tempo que ele, outra sabedoria divina. Afinal, quando a mãe está ausente, surge a avó-mãe esbanjando experiência e dedicação.
Se as mães estão com as horas e a vida esgotadas, sem dúvida um grande problema para todos. Mas ainda resta o carinho de Jesus que disse: Mãe, mãe! Você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! (Lucas 10.41)
Marcos Schmidt
Artigo para Jornal NH - 10 de maio de 2007