Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Artigo - Martírio


Martírio

    O cristão necessariamente estará na contramão em diversas situações do comportamento humano, e por isto, martirizado. "Martirizar" vem do grego e significa testemunhar. Pelo fato do testemunho cristão quase sempre provocar rejeição, o termo ficou comprometido com outro significado: sofrimento. Por isto as bem-aventuranças de Jesus: "Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo o tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores". Viver a fé e os princípios cristãos exige grande coragem nestes tempos modernos. Novelas, programas na TV, a mídia em geral sutilmente desqualifica o cristianismo sem compaixão. Mas daí tem o outro lado da moeda. Igrejas comprometidas com a  teologia da prosperidade seguem o mesmo hedonismo da sociedade, que busca o sucesso, poder, dinheiro. Enquanto isto, humildade, servidão, compaixão, estas coisas que Jesus ensinou, tudo isto está restrito aos cristãos "fracos e sem fé". E assim, de perseguida, parte da igreja está perseguindo.

    Por isto esta guerra "santa" no cenário político-religioso, que não deixa de ser uma cópia da "evangelização" pelo poder da espada que o imperador romano Constantino empunhou após sua conversão e que depois trouxe as Cruzadas e inquisições. Querem agora lançar o pastor Marco Feliciano para presidente do Brasil nas próximas eleições. O que está por trás disto? Qual a função de um pastor? Quais os objetivos de uma igreja? O papel da igreja “não é outra coisa que pregar a palavra de Deus e com ela conduzir os cristãos”, defendeu Lutero num tempo quando a religião detinha o poder político. Se a preocupação é a lei anti-homofobia, legalização do aborto, e todos estes projetos de leis contrários aos ensinos da Bíblia, existem os meios democráticos para os cristãos se manifestarem, sem esquecer das palavras do Senhor: " A  luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazer". O poder do Evangelho sempre estará na vida do cristão. 

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
11 de abril de 2013