Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Artigo Edifício Bem Construído

"Eu achei que aquilo poderia servir de lição, mas as pessoas se embruteceram ainda mais", disse um médico brasileiro que perdeu o filho nas torres gêmeas. Setenta nações estrangeiras tiveram filhos mortos neste onze de setembro. Uma tragédia globalizada que deveria fazer a humanidade refletir e mudar de direção. Mas, nestes dez anos, trilhões em dinheiro foram gastos em guerras e o ódio se multiplicou. Enquanto isto, um bilhão de pessoas passa fome num planeta moribundo pela ganância que aniquila o meio ambiente e que joga no lixo toneladas de alimento. Na Somália a falta de comida pode matar 750 mil pessoas nos próximos dias. Mas, outro edifício se ergue no World Trade Center enquanto 600 mil soldados americanos voltam do Iraque e do Afeganistão com sequelas físicas e mentais, necessitando de socorro público para o resto da vida. Osama bin Laden está morto e do outro lado Anders Behring Breivik ressuscita na Noruega, engordando o ódio entre o Ocidente e o Oriente. O próximo atentado é uma questão de tempo...

Três dias após o ataque, o pastor Billy Graham pregou na Catedral Nacional de Washington: "Temos que nos arrepender e nos voltar para Deus”. O mundo inteiro precisa voltar-se para Deus. Torres de Babel são erguidas insistentemente no mesmo desejo antigo de celebridade, e por isto a confusão. Torres na família, na política, na religião, na economia. Torres de ambição, de injustiça, de intolerância, de egoísmo. Torres que suscitam inveja, ódio, inimizade, terrorismo, destruição.

O médico brasileiro tem razão em sentir-se frustrado com morte de seu filho. Foi em vão. Ele exibe no consultório uma réplica das torres gêmeas para nunca esquecer-se dele. Nós cristãos temos a cruz do Filho de Deus e nosso sentimento é outro. Dizem as Escrituras que Cristo destruiu a inimizade que havia entre os povos, e os que nele crêem são como um edifício bem firme que nunca será derrubado (Efésios 2.21). É o que vale neste vale da sombra da morte.

Marcos Schmidt

Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

8 de setembro de 2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O SEMANAL DE 1º À 7 DE SETEMBRO

               12º Domingo após Pentecostes
Tema:   O amor nos leva a admoestarmos fraternalmente!   
Leituras:  Sl 32.1-7  Ez 33.7-9  Rm 13.1-10  Mt 18.1-20

Mensagem:  Quando falamos em advertir alguém sobre algum erro cometido, logo vem a pergunta: “Eu posso fazê-lo?” A resposta é: “Não só pode como também deve.” Mas o que se deve levar em conta é o por que e o como. Devemos fazê-lo por que amamos o irmão e queremos a sua salvação. E o fazemos com muita humildade e amor. A intenção sempre é ganhar o faltoso para Cristo. E quando o faltoso sou eu? Para o meu bem estar eterno, devo humildemente aceitar a repreensão, reconhecer o erro, para que eu também possa ser perdoado. (pastor Edgar)   

                                             Lembretes

ANIVERSÁRIO DAS SERVAS  No culto deste 4 de setembro o Departamento de Servas da São Paulo comemora 76 anos de atividades. 
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso a edição de SETEMBRO, por 5 reais a unidade. No quadro mural, pegue um exemplar e coloque na caixinha o dinheiro.
JUVENTUDE MIRIM – Neste Domingo a Juventude Mirim da São Paulo participa de encontro distrital esportivo no Ginásio da Brigada Militar em Novo Hamburgo.
ENCONTRO DA PRIMAVERA – No dia 10/09, 14h, as Servas Luteranas do Distrito tem encontro, sediado pela São Paulo no Cesaspa.
CONGRESSO DA 3ª IDADE – No dia 15/09, organizado pela São Paulo, com palestra do pastor Edgar Züge. Veja detalhes com a diretoria do departamento local.
CASAIS – O próximo encontro de casais acontecerá no dia 24 de setembro, no CTG Terra Nativa, Av. Sapiranga 1080, NH, com início às 19h. A palestra será do pastor Leopoldo Heimann, “Pastor e Membros, um trabalho de parceria na igreja”. O preço será de 50 reais para o casal.
CULTO GAÚCHO – Com a participação do pastor Vilson Scholz, no dia 17 de setembro, 20h. Após será servido um “espetinho” nos fundos da igreja.
ENCONTRO TEOLÓGICO – Este é o nome dos encontros para estudar as doutrinas cristãs que a nossa congregação vai oferecer, oficiados pelos professores do Seminário Concórdia. Serão nas quartas-feiras, 20h até 22h, na igreja, para qualquer pessoa interessada. O primeiro módulo será sob o tema “Justificação pela Fé”, pelo professor Paulo Nerbas (dias 05/10,19/10, 26/10 e 09/11). O custo total destes quatro encontros será de 20 reais. Inscrições na Secretaria. Participe!
DECA – O Departamento de Culto e Altar, responsável pela organização do culto, convida interessados para integrar o grupo de voluntários. Entre em contato com Valter Kunkel, coordenador do grupo. Fone: 9664-2472.
ESCOLA BÍBLICA – No dia 1º de outrubro, 13h, “Congressinho” da “São Paulo” com Estância Velha, no Cesaspa. Com várias atrações. Tragam seus filhos.