Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Semanal – Ano 5, nº 217 – 28 de maio a 3 de junho de 2009

Cultos – Pentecostes
Tema: A vinda do Espírito Santo.
Textos Bíblicos: Sl 139.1-12; Ez 37.1-14; At 2.1-21; Jo15.26,27; 16.4-15.
Hinário Luterano: 140, 133, 132, 295, 257.
Mensagem: Pentecostes proclama duas verdades fundamentais da fé cristã: 1º) Que perante Deus todas as pessoas têm a mesma necessidade do Espírito Santo. E somente quem foi iluminado por ele reconhece que é pecador e crê em Jesus como seu salvador. 2º) Neste dia foi preciso que falassem pelo menos quinze línguas diferentes para que todos ali reunidos tomassem conhecimento do amor de Deus. Permaneçamos nesta fé implantada em nós, falando de Cristo com nossa língua, com nossas ofertas e com nossas vidas. Amém! (Pastor Figur)
Aniversariantes – 28 de Maio a 03 de Junho de 2009
28-Ana Strack; Iraci Hedlund; Carlos Wasem; Neusa Cardoso; Karin Schwartzhaupt; 29-Tereza Iung; Maria Koller; Wilma Gunsch; 30- Taila Reinheimer; Claudio Schaefer; Célia Buss; Bianca Silva; Paulo Bauer; Nara Schmitt; Mateus Souza; 31-Diego Baronio; Isolde Luguesi; Doris Scheffler; Eloisa Kohlrausch; 01-Athos Dutra; Gabriel Bauer; Carmem Nunes; Hilda Tiggemann; Alessander Garcia; 02- Lili Bock; Anna Bauer; Cíntia Muller; Gabriela Silva; Iria Reinheimer; 03-Darci Kayser; Olívia Molter; Jonas Santos; Nilsa Marques; Aline Assmann; Alonso Wasem; Valdenir Moura; Ismael Schefler; Neusa Marques; Elenice Barbosa.
Lembretes
Ação de Graças – Faleceu neste 21 de maio Vitalina Monteiro da Silva , aos 76 anos, e o culto em memória será neste 31 de maio, 9h. Deixa enlutados seu esposo Nelson Hegele, 3 filhos, 3 noras, 6 netos, 2 irmas e 2 irmãos.
Retiro de Casais – Data: 13 de junho (sábado). Local: Fazenda Portal em Lomba Grande. Palestra às 17h com o pastor Donato Pfluck, e após janta. Preço: 40 reais por casal. A partir das 14h o local com área verde à disposição para confraternização. Inscrições na Secretaria ou nos cultos.
105 anos da IELB – Grande culto na FENAC, 28 de junho. Inicio a partir das 8h com atividades e culto cantate as 9h. Aguardem...
Culto Cantate – Dia 7 de junho, 18h, no Seminário Concórdia.
Carlos Magrão – Show gospel deste músico luterano no dia 1º de junho, 20h, no Ginásio Sinodal da Paz, Floresta Imperial. Entrada franca.
Coral – O Coral da congregação necessita de vozes, especialmente das masculinas. Falar com o pastor Ezequiel.
Festa da Colheita – As ofertas de alimentos neste fim de semana serão destinadas para a Assistência Social da congregação local.
Lideranças – As lideranças da congregação têm sua reunião com a Diretoria da Comunidade no dia 10 de junho, 20h, na igreja.
Recadastramento – Todos os membros da comunidade estão sendo recadastrados. Pegue a ficha de dados (uma para cada membro batizado), preencha e entregue nos cultos ou na Secretaria.
Secretaria – Aberta também ao meio-dia.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Artigo - Chamados para fora

A palavra “igreja” vem do grego e literalmente significa “chamados para fora” ou “reunião”. Mas, falar “igreja” em certas situações é “falar grego” mesmo. Isto porque cada um entende do seu jeito. E com razão. A própria divisão do cristianimo gera este desentendimento e escandaliza. Por isto, o melhor caminho nestas horas é traduzir, ou seja, é ir lá na origem e esmiuçar a essência. Creio que este ciclo de palestras sobre a vida e obra do apóstolo Paulo, promovida pelo Serviço Ecumênico de Novo Hamburgo nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, ajuda bastante. Afinal, mesmo escrevendo em grego as cartas do Novo Testamento, o apóstolo não complica o significado de “igreja”. E isto num tempo quando já havia divisões entre os cristãos. Aliás, o registro bíblico nunca escondeu o lado humano da igreja, mesmo quando este livro sagrado é lido pelas pessoas “de dentro” – os descrentes (lembram que igreja significa “os chamados para fora”?).
Um interessante texto paulino sobre “igreja” está na epístola aos Efésios. “Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor”, lembra o apóstolo. “Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá. Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês. Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4.2-6). Parece que Paulo “copia” a famosa oração de Jesus pela unidade dos cristãos: “E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17.21).
O ideal para a unidade dos cristãos seria a junção do cristianismo numa única denominação religiosa. Católicos, evangélicos, ortodoxos, pentecostais, todos juntos com a mesma placa de identificação – como foi lá no início. Mas isto nunca vai acontecer, e por razões evidentes. Só na vinda do Pastor quando todas as ovelhas serão reunidas num só rebanho (João 10.16). Mas então, porque orar pela unidade? Bom, daí é preciso enxergar a igreja na essência. E já que ela não é um monte de tijolo e cimento, não é uma construção humana nem uma organização terrena, mas pessoas que têm o mesmo Salvador, podemos sem nenhuma hipocrisia pedir o que Jesus pediu. E fazer o possível para isto acontecer.
Neste domingo é festejado pelos cristãos o Pentecostes – a descida do Espírito Santo sobre os discípulos (Atos 2). Um episódio inverso da Torre de Babel – onde a confusão das línguas dividiu e espalhou a raça humana. Naquele dia os discípulos receberam poder para falar o Evangelho em outros dialetos, e três mil pessoas de outras nações se tornaram cristãs. Voltaram para casa com o “vírus” gerando uma pandemia, neste caso para a vida. Babel caiu porque foi uma construção de baixo para cima. A igreja do Pentecostes até hoje existe e chama para fora da confusão porque vem de cima.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 28 de maio de 2009