Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O SEMANAL DE 21 À 27 DE JULHO

                   O Semanal                             
                  6º Domingo após Pentecostes

Tema:  Pratique a missão do reino do céu! 
   
Leituras:     Sl 125       Dt 7.6-9       Rm 8.28-39       Mt 13.44-52
Mensagem: O que você entende por Reino do Céu? Quem pertence a este Reino? Quem é o Rei? E o povo? Se este Reino existe, como ele acontece, o que o seu povo faz? Em Mateus 13.44-52, Jesus Cristo o compara a um tesouro escondido, a uma pérola de valor único, e a um lançamento de redes de pescar. É de vital importância que você e eu pertençamos a este Reino. Não é pouca coisa que está em jogo. É a sua e a minha vida eterna!                                                                                                             pastor Edgar

Lembretes

MENSAGEIRO – Adquira o Mensageiro Luterano de julho, por 5 reais, nos cultos e na secretaria. Ou faça a assinatura anual e receba em seu endereço.
BLOG – Veja no blog da São Paulo as fotos dos confirmandos e suas interessantes respostas sobre a igreja, informações do Semanal, artigo  do pastor Marcos, e outros  endereços de sites e blogs.
SACOLINHAS – As ofertas das servas no último final de semana somaram R$ 2.018,00, e foram enviadas para o projeto da liga nacional.
GALETO – A Assistência Social promove galeto com salada e aipim, para levar, no dia 6 de agosto, meio dia. O cartão custa R$ 10,00.
INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS  – Em 5 de agosto inicia nova turma do 1º ano. Lembramos que aqueles que completam 12 anos entre agosto/2011 à julho/2012, estão aptos para ingressar. Inscrições na Secretaria.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – No dia 13 agosto, 9h (sábado), inicia nova turma de instrução para aqueles que desejam ser membro desta igreja. Inscrições na secretaria. São dez encontros com uma hora de duração.
PROFISSÃO DE FÉ – No culto do dia 6 de agosto, 20h, serão recebidos os novos membros que foram instruídos na última turma de instrução de adultos.
PEM – Os líderes de endereços dos grupos podem retirar os cadernos do PEM na secretaria para entregar aos seus respectivos destinatários.
SINGULARES – A Comunidade Cristo de Porto Alegre convida para o 3º Encontro de Singulares, 20 e 21 de agosto. Inscrições com Edgar, na secretária desta congregação (fone 3342-1408). Valor 50 reais.
ASSEMBLÉIA – Os membros votantes da CELSP estão convocados para sua Assembléia Ordinária no dia 13 de agosto, após o culto das 20h.
AULA DE MÚSICA – Não haverá nesta terça-feira, dia 26 de julho.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Artigo - Campanha dos ateus

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos iniciou uma campanha de outdoors em Porto Alegre, que tenta “aproximar o ateísmo do dia-a-dia da sociedade e diminuir o preconceito contra ateus”. Num deles está a foto de Charles Chaplin com as palavras “não acredita em Deus”, e a de Adolf Hitler com “acredita em Deus”, e a frase “Religião não define caráter”. Em outro outdoor afirma-se que “A fé não dá respostas, só impede perguntas”.

Não tiro a razão deles. Sobretudo quando processam o jornalista Datena que relacionou os descrentes com “pessoas do mal”, “bandidos”, “assassinos”. A moralidade não depende de religião. Conheço ateus honestos, bons cidadãos, e religiosos de mau carater. Ao afirmarem que a “fé impede perguntas”, acertam sobre o fanatismo e a intolerância religiosa – mas que não fazem parte da legítima teologia cristã, fruto de experiências baseadas em dúvidas e respostas bíblicas. As próprias Escrituras são histórias de complicados questionamentos e de interessantes conclusões.

A campanha dos ateus deveria levar à reflexão. Primeiro, saber que não basta acreditar na existência de Deus para ter a fé cristã. Esta crença o próprio Diabo tem (Tiago 2.19). Lembrar que fé sem obras é morta (Tiago 2.26). Por isto o recado “ninguém pode amar Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê” (1 João 4.20). E quando a moda são as marchas de orgulho, entender que “a salvação não é resultado dos esforços de vocês, portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Efésios 2.9).

E se a pesquisa está correta, que os ateus “são as pessoas mais detestadas no país, com repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população” – então, neste percentual não há nenhum seguidor de Jesus. Pedro aprendeu isto quando cortou a orelha do soldado que prendia o Salvador: “Guarde a sua espada! Se eu pedisse ajuda ao meu Pai, ele me mandaria agora mesmo doze exércitos de anjos” (Mateus 26.53). Assim, a placa publicitária cristã é o gesto de Jesus que curou a orelha do seu agressor. 
  
