Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sermão - 5º Domingo de Páscoa


5º Domingo de Páscoa – 2012
Sl 150    At 8.26-40     1Jo 4.1-11     Jo 15.1-8
Tema:  A ligação com Jesus e as ligações com o mundo!  
 pastor Marcos Schmidt

  O assunto nos últimos dias envolvendo o bicheiro Carlinhos Cachoeira pode nos ajudar na reflexão dos textos bíblicos deste fim de semana. São muitos políticos e empresários que estão sendo investigados, tudo por conta das gravações de conversas telefônicas com este empresário desonesto. 
  Nenhuma novidade neste mundo de corrupção, que parece aumentar cada vez mais. 
Mas, o que chama a atenção nesta semana, é a denuncia do envolvimento de jornalistas e empresas de comunicação com Carlinhos Cachoeira. 
  Para influenciar e ajudar na produção de reportagens contra políticos, autoridades e seus concorrentes, há indícios de que certos jornalistas e empresas de comunicação estão envolvidos nesta trama de interesses por dinheiro e poder. 
  Numa reportagem, li o seguinte título: “Caso Cachoeira põe à prova corporativismo da imprensa...” 
  E agora, em quem confiar? 
  Os textos deste 5º Domingo de Páscoa também tratam de “ligações” e de “colocar a prova”. 
  Na Epístola lemos: “Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que tem o Espírito de Deus. Ponham a prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda a parte”. (1 João 4.1) 
  Enquanto isto, diz Jesus no Evangelho: Eu sou a videira verdadeira e vocês são os ramos... 
 Jesus e o apóstolo João não estão falando de política. Mas isto não pressupõe que o recado deles desconsidere as questões políticas e os negócios terrenos. 
  De alguma forma, estar ligado a Jesus e colocar a prova os falsos profetas do Evangelho, isto tem influência direta na vida política, profissional e social das pessoas. Não dá para separar o que é espiritual do que é terreno. É uma coisa só – alma e corpo. 
  Diante disto, dependendo em que, ou com quem tenho ligações, as minhas atitudes serão boas ou ruins. Por exemplo, neste caso do Carlinhos Cachoeira, as pessoas que estão ligadas a ele nestas falcatruas que envolvem o dinheiro público, são pessoas iguais – ou seja, desonestas, corruptas... 
  Ao dizer que ele é a videira e nós os ramos, que ele é a parreira de uvas e nós os galhos,      Jesus está dizendo que quem está ligado a ele, é igual a ele. O Salvador usa um exemplo bem simples, mas, em última análise, um fato bem complicado na prática. Complicado porque assim como existe corrupção na política e nos negócios humanos, existe corrupção na vida dos cristãos. 
  E aqui começa então a nossa batalha: lutar contra a corrupção para ser igual a Jesus, e assim um bom filho de Deus. 
  E qual é a fórmula para isto acontecer? 
 Jesus dá a resposta: “Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês”. 
Isto é uma coisa óbvia quando a comparação é a Videira – um pé de uva. Qualquer um sabe que se o galho não estiver ligado à videira, ele morre. 
  É uma coisa óbvia, mas na prática, as coisas espirituais não são óbvias, racionais. 
  Tem muita coisa que tenta desligar o cristão de Jesus, e que a gente nem percebe. A gente sempre fala: o pecado, o Diabo e o mundo são os três grandes inimigos do cristão. E de fato são. Quem sabe, de maneiras diferentes, com roupagem moderna, mas os mesmos inimigos desde que mundo é mundo. 
 Por exemplo, as religiões e filosofias que chegam até nós e rejeitam o verdadeiro ensinamento sobre a Videira Verdadeira. No tempo de João – que escreveu estas três cartas agrupadas no final da Bíblia – ele precisou alertar os cristãos contra o gnosticismo, uma crença pagã que se infiltrou na igreja e que dizia que Jesus não se tornou homem, mas foi apenas um espírito iluminado – que se encarnou num corpo e depois foi embora, deixando para trás este corpo na sepultura. Por isto as palavras: “Quem afirma que Jesus Cristo veio como ser humano tem o Espírito que vem de Deus. Mas quem nega isso de Jesus não tem o    Espírito de Deus; o que ele tem é o espírito do Inimigo de Cristo”. 
  Estas heresias hoje estão em diversas religiões, que citam a Bíblia e falam de Jesus. Outras dizem que Jesus, ao contrário, foi apenas homem, e não Deus – um profeta, um exemplo de vida.
  Como saber se esta ou aquela crença, este ou aquele ensino, vem de Deus? O conselho é o mesmo: Ponham a prova! Façam uma CPI, investiguem, analisem, vão a fundo... 
Mas para colocar a prova é preciso conhecer. Como está fazendo um grupo de pessoas nos Encontros Teológicos (Introdução ao Novo Testamento). Ou aqueles que leem e pesquisam periodicamente a Bíblia. Quem conhece a Deus nos ouve..., escreve João a epístola. É desse modo que podemos saber a diferença que existe entre o Espírito da verdade e o espírito do erro. 
  No tempo desta carta, “ouvir” era o jeito de estudar a Bíblia. As Escrituras eram apenas o    Antigo Testamento. O Novo Testamento estava se formando através dos apóstolos. E ouvi-los era o caminho para a Verdade. A história de Filipe e o funcionário da Etiópia é um exemplo (Atos 8). Ele estava lendo Isaías, e precisa de entendimento. Filipe explicou e o homem da   Etiópia ouviu. E o final está lá registrado.
  Hoje a Bíblia está completa, e além de podermos “ouvi-la”, podemos ler a sua mensagem.    Assim estamos em vantagem, porque o que não faltam nestes tempos da comunicação são oportunidades para se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus. Mas, lógico, é preciso interesse e disposição. Estão aí a televisão, internet, revistas, e tantas coisas. Nada de errado, mas um mundo tentador quando a Palavra de Deus deixa de ser ouvida e lida. E pior, um mundo repleto de informações, filosofias, e crenças, que vão contra a verdade revelada nas Escrituras. E se não estivermos bem fundamentos, teremos dificuldades em saber o que é verdade e o que é mentira. Algo parecido com o que acontece nos meios políticos: quem está com a verdade. 
  A par de tudo isto, surge outro inimigo. Bem mais sutil porque está em nós. É o velho homem – a natureza pecaminosa que habita no coração de cada um de nós. 
  Na parábola de Jesus, a figura dos galhos que precisam ser podados, nos lembra que na vida cristã, se não fizermos o mesmo com respeito as nossas malditas inclinações, os frutos serão escassos ou nulos. Todos os ramos que não dão uvas, o lavrador corta... Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda, diz Jesus. 
  Esta é a parte mais difícil na vida cristã, mas fundamental para permanecer unido a Cristo e ter uma vida coerente com esta união. É necessário podar, tirar aquilo que atrapalha. 
  Na verdade, Deus, que é o dono, o viticultor, ele quer PRODUTIVIDADE! 
 Mas aqui nós precisamos tomar um grande cuidado, para não comparar este tipo de exigência com a nossa vida profissional. No mundo dos negócios vive-se sob a pressão de metas, objetivos de lucro – a produtividade. Se ouvirmos a parábola de Jesus com esta ideia, sentiremos um peso, uma cobrança de um Deus que explora, que exige, que não dá folga, não dá moleza. Que só fiscaliza e espera resultados! E pior, com medo de ser despedido.
  Quem vive assim em relação a Deus, ou se revolta e pede as contas (sai da igreja), ou vive uma vida de hipocrisia, tentando agradar a Deus assim como os maus políticos na hora de buscar o voto, ou do empregado que só faz o serviço direito quando o patrão está por perto. 
  Não é esta a relação que nós devemos ter com a Videira. Vejam só o que nós ouviremos no próximo culto, na continuação da Parábola – versículo 15 de João 15: Diz Jesus: Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. 
  Existe uma diferença enorme na relação de patrão e empregado, e na relação de amigo e amigo – diferença que não precisamos explicar. 
  E outra coisa, amigo não é aquele que só diz coisas boas para o seu amigo quando este  precisa ouvir uns conselhos. Amigo mesmo é aquele que diz a verdade. E Jesus é o nosso melhor amigo. Ele deu a sua vida por nós. 
  Diferente das amizades do mundo, pois, como diz o Salmo 146, não confiem em seres humanos, pois são mortais. Sempre vamos nos decepcionar com as pessoas assim como as pessoas vão se decepcionar com nós. Por isto a necessidade de estar sempre ligado a                                              Videira Verdadeira, de onde vem o perdão e a força para uma vida diferente de tudo aquilo que acontece neste mundo que não está ligado a Jesus. Amém.

