Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O SEMANAL, ANO 8, Nº 386


O SEMANAL -  DE 23 A 29 DE AGOSTO DE 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
              Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_______________________________________________________

    13º Domingo após Pentecostes

Tema:        O verdadeiro culto que agrada a Deus! 
Leituras:    Sl 14     Is 29.11-19     Ef 5.22-33      Mc 7.1-13

Mensagem:  Há uma diferença enorme entre um culto a Deus apenas feito pelos lábios e o que procede do coração, entre religiosidade exterior e interior. Certa vez apresentaram a Jesus a questão: “Por que teus discípulos comem sem lavar (ritualmente) as mãos?” E Jesus respondeu com o profeta Isaías: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.”O verdadeiro culto a Deus começa com sincero arrependimento dos pecados, passa pela confiança no perdão destes por Deus, e se concretiza no amor ao próximo, começando pelos mais próximos como, por exemplo, os pais. O resto pode ser só fingimento, coisa de ator em teatro, hipocrisia. Como está seu culto a Deus?   (pastor Edgar)     

Programação na Semana

28/08 – Terça
13h30
18h30
17h45
19h30
Assistência Social
Aulas de flauta
Instrução de Adultos (turma A)
Coral
30/08 – Quinta
20h
Culto “São Paulo”
31/08 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º anos
Instrução Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos / Pais dos Confirmandos
1º/09 - Sábado
9h
16h30
18h
20h
Instrução de Adultos (turma B)
Reunião professores de Escola Dominical
Culto “Jesus Redentor”
Culto “São Paulo”
02/09 - Domingo
9h
18h
Culto “São Paulo”
Jovens

Lembretes

BATIZADO – RAFAELA ROOS, filha de Paulo Gilson Roos e Márcia Bernardes. Nasceu em 16/03/2012, batizada em 26/08/2012. Padrinhos: June Maria B. Grangeiro, Paulo Kleber S. Grangeiro, Lucia Rejane R. Frank, Reomar Frank, Flávio Krammes.
DROGAS Os jovens convidam a todos os interessados para a palestra sobre dependência química, do pastor Paulo Kühl, que acontecerá na reunião juvenil nesse 26 de agosto, domingo, 18h, no Cesaspa.
ENCONTROS TEOLÓGICOS – Já estão abertas as inscrições, sob o tema: Introdução ao Antigo Testamento, ministrado pelo professor Acir Raymann. Serão 5 encontros, (quartas-feiras, 20h), nos dias 19/09, 26/09, 17/10, 24/10 e 07/11.
ASSEMBLÉIA – No dia 1º de setembro (sábado) após o culto das 20h, tem Assembleia Extraordinária da Comunidade São Paulo, com dois assuntos breves.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Inscrições na secretaria para as novas turmas de profissão de fé. São dez encontros de 1 hora com duas opções de horário. O início das aulas de sábado será no dia 18 de agosto, 9h, e de terça-feira, 14 de agosto, 17h45. São duas turmas de acordo com a disponibilidade dos interessados.
87 ANOS – Culto dos 87 anos da São Paulo, na dependências do Cesaspa, 21 de outubro, 9h, com almoço. Não haverá culto na 5ª feira nem no sábado.
77 ANOS – Culto de aniversária das Servas "São Paulo", no dia 2 de setembro, 9h.
ENCONTRO DA PRIMAVERA – No  dia 1º de setembro, 13h30, na "Rei Jesus" de . Novo Hamburgo, promovido pela Servas DIVASI-LSLB.
IDOSOS – No dia 3 de setembro, 2ª feira, 14h, o nosso templo será sede da celebração para o mês do Idoso, conforme programação municipal.
MENSAGEIRO LUTERANO – Pegue um exemplar e coloque 5 reais na caixinha!
INTERCESSÕES – Durante a semana na secretaria, ou no início do culto aos recepcionistas, informe o(s) nome(s) de pessoa(s) para incluir no Livro de Oração, juntamente  com o motivo, ou para agradecer ou para pedir a Deus.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sermão - 13º domingo após Pentecostes (2012)


18

Tema: O verdadeiro culto que agrada a Deus.
Texto: Mc 7.1-13
13º domingo após Pentecostes (2012)

Introdução.
A.   Qual é o verdadeiro culto que agrada a Deus?
·        A pergunta acima poderia ser também: “Qual é a pessoa que agrada a Deus?” Ou: “De quem Deus se agrada?” “Em quem Deus tem prazer?”.
·        E isto nos leva a outras perguntas: “De quem Deus não se agrada?” “Em quem Deus não tem prazer?” Ou: “Quem não agrada a Deus?”.
·       Podemos tornar as perguntas ainda mais pessoais: “Eu agrado a Deus?” “Deus tem prazer em mim?” “Deus aceita a minha vida?” O que me leva a perguntar ainda: “Deus tem prazer no meu culto?” Ainda mais: “Que culto agrada a Deus?”.
B.    A pregação de João Batista.
Estas perguntas com certeza estavam embutidas na pregação de João Batista quando conclamava as multidões no deserto: “Preparai o caminho do Senhor!” Is 40.3

