Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Oficina de Jovens


Neste domingo teremos nossa 1ª Oficina deste ano! 
A oficina será voltada para a música com foco na Percussão, onde vocês terão a oportunidade de aprender através de ritmos e sons um pouco mais sobre como podemos utilizar de nossos dons e talentos com o objetivo de auxiliar no ministério de louvor e adoração da Igreja. 

Contamos com a presença de Todos os Jovens. Todos terão oportunidade de participar. 

Venham e participem: 
Domingo 05/05/13 - 18hs - No Ginásio da Congregação.

O SEMANAL, ANO 9, Nº 422


O SEMANAL - 2 A 8 DE MAIO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                        Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

Sexto Domingo de Páscoa

Leituras:   Sl 67     At 16.9-15     Ap 21.9-14, 21-27    Jo 16.23-33

Tema:                 Convite para o showroom do céu
Mensagem: Neste capítulo 21 de Apocalipse, Deus apresenta o céu de uma forma fantástica. Algo parecido pelas grandes empresas que, para mostrar os seus produtos, fazem um showroom. Aliás, ninguém compra um artigo sem antes ver, pesquisar, analisar. De alguma forma, Deus faz a mesma coisa com o seu produto "novo céu, nova terra". A Bíblia toda faz isto, além de mostrar o caminho do céu, também revela como é este céu. E o Apocalipse é o clímax, o estande principal do céu. Por isto o convite de Deus: "Venha, e eu lhe mostrarei" (9). Devemos aceitar este convite, para ver as maravilhas do que Deus preparou. Nesta contemplação, teremos mais coragem e determinação para fazermos as escolhas certas neste complicado mundo com tantos outros mostruários e vitrines. (pastor Marcos)

                                Programação da semana

07/04  – Terça
13h30
19h30
20h
Assistência Social
Coral
Instrução de Adultos  (1º turma)
08/04  – Quarta
14h30
Servas Centro
09/05  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo" - Ascensão
10/05 –  Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos
11/05 –  Sábado
10h
16h
18h
20h
Instrução de Adultos (2º turma)
Servas Aliança
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
12/05 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Reunião dos Jovens

 

 

L e m b r e t e s

ENCONTROS TEOLÓGICOS ­ – "Uma visão panorâmica da história da igreja cristã", é o tema dos encontros teológicos, pelo professor Paulo Buss do Seminário Concórdia. São 4 quartas-feiras, 20h as 22h (15/05, 22/05, 05/06, 19/06), na igreja São Paulo. Valor: 15 reais. Inscrição na secretaria, pelo telefone 3066-6434.
CONGRESSO DE SERVAS – As servas do distrito reúnem-se em congresso neste 5 de maio, no Clube Fraternal de NH. Início 8h, com 4 palestrantes: Dirce Herbertz, Candace Albrecht, Raquel de Almeida e Rosemarie Lange, sob o tema: "Mulheres da Bíblia, mulheres de hoje, o que elas têm em comum?"
ACAMPADENTRO – A Juventude Mirim faz seu "acampadentro" no Cesaspa nestes dias 4 e 5 de maio. Detalhes na reunião desta sexta-feira.
UNIDADE – Para marcar a Semana da Unidade dos cristãos, no dia 16 de maio, quinta-feira, 20h, será realizado em nosso templo um encontro de corais e de louvor, organizado pelo Serviço Ecumênico de Novo Hamburgo.
CARTEIRINHAS – Nos cultos nesta semana, 2, 4 e 5 de maio o Departamento de Leigos recolhe as ofertas aos projetos nacional e distrital - as "carteirinhas".
IGREJA ABERTA O projeto Igreja Aberta é de terça-feira a sexta-feira, das 11h as 16h.  Cada equipe de recepcão terá um plantão de 1 hora ou mais, conforme disponibilidade. No quadro mural está a tabela. Colabore e coloque o seu nome.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – São duas turmas de instrução para Profissão de Fé. Com o pastor Marcos, na sala da Secretaria, terças-feiras, 20h, e com o pastor Edgar, sábados, 10h, no seu gabinete. São 10 encontros de 1 hora cada um. Interessados falem com o pastor ou na Secretaria.
MENSAGEIRO LUTERANO – Na entrada da igreja estão exemplares do Mensageiro Luterano. (é só pegar e colocar 5 reais na caixinha)

Amigo(a) visitante, bem vindo(a) ao culto. Deus lhe abençoe!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Artigo - O leão e a corrupção


O leão e a corrupção

   Em 1979 a Receita Federal escolheu o leão por considerar algumas características do felino: É o rei dos animais, é justo, é leal, é manso sem ser bobo. Será que o bicho ainda representa tais virtudes? As contas na calculadora dão outro resultado: injustiça, deslealdade, crueldade. Bem diferente do "Leão de Judá" (Apocalipse 5.5), um símbolo do Senhor Jesus que usa o poder para ajudar os seus seguidores. Aos subalternos do leão tributário, a Bíblia tem um conselho: "Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades" (Romanos 13.7). Mas, e se as autoridades não respeitam nem honram o povo? O verso anterior responde: "Quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus" (13.6). Os deveres do governo, logicamente, são a justiça social: "Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça" (Provérbios 29.4). Hoje o povo brasileiro trabalha para manter um custo médio anual da corrupção em torno de 2% do Produto Interno Bruto, uns 60 bilhões de reais. É um cálculo impreciso assim como é incerto o destino de todo o dinheiro que deixamos nas altas taxas sobre o feijão e em todos os bens, produtos e serviços.

   Mas existe um jeito para combater esta "dengue" na sociedade brasileira. O primeiro passo começa por mim: seguir o caminho da honestidade longe da ganância. O seguinte é denunciar na voz do profeta bíblico: “Vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos das suas colheitas (...) Vocês maltratam as pessoas honestas (...) Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam” (Amós 5).  Este foi o mesmo recado do Leão de Judá ao desonesto cobrador de impostos, Zaqueu, que arrependido, prometeu a Jesus: "Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais". Se um terço dos corruptos fizesse o mesmo, o Brasil estaria bem melhor.


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
2 de maio de 2013