O SEMANAL , ANO 8, Nº 370


O SEMANAL - 03 a 09 maio de 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
______________________________________________________________________________________

5º Domingo de Páscoa
Tema:    Ligação com Jesus e “ligações” com o mundo!                            

Leituras:   Sl 150    At 8.26-40   1 Jo 4.1-11   Jo 15.1-8
Mensagem:  Quem está ligado a Jesus é igual a Jesus. Ao dizer que ele é a videira e nós os ramos, que ele é a parreira de uvas e nós os galhos, o Salvador está usando um exemplo bem simples, mas, em última análise, um fato complicado na prática. Complicado porque assim como existe corrupção na política e nos negócios humanos, existe corrupção na vida dos cristãos. E aqui começa então a nossa batalha: lutar contra a corrupção para ser um bom filho de Deus. E qual é a fórmula para ser um bom cristão? Jesus responde: “Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês”.   (pastor Marcos)

Programação na Semana


08/05 - Terça
8h
13h30
18h30
19h30
Pastores do distrito – Nova Hartz
Assistência Social
Aulas de flauta
Coral
09/05 - Quarta
14h30
Servas Centro
10/05 - Quinta
14h
20h
Passeio da 3ª Idade
Culto “São Paulo” 
11/05 - Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º Anos
Instrução Pré- Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos
12/05 - Sábado
9h
16h
18h
20h
Aulas de teclado e violão / Instrução de Adultos
Servas Aliança/Jesus Redentor
Culto “Jesus Redentor”
Culto “São Paulo
13/05 - Domingo
9h
18h
Culto “São Paulo”
Jovens