Pastor Marcos Schmidt
Jornal NH 21 de julho de 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Artigo - Cartão de descrédito

Conforme matéria do Jornal NH, falta de pagamento de contas é a maior dos últimos anos. Um economista aponta o principal motivo: “Com o cartão, o crédito é fácil e o pessoal dá a volta na falta de dinheiro e arruma mais dívidas”. Ele dá um conselho elementar: frear a vontade de comprar e organizar-se nas contas. Mas daí começa uma guerra consigo mesmo e com a astuta propaganda. E nesta batalha, os consumidores estão contra a parede, pressionados pela cultura da gastança. E nem resolve fugir do mundo. É só ligar a televisão ou a internet, e lá estão as ofertas em prestações daquilo que não se precisa. Ou então telefonam em horário impróprio oferecendo mil vantagens com um novo cartão. Um combate diário. E quem paga a conta são os menos favorecidos com juros que engordam a ganância das agências financeiras.

A solução nesta “ímpia e injusta guerra” seria ouvir a recomendação: “Se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso” (1 Timóteo 6.6). Mas, outra batalha, quando parte do cristianismo prega a prosperidade e aumenta a volúpia consumista. Viver contente com o que se tem não significa optar pela pobreza e abster-se do sucesso material. O contentamento indicado nas Escrituras é, na verdade, o equilíbrio espiritual e racional numa jornada terrena rumo “às riquezas no céu, onde traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las” (Mateus 6.20).
   
Diante disto, quando oramos no Pai Nosso “e não nos deixe cair em tentação”, a mais alucinante é a facilidade de crédito e o fascínio pelas novidades que a propaganda nos oferece. Viver atrelado em dívidas tira a tranquilidade dos bons pagadores, aumenta a desonestidade e cria intrigas pessoais, familiares e jurídicas. Aliás, parte desta desmedida corrupção pública é fruto disto. Já disse a Bíblia: “Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las” (Tiago 4.2). Que Deus nos ajude nas contas.

Pastor Marcos Schmidt
Jornal NH 14 de julho de 2011

O SEMANAL DE 14 À 20 DE JULHO

                               O Semanal 
           5º Domingo após Pentecostes

Tema: Deixa-os até a colheita!
Leituras:   Sl 119.57-64    Is 44.6-8    Rm 8.18-27    Mt 13.24-30,36-43
Mensagem: Enquanto a colheita não chega precisamos saber que trigo e  joio vão permanecer na lavoura. Jesus não permite que façamos a limpeza embora gostaríamos. Isto porque não podermos ver o íntimo de cada pessoa. Julgar é perigoso, quando se vê somente as aparências. Se julgarmos mal, estaremos arrancando o trigo junto com o joio. Estaremos jogando fora da Igreja o que é a boa semente. Deus diz que não somos nós os que irão excluir (separar) ou afastar as pessoas incrédulas. Esta tarefa pertence ao próprio Deus, pois somente ele conhece os que realmente lhe pertencem.                                                                         teologando Celso Valmir Grams

                                Lembretes

BODAS DE OURO – Neste 16 de julho o casal Reinaldo e Lory Petters celebra 50 anos de matrimônio. A cerimônia acontece na igreja, as 18h.
SERVAS GUARANI – O encontro do dia 20/07, 14h30, será na casa de Maria Gessi Gonçalves.  
BLOG – Veja no blog da São Paulo as fotos dos confirmandos e suas interessantes respostas sobre a igreja, informações do Semanal, artigo  do pastor Marcos, e outros  endereços de sites e blogs.
INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS  – Em 5 de agosto inicia nova turma do 1º ano. Lembramos que aqueles que completam 12 anos entre agosto/2011 à julho/2012, estão aptos para ingressar. Inscrições na Secretaria.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Em agosto/2011, sábados de manhã, inicia nova turma de instrução para aqueles que desejam ser membro desta igreja. Inscrições na secretaria. São dez encontros com uma hora de duração.
PEM – Os líderes de endereços dos grupos podem retirar os cadernos do PEM na secretaria para entregar aos seus respectivos destinatários.
107 ANOS – Neste 17/07 é realizado em Pelotas o culto dos 107 anos da IELB, as 14h. A nossa comunidade está representada com um grupo de pessoas e os dois pastores.   
ESCOLA BÍBLICA – Crianças, nos dias 23, 24, 30, e 31 de julho, tragam a pastinha de trabalhos. Os trabalhos mostram sua participação nas aulas e valem um prêmio.