Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 445

O SEMANAL - 10 A 16 DE OUTUBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

21º Domingo após Pentecostes
Leituras:   Sl 111     Rt 1.1-19      2 Tm 2.1-13     Lc 17.11-19

Tema:             Falta de educação educação espiritual   
Mensagem:  Têm coisas que fazemos automaticamente, sem pensar. São hábitos, costumes, rotinas. Grande parte disto vem por educação - de pais para filhos, de professores para alunos. Assim o cultivo dos maus hábitos tem nome: má educação. Parece que estamos vivendo tempos de gente mal educada. Em quase tudo, mas especialmente nas palavras e nos gestos de um “muito obrigado”. Lembro-me quando criança de meus pais: “Como se diz mesmo?” – referindo-se quando se esquecia de agradecer por um presente ou por um favor recebido. Este foi o problema dos nove que não voltaram para agradecer a Jesus: falta de educação espiritual. (pastor Marcos)

Programação da semana

15/10  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
16/10  – Quarta
9h
20h
Retiro das Servas Centro e Guarani
Instrução de Adultos
17/10  – Quinta
14h
20h
Terceira Idade
Culto na "São Paulo"
18/10  – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos
19/10 –  Sábado
18h
20h
21h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo
Assembleia Extraordinária - Chamado
20/10 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

 

L e m b r e t e s


ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE – Para festejar os 88 anos da "São Paulo", o Coral da Comunidade São João de Erechim estará em Novo Hamburgo. No sábado, 12/10, 20h, fará apresentação no lugar do culto (na igreja), e no domingo, 13/10, 9h, culto especial no ginásio, com a participação deste coral, pregação do pastor Paulo Zenker, e coral e escola de música da São Paulo. E ao meio dia almoço.
ASSEMBLEIA – Todos os membros votantes são convocados para a Assembleia Extraordinária, após o culto do dia 19/10, para o chamado pastoral.
CHAMADO PASTORAL  – Nomes dos pastores indicados: Arthur Dille Benevenuti, Laerte Tardeli Helwig Voss, Marco Antônio Meyer Jacobsen, Otto Neitzel Neto (já retirou o nome), Adevair Schulz, e o teologando Marcos Weirich. Através de um questionário, quem responder é avaliado na Assembleia de 19/10, para a realização do chamado, ou caso necessário, em outra assembleia. O perfil do candidato no quadro mural.
QUESTIONÁRIO PASTORAL – Estará a disposição na Secretaria a partir de 15 de outubro para os membros votantes poderem analisar.
RETIRO DAS SERVAS  – Na quarta-feira, 16/10, 9h, as Servas Centro e Guarani têm retiro espiritual, sob o tema "Oração", no sítio da Verônica Figur.
APOIO PSICOLÓGICO – Através do Ponto Psi, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado dos gabinetes pastorais. Agendamentos na Secretaria.
ADULTOS ­– A instrução de adultos inicia no dia 16 de outubro, quarta-feira, 20h. Dez encontros para aqueles que desejam ser membro da igreja.
ENCONTRO TEOLÓGICO – "Como ler e entender a Bíblia", professor Vilson Scholz. Datas: 30/10, 13/11 e 27/11 (4ª-feira, 20h as 22h, na igreja). Inscrições na Secretaria.
IGREJA ABERTA – Ajude a manter a igreja aberta, sendo voluntário na recepção. Veja os horários no mural: 3ª-feira a 6ª-feira, 11hs às 16hs. Escolha o seu horário!
MENSAGEIRO – Avulso, na saída da igreja. É só pegar e colocar 7 reais na caixinha.

Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Artigo - A doença da Dilma

A doença da Dilma

     Os advogados dos réus do Mensalão e o próprio Supremo Tribunal Federal bem que poderiam ajudar a Dilma. O laudo dos médicos dizem que ela tem osteoartrose secundária condrocalcinose nos joelhos e protrusão acetabular e osteoartrose nas mãos, além de degeneração dos ossos na coluna e na bacia. Sem poder trabalhar como funcionária em serviços de limpeza, ela agora descobriu outra degeneração: da Justiça brasileira. Há seis meses lhe é negado insistentemente o auxílio-doença por invalidez pelos peritos do INSS. Se conseguir o benefício, parte será abocanhada pelo advogado que precisou contratar. Venho acompanhado o  caso desta mulher trabalhadora e honesta, que devido as constantes negativas da perícia, encontra-se com sinais de depressão diante das contas e custos do tratamento médico.

      A Dilma Pereira dos Santos é um exemplo entre tantos brasileiros maltratados neste país de privilégios - regalias iguais as do presidente do Senado, que desta vez não conseguiu os 1.700 quilos de carnes para a sua residência familiar. Estas constantes notícias de dinheiro público desviado, contrastadas com a penúria de gente humilde, provocam revoltas e desesperança. No tempo do profeta Amós, 6 séculos antes de Cristo, tais opressões não ficaram impunes: "Vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos das suas colheitas. Por isso, vocês não vão viver nas casas luxuosas que construíram, nem chegarão a beber o vinho das belas parreiras que plantaram (...) Vocês maltratam as pessoas honestas, aceitam dinheiro para torcer a justiça e não respeitam os direitos dos pobres". (Amós 5.10-12). A corrupção e os abusos sociais daquela época bíblica são uma realidade de todos os tempos, mas o compromisso sempre será: "façam com que os direitos de todos sejam respeitados" (5.15). No caso da Dilma, apesar da doença e das imperícias sociais, o que lhe fortalece são a justiça e o amor de Deus que nunca falham. Disto eu sou testemunha! 



pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

10 de outubro de 2013