Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 438

O SEMANAL - 22 A 28 DE AGOSTO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

14º Domingo após Pentecostes

Leituras:   Sl 50.1-15     Is 66.18-23     Hb 12.4-24     Lc 13.22-30
Tema:                        O culto que agrada a Deus.
Mensagem:  Um grupo musical fez uma paródia de hinos cristãos para mostrar que o culto a Deus facilmente pode ser substituído pelo culto à pessoa. Em vez de cantar “Ele”, numa referência a Deus, cantam “Eu”, numa referência clara à pessoa; no lugar de “só para louvar ao Senhor”, cantam “só para agradar o pastor”. Logo surge a pergunta: Qual é o tipo de culto que agrada a Deus? O Salmo 50 mostra que o culto começa no coração. Deus se agrada de um coração humilde, arrependido. Deus não tem prazer num coração orgulhoso, que julga o próximo. Deus não é contra o culto exterior, ritualístico. Mas Ele quer, antes de tudo, corações voltados a ele. Aliás, é Ele próprio que transforma corações de pedra em corações de carne. Em Jesus Cristo toda a vida do cristão passa a ser culto a Deus. (pastor Edgar)

Programação da semana
27/08  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
28/08  – Quarta
14h30
19h30
Servas Centro
Reunião aberta - processo eleitoral da IELB
29/08  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo"
30/08 –  Sexta
18h15
19h
19h40
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
31/08 –  Sábado
18h
20h
21h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
Assembleias Ordinária e Extraordinária
01/09 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

 

L e m b r e t e s

BATISMO – De MARIANA MATOSO DUMMER, filha de Daniel Henrique Dummer e Keti Daiane Matoso Dummer. Nascida em 20/05/2013 e batizada em 25/08/2013. Padrinhos: Denise Valeria Couto, Fabiano Rossato Degar, Claudia Helena Matoso Degar, Daiana Carolina Dummer, Iesus Rodrigues Cabral, Solange Magali Schwamback e Roberto Jungthon.
PROFISSÃO DE FÉ- De BETHÂNIA FONSECA no dia 24/08/2013.
APOIO PSICOLÓGICO – Em parceria com o Ponto Psi e aprovado em Assembleia, começa neste mês de agosto, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado da igreja. Informações, triagem e agendamentos devem ser feitos na Secretaria. Os horários de atendimento são na segunda-feira e quinta-feira, 13h30 às 17h.
ASSEMBLEIAS  – Os membros votantes são convocados para duas Assembleias no mesmo dia, Ordinária e Extraordinária: em 31/08/2013, sábado, após o culto das 20h. Ordem do dia da Ordinária: Relatórios, CAP e Cemitério. Ordem do dia da Extraordinária: análise e aprovação (ou não) da proposta de chamar o terceiro pastor para a paróquia.
ELEIÇÕES NA IELB – Toda a liderança da congregação é convidada, e interessados, para a indicação de nomes para o processo eleitoral da Diretoria Nacional da IELB e aos diversos cargos dos conselhos e comissões da IELB. Será no dia 28 de agosto, 19h30, na igreja.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Está sendo criada nova turma para Instrução de Adultos. São dez encontros, aos sábados de manhã, ou, se for necessário, durante a semana, à noite. Inscrições na secretaria.
ML sobre a SÃO PAULO – Neste mês de agosto o Mensageiro Luterano tem uma matéria especial sobre a nossa Comunidade São Paulo. Na entrada da igreja estão exemplares do mês de agosto. (É só pegar e colocar 5 reais na caixinha).
IGREJA ABERTA – Não estamos conseguindo manter a igreja aberta em todos os horários do projeto por falta de voluntários. Ajude nesta missão!

Os aniversariantes presentes nos cultos serão homenageados de forma especial com um cartão e oração.
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Artigo - Desabafo da professora

Desabafo da professora


     Depois de ler o artigo "Incêndio nas escolas", uma professora me enviou um e-mail com um desabafo comovente. Graduada em psicologia e educação, ela reconhece que "há um enfraquecimento das figuras de autoridade, inclusive no ambiente escolar", e admite desânimo: "Convivo diariamente com muitas professoras que contam as horas para terminar o dia, vibram quando tem um feriado na semana e sabem quantos anos e dias faltam para se aposentar. A impressão é que não aguentam mais e estão fugindo da tortura. Perdeu-se o gosto. Tenho me questionado: Por que? O que está acontecendo para o professor encarar como árduo o seu dia e desejar preencher tão rápido as lacunas do tempo de sua aposentadoria? Talvez porque sua carga tem sido demais - ter que ser pai e mãe, educar, separar as brigas e ainda assim, ouvir desacato e muitas vezes acusado pelas famílias de incapaz, mal profissional, culpado pela deficiente aprendizagem do filho, entre outros despautérios".

    É lamentável ler isto. Pouco adianta investir no ensino com os royalties do petróleo ou outra coisa, sem um ambiente de respeito na escola. Esta educação depende do pai e da mãe. Após advertir: "Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e a sua mãe", a Bíblia lembra: "Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos" (Efésios 6). Por que as crianças estão irritadas, iradas, desobedientes? Por falta do "não", da censura, da disciplina. Já diziam: "Eduque a criança no caminho que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele" (Provérbios 22.6). Não pelo autoritarismo e violência - coisa do pai da desobediência, o Diabo, mas pela autoridade e amor que vem de Deus. "Tenho me questionado e procurado uma luz", lamenta a professora, "pois conviver assim, neste nível de insatisfação e estresse só desqualifica a educação e traz adoecimento da classe". Que possamos encontrar esta luz!   

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
22 de agosto de 2013