Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Artigo - Internação compulsória


Internação compulsória 

    A polêmica quanto a decisão do governo paulista em internar obrigatoriamente os dependentes químicos levanta enorme discussão. A questão é sobre o direito de ir e vir, a privação da liberdade, a internação compulsória. Fala-se, inclusive, no risco de uma internação desumana e da exceção virar regra. Mas, se a preocupação é quanto à liberdade, quem são os detidos? Não é a sociedade que vive ameaçada pelo medo e violência que as drogas produzem? Não são os próprios dependentes químicos, encarcerados no terror da dependência e do tráfico? Não são os pais, as famílias, que já se encontram internados compulsoriamente? O assunto mexe na pior desgraça, e todos clamam por solução.

    Na teologia cristã para a cura dos vícios espirituais, o assunto “lei” também é controverso e divide doutrinas e práticas. Mas é a chave para a compreensão do coração de Deus. Na carta aos gálatas, Paulo é enfático: “Antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei (...) A lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse (...) Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós” (3.23-25). Percebe-se algo semelhante com a dependência química. Enquanto existe vício, escravidão, só mesmo um tratamento compulsório para depois, com a cura, a plena liberdade. Por isto a ênfase do apóstolo: “Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente” (5.1).  Assim o desafio na igreja é parecido: da exceção virar regra. Ou seja, da lei continuar para sempre como tutor, e não de forma compulsória e provisória. Paulo chama isto de “outro evangelho”, ensino enganoso, que não elimina o poder da escravidão espiritual nem conduz ao verdadeiro amor. Aliás, ao falar do evangelho que liberta, ele lembra como isto ajuda também no combate aos vícios (5.21). Exemplos não faltam de gente que se libertou das drogas através da fé cristã. 
            
Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
10 de janeiro de 2013

O SEMANAL -  DE 3 A 9 DE JANEIRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                   Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

Epifania

Tema:  As oportunidades do testemunho nas viagens
  
Leituras:        Sl 72.1-11     Is 60.1-6     Ef 3.1-12     Mt 2.1-12
 
Mensagem: A história dos reis magos também pode ajudar na reflexão quando a maioria está viajando de férias e criando oportunidades para o testemunho cristão. São momentos de intercâmbio com pessoas estranhas, com turistas – assim como foi com os visitantes do Oriente na viagem para Belém. Na praia, na serra, enfim, onde se está nas férias ou no trabalho. A estrela continua a mesma: a Palavra de Deus que resplandece no coração o ano inteiro e ilumina o caminho. Desta forma, quando as pessoas estão mais relaxadas, sem o estresse do ano agitado, fica mais fácil dialogar e trocar ideias sobre o sentido da vida. E o sentido da vida é Jesus. Até porque o cristão não tira férias de sua fé.  (pastor Marcos)

EPIFANIA – Palavra de origem grega que significa “manifestação, revelação”. Período da igreja depois do Natal até a Quaresma.

Programação da semana

10/01 – Quinta
20h
Culto na “São Paulo”
12/01 - Sábado
18h
20h
Culto na “Jesus Redentor”
Culto na “São Paulo”
13/01 – Domingo
9h
Culto na “São Paulo”

  L e m b r e t e s

SECRETARIA Nos meses de janeiro e fevereiro a secretaria da comunidade não atende aos sábados de manhã e em horário do meio-dia.
NOVA TURMA – Interessados em ser membro desta igreja, falem com o pastor ou na secretaria. Novas turmas de instrução a partir de março de 2013.
CULTOS NO SÁBADO – Os cultos de sábado em janeiro e fevereiro permanecem na São Paulo (quintas e sábados, 20h, e domingos, 9h).
ESCOLA BÍBLICA – A escola bíblica para as crianças durante os culto retorna na primeira semana de março.
LIVRO DE ORAÇÕES – Na entrada da igreja encontra-se o livro de orações para agradecimentos e pedidos na oração do culto.
CULTOS NA JESUS REDENTOR – Os cultos na Comunidade Jesus Redentor serão sempre as 18h dos sábados, também no período de verão.
FÉRIAS PASTOR EDGAR – O pastor Edgar tira parte de suas férias, 20 dias, entre  26/12/2012 a 14/01/2013.
MENSAGEIRO – Na entrada da igreja pegue um exemplar da revista Mensageiro Luterano ao preço de 5 reais. Coloque este valor na caixinha ao lado.
CULTOS NA PRAIA – Veja no quadro mural da igreja os locais e horários de culto em diversas praias de nossa orla marítima.

Amigo(a) visitante – bem-vindo(a) ao culto.
Qualquer informação ou dúvida, fale com os recepcionistas ou com o pastor. Deus lhe abençoe.