 

Lembretes

BATISMO – SOPHIA BLUMM MEDEIROS, filha de Cíntia Carolina Blumm e Thiago Ramos Medeiros. Nascida em 06/01/2012, batizada em 29/04/2012. Padrinhos: Karen Lay Blumm, Eduardo Ramos da Rosa, Sandra Maria Konrdorfer, Marlon Blumm Martins, Bruna Tatiane Ramos Medeiros, Estevão Pereira de Oliveira, Charles Alexandre Blumm, Pricila Feiten Blumm, Josiane Rodrigues Acosta, Márcio Rafael de Medeiros Ramos. BATISMO – RENATO REIS COLLET, filho de Israel Collet e Michele da Rosa Reis Collet. Nascida em 02/02/2012 e batizado em 06/05/2012. Padrinhos: Rauni da Rosa Reis, Tainara Rodrigues da Silva, Madger Moreira Barte, Potira Farias, Ramona Reis Sander, Otoniel André Rodrigues Muller, Edi Lorena Wingert, Daniel Cunha Collet, Marguit Augusta Collet, Cláudio Antônio Navossat. BATISMO NA JESUS REDENTOR –  MARIA CLARA DE SOUZA DA SILVA, filha de Wagner da Silva e Gabriela de Souza da Silva. Nascida  em 14/02/2012 e batizada em 05/05/2012. Padrinhos: Leidiane Goulart de Souza, Camila Goulart de Souza, Vanessa Carolina da Silva, Marco Antonio, Edio Goulart, Angélica, Ana Paula Ferreto da Silva, Tadeu Alves, Mariza Goulart de Souza e Audair Luiz Diel.
FLAUTA – O grupo de alunos flautistas com o professor Raul irão se apresentar na escola Ana Nery em homenagem as mães. Sábado dia 5,  8h30.
CANTANDO A UNIDADE – A Semana da Unidade das igrejas cristãs (semana após a Ascensão) será marcada com um encontro de louvor, no dia 22 de maio, no auditório do colégio Santa Catarina, 19h30, com a participação do nosso coral.
CARTEIRINHAS – Nos cultos de 3, 5 e 6 de maio os leigos são convidados para sua oferta aos projetos distrital e nacional, através das “carteirinhas”.
CONGRESSO – As Servas tem Congresso Distrital em Dois Irmãos neste 6 de maio.
CAMPANHA – A congregação é responsável por 750 quilos de arroz ao Seminário Concórdia, no mês de maio. Serão oferecidos vales de R$ 2,00 para oferta. Participe!
IMPERDÍVEL – Você ainda pode participar dos ENCONTROS TEOLÓGICOS – Veja as próximas datas: 23/05, 30/05/, 13/06 e 27/06 - 4ª feiras, 20h, na igreja, com o professor Gerson Linden, sob o tema: Introdução ao Novo Testamento.
SERMÕES – Leia no blog celspnh.blogspot.com os sermões dos cultos...
MENSAGEIRO LUTERANO MAIO – Pegue um e coloque 5 reais na caixinha!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Artigo Sem o 1° de maio


O Dia do Trabalho deveria ser hoje, 3 de maio. Foi neste dia, 1886, Estados Unidos, que a polícia atirou contra uma multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. A manifestação que reivindicava jornada de trabalho para 8 horas começou no 1º de maio, e por isto a data. Em todo caso, no “calendário” cristão o assunto escapa do aspecto conflitante e entra no campo definido como “para o Senhor”: “Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas” (Efésios 6.7). Evidentemente, um desafio por aquilo que está no Gênesis: “Você terá que trabalhar duramente a vida inteira”.  

No entanto, trabalho não é maldição. Maldita é a previsão da Organização Internacional do Trabalho para o final de 2012: mais de 202 milhões de pessoas estarão desempregadas em todo o mundo. Maldita é a rebeldia humana que plantou ervas daninhas e dureza na labuta pela sobrevivência, que colheu ganância, opressão, preguiça, desonestidade, injustiças, discórdias. Mas bendito é o fruto da árdua e eficiente obra do Filho de Deus, que por isto sugeriu: “Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que dura para a vida eterna” (João 6.27). 

Diante disto, dependendo da relação com o trabalho, haverá felicidade ou infortúnio. Não pelo sucesso material, mas por aquilo que disse Jesus: “Onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (Lucas 12.34). Bem lembrou o Sábio: “Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso? No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus” (Eclesiastes 2.22). “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão”, alertou Davi, “levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus que dá o sustento aos que ele ama mesmo quando estão dormindo” (Salmo 127.2). Logicamente, promessa que não justifica a irresponsabilidade, mas aponta para a confiança e o equilíbrio. Por fim, nos vícios da corrupção, injustiças e violência, diferente seria se todos vivessem “do seu próprio trabalho” (1 Ts 4.11) – sem o 1º de maio. 

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
3 de maio de 2012