I.       A acusação dos fariseus e dos professores da Lei.
Os questionamentos acima também estão no meio de um dos tantos embates entre Jesus Cristo e os fariseus e os mestres da lei. Desta feita uma comissão de Jerusalém tinha sido enviada para a Galileia. Eles tinham muita inveja de Jesus, pois muitos o seguiam. Queriam pegar Jesus em alguma contradição. Para tanto eles eram bem ardilosos. Eles eram especialistas em leis. Na ótica deles havia um grande problema com Jesus e seus discípulos.
A.   A acusação (Mc 7.1-5).
Não demorou muito para acharem ocasião para acusação. Vendo que os discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos, um lavar não só higiênico, mas também ritual de purificação, perguntam: “Mestre, por que os teus discípulos comem sem lavar as mãos?” Parece uma pergunta justa e inocente. Mas não é. Como Marcos explica aos seus leitores romanos, os discípulos assim estavam quebrando as tradições dos antigos, pois havia um ritualismo muito grande sobre purificações: quem vinha do mercado tinha que lavar tudo, pois poderia ter se contaminado com uma comida impura; jarras e utensílios domésticos também tinham que ser purificados.
B.    O ritualismo hoje.
Há costumes e costumes. Eles são adiáforas, nem ordenados e nem proibidos. Quando nos ajudam a elevar os pensamentos a Deus, a primeira opção é usá-los e não jogá-los fora. Daí a dizer que um culto sem eles não é culto, é maldade. Se, por exemplo, o pastor “esquece” o Pai Nosso ou outra parte litúrgica comentar: “Hoje não teve culto!” É um exagero. Vale lembrar que, se o ritual se torna letra morta, talvez o problema não seja o ritual, mas a compreensão da pessoa. Temos que atentar para a essência do ritual.
II.    A palavra de Jesus.
A.   Resposta (Mc 7.6-8)
Diante das fraquezas e incompreensões Jesus tinha muita paciência. Mas quando identificava má vontade, cegueira, incredulidade e hipocrisia, então ele era duro e direto.
Como resposta a eles Jesus cita o profeta Isaías: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” Cuidam do cumprimento exterior de leis, muitas vezes meras tradições humanas apenas.
Assim também hoje, quando se coloca leis humanas ao lado da Lei divina, está se incorrendo no mesmo erro.
O problema do ser humano, de cada um de nós, começa no coração. Somos pecaminosos por natureza. Depois da discussão com estes líderes, Jesus disse em casa, em Cafarnaum, aos seus discípulos: “Não é o que entra pela boca que suja o homem, mas o que sai. Porque é de dentro, do coração, que vem os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências.” Mc 7.20-22.
O que Jesus quer mesmo é coração arrependido de seus pecados e que confia nos méritos por ele conquistados na cruz como pagamento por nossos pecados. Ser justo diante de Deus não depende do cumprimento de regras, mas da aceitação do sacrifício de Jesus.
B.    Contra-ataque (Mc 7.9-13)
Tendo feito calar seus detratores, agora Jesus parte para a ofensiva. Usa de sarcasmo com eles. Aponta para a incoerência deles dizendo: “Se vocês prometeram algo para Deus e veem seus pais em necessidade, dizem: ‘eu não posso ajudá-los por causa da promessa a Deus’.” Ora, promessas assim eram voluntárias, não tinham ordem de Deus. Mas amar o pai e a mãe tem ordem de Deus no Quarto Mandamento. Logo, eles não cumpriam um mandamento de Deus por causa de uma promessa às vezes impensada. Em Pv 28.24 está escrito: “Quem acha que roubar de seu pai ou de sua mãe não é pecado é pior que um ladrão comum.” O verdadeiro culto a Deus se desenvolve no amor ao próximo. Jesus estabelece a real escala de valores.
Este amor também deve estar presente entre marido e esposa, a exemplo do que acontece entre Cristo e a Igreja. Ef 5.22-33
E este amor se estende a todas as pessoas, aos inimigos também.

Conclusão
Qual é o verdadeiro culto a Deus? Arrependimento, fé e amor. Isto acontece em primeiro lugar no coração. Mas não fica aí. Parte para o louvor de lábios (culto) e vivência do amor ao próximo (dia a dia). Deus Espírito Santo nos assista. Amém. 
Rev. Edgar Züge.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Artigo - Os escândalos e a luz


Os escândalos e a luz

“Escândalo” na Bíblia (do grego skandalon) tem um sentido diferente destes que a gente vê nas capas dos jornais. Dependendo do contexto bíblico, pode ser um obstáculo, armadilha, ofensa, abandono. O próprio Jesus é apontado como alguém que escandaliza, conforme a profecia de Simeão (Lucas 2.34). Isto se confirmaria mais tarde quando o Salvador pergunta à multidão que o seguia por causa dos milagres que fazia: “Isto vos escandaliza?” (João 6.61). A versão na linguagem de hoje é mais exata: “Vocês querem me abandonar por causa disso?” É que ele tinha sugerido para comerem a carne dele, beberem o sangue dele. Na verdade, já que eles não aceitaram o “pão da vida”, Jesus escandaliza propositalmente para separar o joio do trigo. Ele queria discípulos e não seguidores interesseiros. No final sobraram só os doze daquela multidão. Isto nos faz pensar: E hoje, quantos sobrariam? 

Quando Jesus afirma que “é inevitável que venham escândalos”, ou em outra versão, “sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado” (Lucas 17.1), ele alerta com “mas ai do culpado”. Nem a Bíblia nem a história secular escondem os registros que revelam um mundo habitado por gente que sempre foi má. Se hoje a impressão é que as coisas pioraram, é devido às notícias instantâneas de cada cantinho deste planeta. Mas, se o exemplo influencia, penso que é por isto que a maldade em todos os níveis vem aumentando. Creio que também é por isto que muitos estão com nojo da política e da religião. Por isto, no meio de tanto escândalo, fica o recado: "Os dias em que vivemos sãos maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Efésios 5.16,17). Sem muito esforço podemos começar com o pedido dele: “A luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem” (Mateus 5.16).


Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
23 de agosto de 2012